Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland
Depois do trailer de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, todas as pessoas só conseguem comparar os três atores que deram vida ao personagem e dizer que eles vão aparecer nesse filme. Mas afinal, qual deles é realmente o melhor?
Lembrando que essa é só a opinião deste que vos escreve, sintam-se livres para discordar nos comentários. Quero saber a opinião de vocês também.
Existem muitas coisas que fazem o Homem-Aranha ser quem ele é, então mesmo que ele não seja mais adolescente, como o do Tobey Maguire, a essência do personagem ainda está lá.
Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades
Uma das principais figuras na vida de Peter Parker é o tio Ben, porque quando seu tio morre por um erro que ele cometeu, ele percebe que recebeu esses poderes para ajudar as pessoas, e não para usar isso a fim de ganho próprio.
Em Guerra Civil, o Homem-Aranha do Tom Holland tem um pensamento parecido com esse. Ele foi muito bem introduzido, mas parece que isso se perdeu nos outros filmes. E em De Volta ao Lar, temos a impressão de que ele não sabe fazer nada sem aquele traje tecnológico e a ajuda do Homem de Ferro. Mas no final, ele aprende a lição e ainda consegue derrotar o Abutre sozinho, certo?
Errado, porque em Longe de Casa é como se nada disso tivesse acontecido. Ele quer largar tudo para curtir as férias com a garota que ele gosta. E isso não é algo que o Homem-Aranha faria, pelo menos não um Homem-Aranha que entende suas responsabilidades.
Em Homem-Aranha 2, o Peter Parker do Tobey Maguire entende muito bem essa responsabilidade. Ele abre mão de ficar com a mulher que ele ama para conseguir se concentrar em salvar a cidade. No fim, a Mary Jane escolhe ficar com ele apesar de tudo, não o contrário.
Amigão da vizinhança
Outra coisa que o Homem-Aranha do Tobey Maguire e o do Andrew Garfield conseguiram fazer bem, foi ele ser o amigão da vizinhança, como na cena do trem em Homem-Aranha 2, em que todos o ajudam, ou no final de Homem-Aranha 3, na qual toda aquela multidão de gente está assistindo e esperando ele aparecer, porque sabem que podem contar com ele.
Também em O Espetacular Homem-Aranha 2, quando o Rino está atacando a cidade no final e todos estão lá esperando o Homem-Aranha. Um garotinho até vai no lugar dele, porque ele é inspirador para essas pessoas.
Mas o Homem-Aranha do Tom Holland não consegue ser assim, ele tá muito ocupado lutando no espaço ou lidando com vilões de outros universos. Mas o Homem-Aranha não tem que fazer isso, os Vingadores conseguem cuidar dessas situações.
A trama dos filmes do Homem-Aranha precisa ser em uma escala menor, ele pode só salvar Nova York, porque é isso que ele faz… ele salva a vizinhança hoje e amanhã precisa ir para a escola.
Vilões
Um bom herói é construído com bons vilões e o Homem-Aranha tem vários vilões incríveis. Os filmes anteriores souberam adaptar muitos deles de uma forma satisfatória. Nos filmes do Andrew Garfield, o Duende Verde e o Electro podem não ter tido uma boa origem, mas mesmo assim trouxeram consequências para a vida do Homem-Aranha. Já o Lagarto foi um excelente vilão, com uma motivação plausível. E sua origem está diretamente ligada ao Peter Parker.
Enquanto isso, na primeira trilogia, temos um dos melhores vilões de filmes de super-herói: o Dr. Octopus conseguiu ter uma ótima motivação e ainda se redimir no final, deixando uma marca no Peter Parker.
Já o Duende Verde é o maior vilão do Homem-Aranha nos quadrinhos, e o que fizeram com ele no primeiro filme foi algo realmente assustador. Lembro de ter medo de ver esse filme quando era criança, e isso só mostra o quanto foi incrível.
Já no terceiro filme, conseguiram colocar três vilões, que mesmo não sendo os melhores, tiveram bons arcos e foram muito importantes para o Peter Parker, principalmente o Harry Osborn.
Mas o Tom Holland não tem vilões. Não me entenda mal, não é que eles sejam ruins, mas não são inimigos do Homem-Aranha. No primeiro filme, o Abutre sente ódio dos Vingadores e, principalmente, do Homem de Ferro. Já no segunda filme, tudo que o Mystério quer é se vingar do Homem de Ferro também.
Ainda não existiu um vilão para o Homem-Aranha chamar de seu. Em todos esses casos, ele só foi pego no meio do fogo cruzado, porque não tinha nenhum herói melhor para lutar com eles naquele momento. E agora, em Sem Volta para Casa, ele também não tem inimigos, só vai precisar enfrentar vilões de outros Homens-Aranha.
Robin do Homem de Ferro
Talvez esse seja o maior problema do Homem-Aranha do Tom Holland: ele parece ser o coadjuvante da sua própria história. Como disse antes, os vilões parecem mais vilões do Homem de Ferro do que dele. Em Guerra Civil, por exemplo, é como se ele fosse o ajudante do Homem de Ferro, e isso só piora nos próximos filmes.
Em De Volta ao Lar, é como se ele não soubesse fazer nada sem o “Sr. Stark”, como se ele fosse um sugar daddy que dá tudo que o Peter precisa. Uma das características do Homem-Aranha é ser pobre, ele está sempre preocupado com dinheiro, nunca tem o suficiente para o aluguel e ele faz o próprio uniforme, mas tudo isso é apagado quando colocam o Homem de Ferro para dar tudo para ele.
E em Longe de Casa, é como se ele fosse uma viúva do Tony Stark. As pessoas esperam que ele seja o próximo Homem de Ferro, mas ele não precisa ser o próximo Homem de Ferro, ele é o Homem-Aranha. Como foram fazer um filme onde o retratam como um substituto do Homem de Ferro? Ele tem que se sustentar sozinho, sem ficar à sombra de ninguém.
Sem Volta para Casa
Agora teremos o terceiro filme estrelado pelo Tom Holland, mas ele vai continuar sem inimigos, porque vai precisar enfrentar vilões de outros filmes. E ainda querem colocar o Doutor Estranho como um novo mentor para ele, sendo que o Homem-Aranha não precisa de um mentor.
E afinal, qual é o melhor Homem-Aranha?
Dentro de todas as características que definem o Homem-Aranha/Peter Parker, acredito que o do Tobey Maguire seja o mais fiel. Mas o do Andrew Garfield não fica muito atrás: os filmes podem não ser tão bons, mas a essência do personagem ainda está lá.
O Homem-Aranha do Tom Holland ainda precisa viver como um adolescente normal, sem depender de ninguém como mentor, ter seus próprios vilões, saber conciliar o combate ao crime com a escola e a família e ser uma inspiração para as pessoas ao redor dele.
Homem-Aranha: sem Volta para Casa estreia no dia 16 de dezembro nos cinemas.
Leia também:
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
Cara, concordo em gênero, número e grau. Amei a parte do sugar Daysu…parabéns pelo post
KKKKKKK muito obrigado, Brenda!
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
[…] disse em outro texto, esse Homem Aranha precisa amadurecer e carregar o peso de alguém que ele ama ter morrido, porque […]
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
[…] Essa semana estreou Homem Aranha Sem Volta para Casa e trouxe um dos melhores filmes do herói, mas isso só aconteceu porque concertaram os erros dos outros dois filmes, que foram explicados aqui. […]
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]
[…] Qual é o melhor Homem-Aranha? E por quê não é o Tom Holland […]