Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa?11 minutos

Homem Aranha: Sem Volta para Casa chega em dezembro nos cinemas e traz uma das histórias mais emblemáticas do herói. Ela foi escrita por Joe Michael Straczynski como uma forma que a Marvel arrumou para consertar a bagunça deixada pela Guerra Civil.

J. M. Straczynski escreveu Homem Aranha de 2001 a 2007, passando por muitas coisas importantes na história do personagem, como o momento em que ele entra para os Novos Vingadores e Guerra Civil. 

homem aranha em guerra civil - otageek

Ele expandiu toda a mitologia do personagem e fez arcos memoráveis como O Outro, mas também tem as duas piores histórias do Aranha de todos os tempos, Pecados Pretéritos e Um Dia a Mais, que vai ser a base para o próximo filme. 

Recentemente, a Panini republicou toda a fase do JMS em treze volumes na coleção Marvel Saga. É a primeira vez que temos a coleção completa no Brasil, então podemos ver como ele é um ótimo escritor e tinha um plano para toda a história. 

A primeira coisa que ele fez foi introduzir um novo vilão, novos mistérios para a origem do Homem Aranha e, principalmente, reatar o casamento do Peter Parker com a Mary Jane, algo que estava precisando acontecer. 

peter parker e mary jane - otageek

Peter Parker adulto

Esse é um dos poucos personagens que conseguimos ver amadurecer no decorrer do tempo, pois é muito comum, nos quadrinhos, todo mundo viver em um tempo mágico e não envelhecer. Existem poucas exceções, como o Asa Noturna, que podemos ver crescendo. 

Isso também acontece com o Peter, então nada mais justo do que transformá-lo em um adulto de verdade. Por isso, aqui o vemos sendo professor e tentando reatar o casamento com a Mary Jane. Não existe mais aquela imaturidade de um adolescente das histórias do Stan Lee. 

peter parker professor - otageek
Peter Parker dando aula.

Nova Mitologia

O grande destaque dessa fase foi a introdução de uma nova mitologia para a origem do Homem Aranha, com toda uma história sobre o Peter Parker ser o avatar da Aranha. Além disso, novos vilões estão atrás dele para roubar essa essência e ter os seus poderes. 

Mas ele tem a ajuda de Ezekiel, um novo personagem que tem os mesmos poderes e sabe a identidade secreta do Peter. Porém, apesar de ser introduzido como alguém que quer ajudar, logo descobrimos que, na verdade, ele é o grande vilão e quer roubar essa essência do Homem Aranha.

peter parker e ezekiel - otageek

Todo esse arco é apresentado no começo da fase do JMS, mas só é concluído em O Outro, uma saga em doze edições que muda para sempre toda a mitologia do Homem Aranha. É uma pena que isso tenha sido deixado de lado pelos outros escritores depois do Straczynski. 

peter parker em dúvida - otageek
“Você é o homem que sonhou ser aranha ou a aranha que sonhou ser homem?”

História Polêmica

Um dos maiores absurdos dessa fase foi descobrirmos que, antes da Gwen Stacy morrer, ela tenha engravidado do Norman Osborn, o Duende Verde. Isso por si só já é completamente insano e essa história foi a responsável por muitas pessoas abandonarem os quadrinhos do Homem Aranha. 

Mas o pior de tudo é que ela teve gêmeos, eles estavam escondidos na europa e agora querem matar o Homem Aranha porque o Norman Osborn disse que ele era o responsável pela morte da Gwen.

gwen stacy e norman osborn - otageek

Claro que no fim tudo se resolve e os gêmeos entendem que o vilão era o Duende Verde, o qual estava morto na época. Só que mesmo assim o estrago estava feito, pois essa história acabou com um dos melhores casais dos quadrinhos. Peter Parker e Gwen Stacy nunca mais foram a mesma coisa depois disso. 

Guerra Civil

Nessa fase, o Homem Aranha entra para os Vingadores, mas ele só começa a participar da equipe quando é adulto. Não é algo que Parker tenha feito na juventude, por isso ele não deveria estar na equipe no MCU. 

Mas enfim… enquanto ele está nos Vingadores, a Guerra Civil acontece e ele é manipulado pelo Tony Stark para se juntar a seu time e revelar sua identidade secreta, um dos maiores erros dessa saga. No fim, ele descobre que o Homem de Ferro estava errado e muda de lado, mas não antes de quase ser morto por causa do Tony Stark. 

homem aranha espancado - otageek
Homem Aranha depois de quase ser morto por vilões que estavam sendo controlados pelo Homem de Ferro.

A grande questão aqui é que um dos pontos principais do Homem Aranha é a identidade secreta, só que para chocar os fãs, a Marvel obrigou o personagem a se revelar para o mundo e isso acarretou em vários problemas com os quais o JMS precisou lidar na mensal do Homem Aranha. Isso porque enquanto essas coisas estavam acontecendo nas edições de Guerra Civil, o quadrinho do Homem Aranha estava saindo em paralelo. 

homem aranha revelando sua identidade secreta - otageek
Homem Aranha revelando sua identidade secreta.

