A viagem no tempo e o multiverso do MCU8 minutos

Para falar sobre viagem no tempo, precisamos entender algumas regras primeiro: viagem no tempo não existe, então os filmes, séries, quadrinhos ou livros inventam suas próprias regras, e alguns conceitos fazem mais sentido do que outros. 

Em De Volta para o Futuro, por exemplo, o tempo é algo linear, então se algo for mudado no passado, isso muda o futuro, como quando o Marty McFly ajuda seu pai a ter mais confiança no passado e, assim, consegue mudar toda a vida dele. Ou em Exterminador do Futuro, quando o Arnold Schwarzenegger volta ao passado para matar a mãe de John Connor, impedindo que haja uma resistência contra as máquinas. 

DeLorean voltando no tempo - otageek
DeLorean – De Volta para o Futuro, filme contendo Viagem no Tempo.

Já na série Doctor Who, existem algumas regras diferentes, como os pontos fixos dos quais não se pode voltar, como a guerra que exterminou todos os Doctors. Isso também acontece na série da DC Legends of Tomorrow, pois eles também não podem voltar em alguns momentos da história, como a crucificação de Jesus Cristo. 

Tardis - otageek
Tardis – Doctor Who, uma das principais obras sobre Viagem no Tempo.

Em Vingadores: Ultimato, Hulk explica que “Mudar o passado não muda o futuro. […] Se viajarem para o passado, esse passado se torna seu futuro e o seu antigo presente se torna o seu passado, que não pode mais ser mudado pelo seu novo futuro.

Ou seja, não importa o que eles fizeram no passado, pois isso não vai mudar o futuro, só vai criar uma linha do tempo alternativa caso eles alterem alguma coisa, como não devolver uma das joias, igual a Anciã explicou para o Hulk no filme.

Vingadores voltando no tempo - otageek
Viagem no Tempo em Vingadores: Ultimato.

Então, o multiverso já foi apresentado antes em Ultimato, porque o Thanos de 2014 vem para 2022 enfrentar os Vingadores, assim como atualmente a Gamora de Guardiões da Galáxia também é de 2014 e não a que o Thanos sacrificou para pegar a joia da Mente. Desse modo, existe um universo onde os eventos do MCU não aconteceram porque o Thanos e a Gamora foram tirados do seu tempo

ATENÇÃO! ALERTA DE SPOILERS DA SÉRIE LOKI.

Segundo Mobius M. Mobius, os eventos de Vingadores: Ultimato não causaram nenhuma ramificação porque os Vingadores deveriam voltar no tempo, provando que a AVT não controla só uma linha temporal, mas sim todo o multiverso, por isso encontramos tantas variantes do Loki na série. 

Evento Nexus

O tempo é como uma máquina que repete o mesmo processo infinitamente, até que algo saia do lugar, criando assim um evento Nexus. Como foi explicado no primeiro episódio de Loki, um evento Nexus ocorre quando ramificações são criadas na linha do tempo. 

ATENÇÃO! ALERTA DE SPOILERS DA SÉRIE WANDAVISION.

Em WandaVision, a Feiticeira Escarlate foi chamada de um ser Nexus, dando a entender que ela por si só tem o poder de causar um desses eventos, podendo alterar a realidade do jeito que ela quiser, como foi mostrado na saga Dinastia M nos quadrinhos.

feiticeira escarlate - otageek

Na série, ela controla uma cidade e as pessoas que vivem lá. É diferente de alterar toda a Terra e mudar o passado de todos os personagens, como visto nos quadrinhos, então é possível vê-la se tornando muito mais poderosa nos próximos filmes. 

Aquele que Permanece

Nesse final de temporada, foi revelado quem estava por trás da AVT e controlava todo o tempo, Aquele que Permanece, uma variante do Kang do século 31 que sobreviveu à guerra pelo controle do multiverso e vive no fim dos tempos. 

