Adaptações literárias que estreiam em 2023

Filmes e minisséries: confira a lista das adaptações mais aguardadas do ano

A adaptação de um livro se torna um dos momentos mais aguardados por todos os leitores ao redor do mundo. Afinal, não existe nada mais legal que assistir nas telinhas as histórias pelas quais nos apaixonamos através das palavras.

Em 2023, o mercado das adaptações literárias está recheado de novidades. Desde produções nacionais a internacionais, continuações de sagas esperadas, como ‘Duna’ e ‘Jogos Vorazes’, e novidades em cena, como a adaptação de ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’.

Algumas produções já estrearam. Daisy Jones & The Six’ foi adaptado pelo Prime Video, e já está disponível na plataforma. ‘Belo Desastre’, escrito pela norte-americana Jamie McGuire, chegou aos cinemas em abril. ‘A Vida Mentirosa dos Adultos’, adaptado do livro de Elena Ferrante, estreou na Netflix em janeiro. ‘Pachinko’, o best-seller do The New York Times, escrito por Min Jin Lee, chegou no catálogo da AppleTV+ em março. 

Outras adaptações como ‘Fazendo Meu Filme’ e ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’ ainda não tem previsão de estreia, mas devem chegar ao circuito em breve. 

Diante disso, o Otageek preparou uma lista com 7 histórias que chegam nos cinemas e em serviços de streaming neste ano. Confira:

Amor(es) Verdadeiro(s)

Capa de "Amores Verdadeiros".

Depois de ‘Daisy Jones & The Six’, chegou a vez de ‘Amor(es) Verdadeiro(s)’, livro escrito por Taylor Jenkins Reid, a mesma autora de ‘Os Sete Maridos de Evelyn Hugo’, que também tem adaptação confirmada, mas sem data de estreia. 

Na história, Emma (Phillipa Soo) retorna para sua cidade natal, em uma tentativa de reconstruir a vida após a morte do seu marido Jesse (Luke Bracey). Anos após o acontecimento, ela reencontra Sam (Simu Liu), um antigo amigo dos tempos do colégio, e logo estabelecem uma relação amorosa. Recém-noivos, dias antes do casamento, Emma recebe um telefone inesperado, revelando que Jesse está vivo. 

O filme ‘Amor(es) Verdadero(s)’ chega em 18 de maio nos cinemas

Perdida

Capa de "Perdida".

O best-seller ‘Perdida’, escrito pela brasileira Carina Rissi, chega exclusivamente aos cinemas em 13 de julho. O filme é estrelado por Giovanna Grigio, Bruno Montaleone, Nathália Falcão, Bia Arantes, Emira Sophia, Sergio Malheiros e Luciana Paes.

Sofia (Giovanna Grigio) é uma adolescente acostumada com a modernidade e as facilidades que ela traz. O único romance na vida da garota são aqueles que os livros proporcionam. Após utilizar um celular novo, algo misterioso acontece e ela é transportada para o século XIX. Lá, ela é acolhida pela família do encantador Ian Clarke (Bruno Montaleone), enquanto tenta desesperadamente encontrar uma forma de retornar a sua vida. O que ela não sabia é que seu coração tinha outros planos.

Vermelho, Branco e Sangue Azul

Capa de "Sangue Azul".

O romance escrito por Casey McQuiston, a mesma autora de ‘Última Parada’, acompanha a história de enemies to lovers de Alex e Henry. O elenco conta com Nicholas Galitzine, Taylor Zakhar Perez, Clifton Collins Jr., Sarah Shahi, Rachel Hilson, Stephen Fry, Uma Thurman, Ellie Bamber, Thomas Flynn, Malcolm Atobrah, Akshay Khanna, Sharon D. Clarke, Aneesh Sheth e Juan Castano.

