Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect

Hell Architect é o recente lançamento da Woodland Games, te colocando na administração de um dos círculos do inferno, com todo o sofrimento e burocracias do processo!

Hell Architect é uma irônica proposta do gênero de construção de colônias, misturando os clássicos do estilo com um tempero a mais! Trilhando pelo caminho aberto por Oxygen Not Include (Klei Entertainment), numa jogabilidade 2D, é uma viagem cômica ao centro da Terra, com missões recebidas do próprio pata-rachada.

No jogo, você administra um dos círculos do inferno, gerenciando os pecadores e como irão sofrer em seu departamento. Além disso, o sofrimento dos seus pecadores é um dos principais recursos que movimentam a economia demoníaca de sua colônia.

Como você vai atingir sua meta (de punição)?

Capa artística do jogo com pessoas correndo em agonia no inferno - OtaGeek
Qual dor será mais lucrativa?

De Boas Intenções o Inferno Está Cheio em Hell Architect!

Primeiramente, um dos diferenciais do jogo é sua releitura do tema dantiano sobre o inferno. Sua mão-de-obra são pessoas que cometeram um dos sete pecados originais, presas nessa eterna corporação.

O jogador tem a possibilidade de construir um rol de instrumentos de tortura que têm inspirações históricas, como a dama de ferro, mas também sofrimentos modernos, como… cortar cebola.

Em contraste com outros construtores de colônias, em que você dá bem-estar para seus colonistas, em Hell Architect o principal produto é o sofrimento de seus pecadores. Aliás, o jogo tem conteúdos gráficos, com presença de sangue e nudez.

Da mesma forma, é uma proposta trabalhada também por Ruinarch (Maccima Games), em que seu objetivo é causar a destruição e discórdia de um vilarejo até sua destruição completa. Então, segue essas novas ideias de te colocar na posição do vilão!

Mulher correndo em meio ao fogo na colônia - OtaGeek
Burn, Baby, Burn!

Manual do Empreendedor Satânico

A jogabilidade de Hell Architect não oferece muitas novidades em relação ao gênero, sendo uma proposta bem acessível e fiel de construtor de colônias. Por isso, uma jogadora de Simtower, Project Highrise (SomaSim) não tem problemas para aprender os principais controles e dinâmicas do jogo.

O jogo também conta com a possibilidade de um final aberto e de missões nas quais você vai conhecer os outros funcionários do inferno e as vontades do Belzebu. Entretanto, os colonistas ainda possuem alguns problemas de pathfinding que criam gargalos na jogabilidade. Isso dificulta o jogo por conta de um microgerenciamento que não faz sentido com a proposta, que não parece ser de uma jogabilidade mais hardcore, apesar disso.

Um Lindo Inferno em Hell Architect

A perspectiva do jogo é um corte horizontal, visualização já consolidada por clássicos como SimTower (OPeNBooK Co.) e por sua própria inspiração direta, Oxygen Not Included.

Visualização de uma colônia, com os menus principais de Hell Architect - OtaGeek
Por trás dos lucros, trabalho duro no inferno.

Além disso, possui um estilo cartoon, que adiciona em muito na ironia desse inferno corporativista. Os instrumentos de tortura chegam a ficar “fofos” com esse estilo – uma experiência no mínimo peculiar.

Assim, todo esse tema escatológico e de torturas sanguinolentas por uma animação fofa faz lembrar do gore Happy Tree Friends, de onde talvez chegue grande parte da ironia e do sarcasmo do jogo.

Concluindo: Um Simulador de Colônias Cômico

Por fim, o conceito do jogo é num geral muito bem executado. Com isso, é escatológico na medida, contendo ironias bem utilizadas e atuais. Hell Architect consegue usar as punições do cristianismo de uma forma inteligente e divertida.

Inclusive, transita de forma interessante por questões morais. Sua escolha de quem vai para o inferno a partir dos pecados capitais originais, e não de leituras lgbtfóbicas, por exemplo, oferece um contraponto interessante às religiosidades de hoje em dia.

Seu flerte com jargões corporativistas dão um ar atual e ao mesmo tempo próximo até demais para nossa realidade. Enfim, pergunto até onde vai essa mistura entre empreendedorismo e… o inferno!

Confira o trailer:

Leia Mais:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural, Analista de Inbound Marketing e Branding, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 380
Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]

[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]

[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]

[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]

[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]