Resenha | Shine: Uma chance de brilhar

Escrito por Jessica Jung, ex-Girls Generation, acompanhamos uma trainee aspirante a k-idol que precisa enfrentar tabloides de fofoca sul- coreanos, batalhando pelo seu lugar ao sol

Shine: Uma chance de brilhar foi publicado pela Editora Intrínseca em outubro de 2020. Escrito por Jessica Jung, ex-estrela do grupo de k-pop Girls Generation, mostra uma jovem enfrentando treinamentos intensos na adolescência para se tornar uma k-idol.

Capa do livro "Shine: uma chance de brilhar".
Capa do livro “Shine: uma chance de brilhar”, lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.

Sinopse

O que você sacrificaria para realizar seu maior sonho? Para trainees de K-pop, a resposta é: quase tudo. Rachel Kim sonha em ser cantora e se dedica há seis anos ao rigoroso programa de treinamento da DB Entertainment, uma das maiores empresas de entretenimento da Coreia do Sul. As regras são claras: treine vinte e quatro horas por dia. Seja perfeita. Não namore. Ou será expulsa.

Conforme a idade limite para estrear se aproxima, a competição para integrar o novo grupo feminino da DB fica mais acirrada, com algumas trainees dispostas a fazer de tudo para se destacar. Rachel sabe que essa é sua única chance e que não pode falhar. Em meio a dietas, pressão e intrigas, a última coisa que ela esperava era se apaixonar. E menos ainda por Jason Lee — o maior astro da DB, que está em busca de uma parceira de dueto. Charmoso, lindo e talentoso, ele é exatamente o tipo de risco que ela não pode correr, mas ao qual não consegue resistir. Só que no amor e no K-pop, vale tudo, e Rachel vai brigar pelo seu futuro e por sua chance de brilhar.

A base de tudo

Rachel Kim é uma principal obstinada que não tem medo de enfrentar adversidades para realizar seu objetivo de se tornar uma k-idol, mesmo que signifique ouvir comentários maldosos de sua colega de trabalho Mina Choo ou esquivar de situações desconfortáveis dentro de casa.

Em casa, temos seu pai, dono de uma academia (prestes a falir) e estudante de direito, a mãe, uma professora universitária em uma universidade de Seul, e uma irmã 5 anos mais nova, Leah, obcecada pelo universo do k-pop. Além dos conflitos que Rachel enfrenta no trabalho, sua mãe é contra seu desejo de viver do k-pop, preferindo que a filha se forme e entre na faculdade.

outros personagens que fazem parte do ciclo de Rachel, como as gêmeas Cho, Juhyun e Hyeri, sua colega de trabalho Akari e seu possível par amoroso Jason Lee, a nova estrela de k-pop da DB Entretaiment.

Jessica Jung em foco.
Jessica Jung, ex Girls Generation, autora do livro “Shine: uma chance de brilhar.”

A competitividade no K-pop

Um enredo simples dá lugar a uma história extremamente peculiar com muitos altos e baixos, acompanhando o amadurecimento de Rachel. Os carismáticos sorrisos das idols para as câmeras dão espaço para o cansaço, olheiras e lágrimas nos treinamentos dentro da grande competição “quem será a próxima estrela do k-pop??”.

Uma narrativa engajada

Rachel e seus colegas de trabalho acabam em polêmicas ou fofocas, a presença da mídia é muito grande em suas vidas. Namoros são estritamente proibidos, sob pena de expulsão da agência e o risco de um ostracismo pela sociedade sul-coreana, para as mulheres. Aos homens, não há esse tipo de tratamento.

A representatividade asiático-amarela é frequente. A principal mostra como foi seu processo de aceitação e identificação, ao qual o k-pop foi inteiramente responsável.  

Uma grata surpresa

Aos poucos, os acontecimentos fazem a principal amadurecer sobre suas duas versões: a adolescente de 17 anos que quer apenas ficar com suas amigas e ver k-dramas enquanto come batatinhas e a trainee aspirante a k-idol que precisa enfrentar os tabloides de fofoca da Coreia do Sul, batalhando pelo seu lugar ao sol. No final, uma indústria difícil e opressora dá lugar a um sonho e a chance de brilhar nos palcos.

Assim como eu, o leitor se identificará com a Rachel na transição da adolescência para a fase adulta, a decisão de uma carreira e o amadurecimento interpessoal. Shine: Uma chance de brilhar é uma grata surpresa para tempos difíceis e confusos. Com certeza, é o livro que adoraria ter lido na idade de Rachel.

Ficha técnica

Formato(s) de venda: livro, e-book

Tradução: Giu Alonso

Páginas: 368

Gênero: Jovens e Adolescentes

Formato: 14 x 21 x 1,8 cm

ISBN: 978-65-5560-050-6

E-ISBN: 978-65-5560-051-3

Lançamento: 29/10/2020

E você? Qual livro te lembra a sua adolescência?

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Thamiris Obana
Thamiris Obana

Professora de Filosofia. Girl from São Paulo, gosto de otome game, lasanha e livros.

Artigos: 151
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Resenha | Shine: Uma chance de brilhar […]

[…] Resenha | Shine: Uma chance de brilhar […]