Mas um ótimo escritor consegue fazer milagres com plots ruins, e foi o que aconteceu: o Rei do Crime manda um capanga para matar o Peter Parker, a Mary Jane e a tia May, só que na hora, o Peter percebe o tiro com o sentido de aranha e consegue salvar a Mary Jane a tempo. Porém, a tia May é baleada.

Aí entra a genialidade do JMS, porque o arco no qual o Homem Aranha vai atrás do Rei do Crime é incrível. Ele consegue acabar com o rei e ainda fazê-lo perder um pouco de respeito com os criminosos de Nova York. 

homem aranha acabando com o rei do crime - otageek
“Hoje fiz uma coisa bem pior que te matar, eu te derrotei.”

Um Dia a Mais

Todavia, infelizmente, por conta daquele tiro, a tia May está morrendo. E aqui temos a PIOR história do Homem Aranha. O que acontece agora acaba com tudo que estava sendo feito de uma forma extraordinária por JMS. Mas vale a pena lembrar que esse último arco não foi ideia dele: ele foi obrigado a escrever porque o editor da Marvel na época não queria que o Peter fosse casado. 

Peter não consegue salvar a tia May de jeito nenhum, mesmo com os melhores médicos e cientistas do país, incluindo o Reed Richards. Então, já que nada na Terra está dando certo, ele pede ajuda para o Doutor Estranho em uma cena bem parecida com a que vimos no trailer. 

homem aranha e doutor estranho - otageek
Doutor Estranho percebendo que não teria como salvar a tia May em cena semelhante a “Sem Volta para Casa”.

O Doutor Estranho explica que não se pode mexer com a morte e que essa é a hora da tia May partir, mas o Peter não aceita isso e decide ir atrás do Mephisto. Assim, ele aceita salvá-la, mas com uma condição: o Peter e a Mary Jane precisam dar seu casamento para o demônio. 

Ele então diz que não faz mais acordos de possuir a alma depois da morte, até porque todos os heróis que morrem acabam voltando à vida. Além disso, o amor dos dois é algo especial, que não se encontra em nenhum outro lugar no universo, por isso ele o quer tanto. Assim, ele vai deixar uma parte da alma dos dois que ainda se lembra do casamento e essa pequena parte vai sofrer para sempre. Esse sofrimento é o que Mephisto quer possuir por toda a eternidade. 

Peter Parker e Mary Jane aceitando o acordo do Mephisto - otageek
Peter Parker e Mary Jane aceitando o acordo do Mephisto.

A Mary Jane e o Peter aceitam, com a condição de que o Mephisto salve a tia May e faça o mundo esquecer que o Peter Parker é o Homem Aranha, criando uma das maiores contradições dos quadrinhos. Os eventos de Guerra Civil aconteceram e todo mundo ainda se lembra disso: todos se lembram de que o Homem Aranha revelou sua identidade secreta, mas ninguém se lembra de quem ele era. Isso não faz o menor sentido, pois o Mephisto não tem um poder tão grande assim a ponto de reescrever a realidade e mudar completamente a vida de duas pessoas.

O quadrinho acaba com o Peter acordando na sua velha casa no Queens e dando bom dia para a tia May, que estava fazendo o café da manhã, terminando assim a pior história do Homem Aranha.

Mas vão fazer isso no filme?

Provavelmente, eles irão usar isso como inspiração, mas não vão envolver o Mephisto. Devem só fazer o Doutor Estranho abrir o portal para o multiverso enquanto ele tenta fazer o mundo esquecer que o Peter Parker é o Homem Aranha. 

O grande problema disso tudo é que estão adaptando as histórias erradas para o MCU, começando com De Volta ao Lar, no qual a tia May não deveria ter descoberto a identidade secreta do Peter. 

tia may descobrindo a identidade secreta do homem aranha - otageek

Os arcos que eles usaram no cinema foram todos retirados das histórias do JMS e, inclusive, o primeiro encadernado dessa fase nos quadrinhos chama-se De Volta ao Lar. Eles usaram o Homem Aranha em Guerra Civil, revelaram a sua identidade secreta e agora vão adaptar o arco de Um Dia a Mais. 

Só que a grande diferença entre essas histórias nos quadrinhos e no cinema é que o Peter Parker já é adulto na fase do JMS, mas no MCU ele ainda é um adolescente. Por isso, precisam colocá-lo longe dos outros heróis, fazer histórias com uma escala de perigo menor e se inspirar nas histórias do Stan Lee, porque é lá que estão as melhores coisas, inclusive o tempo dele na escola.

Flash Thompson e Peter Parker brigando - otageek
Flash Thompson e Peter Parker brigando.

Agora, eles precisam arrumar toda essa bagunça em Sem Volta para Casa, porque a identidade do Spider não deveria ter sido revelada nunca. E também precisam melhorar muito na próxima trilogia porque, por enquanto, esses filmes estão sendo a pior adaptação do Homem Aranha no cinema.

Leia mais sobre o Homem Aranha:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Matheus Cassadante
Artigos: 114
Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]

[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]