Estreia de Aquele que Permanece em Thor #245 - otageek
Estreia de Aquele que Permanece em Thor #245.

Ele explicou que houve uma guerra pelo controle do multiverso entre variantes dele mesmo, porque um deles não aguentou só trocar conhecimento e queria estar no controle de tudo, por isso se rebelou. Então Aquele que Permanece encontrou Alioth, transformou-o em uma arma e acabou com a Guerra Multiversal, tomando o controle do tempo e criando a AVT para evitar novas ramificações. 

A nova AVT

Depois que a Sylvie matou Aquele que Permanece, o multiverso explodiu em ramificações, deixando tudo uma loucura. Então, quando o Loki volta para a AVT e encontra uma versão diferente do Mobius, aquilo não é uma outra AVT que controla uma outra linha do tempo, porque a AVT controla todo o multiverso

Com a morte de Aquele que Permanece, ele não existe mais para controlar a AVT. E como ela existe fora do tempo, se ele deixou de existir agora, ele também não existiu para criar a AVT, por isso o Loki encontra uma estátua do Kang, e não aquelas dos três Guardiões do Tempo. 

Loki e a estátua de Kang - otageek

Certezas e incertezas do MCU

Se o tempo é uma máquina que se repete, então tudo já estava predestinado? Porque se partimos do pressuposto de que os Vingadores sempre voltam no tempo e em todas as vezes o Capitão América e o Homem de Ferro perdem o cubo cósmico em 2012 e precisam voltar para os anos 70, então o evento Nexus não é o fato deles perderem o cubo cósmico, mas sim o Loki escapar com ele e ser detido pela AVT. 

Thanos em Ultimato - otageek

A AVT controla todo o multiverso e todos os universos paralelos são podados, deixando apenas um existir, ou ela controla todos os universos sem deixar que eles se encontrem?

O Thanos vem do passado para enfrentar os Vingadores em Ultimato, como vimos no filme, mas o que acontece com a linha do tempo em que ele sumiu? A AVT a reseta ou ela continua existindo como um universo paralelo? Será que na linha do tempo original os Vingadores pegavam as joias e conseguiam devolver sem o Thanos segui-los para o futuro? Seria Ultimato inteiro um evento Nexus?

Anciã explicando a linha do tempo para Bruce Banner - otageek
Anciã explicando a linha do tempo para Bruce Banner

Isso são pequenas coisas que precisam ser respondidas. Recentemente, o Kevin Feige teve uma reunião com o pessoal da Marvel para definir as regras do multiverso, então isso deve ser explicado no futuro.

A vida secreta de Steve Rogers

ATENÇÃO! ALERTA DE SPOILERS DE VIÚVA NEGRA.

Em Vingadores: Ultimato, o Steve Rogers volta para o passado para viver com a Peggy Carter, e assim ele assiste a todo o MCU de espectador. Mas o Capitão América conseguiria ficar parado todos esses anos? É possível que ele tenha feito missões secretas sem alterar nada importante para a linha do tempo. 

Steve Rogers e Peggy Carter em ultimato - otageek

Em Viúva Negra, na cena da prisão, o Guardião Vermelho diz que lutou contra o Capitão América nos anos 80. E isso poderia ser uma mentira, mas depois ele pergunta para a Natasha se o Capitão América lembra dele. Por que ele iria perguntar isso para ela em um momento no qual não tem ninguém por perto, se não fosse verdade?

Guardião Vermelho e Capitão América nos quadrinhos - otageek
Guardião Vermelho e Capitão América nos quadrinhos.

Então, é possível que esse Steve Rogers que voltou no tempo para ficar com a Peggy tenha enfrentado o Guardião Vermelho em algum momento. Agora resta esperar para ver se o MCU vai responder isso ou não.

Leia também:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Matheus Cassadante
Artigos: 25
Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]

[…] A viagem no tempo e o multiverso do MCU […]