Alex Claremont-Diaz (Taylor Zakhar Perez), é filho da presidente dos Estados Unidos (Uma Thurman), e está determinado a seguir os passos dos pais na política. No outro lado do continente, Henry (Nicholas Galitzine) é o sonho de qualquer um da Inglaterra, e também arqui-inimigo de Alex. Quando seu irmão mais velho se casa e a família presidencial americana é convidada, os dois se veem envolvidos em um potencial escândalo. Para evitar um desastre diplomático, eles são obrigados a passar um final de semana juntos, fingindo serem melhores amigos e posando para a mídia. Não demora muito para que a relação de ódio passe a amor, e se torne algo que eles nunca puderam imaginar. 

O filme ‘Vermelho, Branco e Sangue Azul’ é produzido pelo Prime Video, e chega em 11 de agosto no serviço de streaming. 

Capa de "Red, White & Royal Blue".
Pôster do filme

Toda a Luz que Não Podemos Ver

Capa de "Toda Luz Que Não Podemos Ver".

Publicado em 2014, ‘Toda Luz que Não Podemos Ver é um romance histórico escrito pelo norte-americano Anthony Doerr. Rapidamente se tornou um fenômeno global, recebeu aclamação da crítica, o Prêmio Pulitzer e a Medalha Andrew Carnegie de Excelência em Ficção em 2015. 

Dirigida por Shawn Levy, a minissérie conta com 4 episódios, e contará a história de dois jovens que estão em lados opostos na Segunda Guerra Mundial. Enquanto Marie-Laure (Aria Mia Loberti e Nell Sutton) foge da ocupação nazista em Paris, ela se encontra com Werner (Louis Hofmann), um jovem soldado nazista que busca os foragidos do regime. 

O elenco ainda conta com Mark Ruffalo, e estreia em 2 de novembro na Netflix

Duna – Parte 2

Capa de "Duna".

O clássico da ficção científica, escrito por Frank Herbert, que serviu de inspiração para muitas histórias, como ‘Star Wars’, ganhará mais um capítulo na sua história. 

Continuando a história de Paul Atreides (Timothée Chalamet) e sua ascensão como governante de Arrakis, o elenco conta com Zendaya, Dave Bautista, Javier Bardem e Josh Brolin. Para essa segunda parte, novos nomes foram adicionados no elenco: Florence Pugh, Christopher Walken, Léa Seydoux, Austin Butler e Tim Blake Nelson.

O filme estreia em 2 de novembro nos cinemas. 

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Capa de "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes".

A trilogia distópica que encantou os fãs ao redor do mundo ganha mais um capítulo na sua história. Após lançar ‘A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes’ em 2020, o livro de Suzanne Collins ganhará adaptação para os cinemas. A história é um prelúdio de ‘Jogos Vorazes’. 

É a décima edição dos Jogos, quando Coriolanus (Tom Blyth) ainda era apenas um jovem da capital. Além de acompanhar como eram feitas as primeiras edições dos jogos, Snow é designado como mentor da tributa Lucy Gray (Rachel Zegler), do distrito 12. No entanto, o relacionamento entre ambos logo se desenvolve para além das arenas. 

O filme estreia exclusivamente nos cinemas em 15 de novembro

Um Ano Inesquecível

Capa de "Um Ano Inesquecível".

Os contos escritos em conjunto pelas brasileiras Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças, irão ganhar adaptação pelo Prime Video. As histórias, que são divididas nas 4 estações – Inverno, Outono, Primavera e Verão, respectivamente – serão separadas em 4 filmes

O primeiro a estrear será ‘Um Ano Inesquecível – Verão’, derivado do livro de Thalita Rebouças, dirigido por Cris D’Amato e protagonizado por Lívia Inhudes. Já o segundo, ‘Um Ano Inesquecível – Outono’, é inspirado na obra de Babi Dewet e dirigido por Lázaro Ramos. O filme tem como protagonistas a atriz Gabz e Luccas Neto e também conta com participação de Iza e Lulu Santos.

A terceira produção, baseada no livro de Paula Pimenta, é dirigida por Caroline Fioratti. ‘Um Ano Inesquecível – Inverno’ acompanha a família dos personagens de Marcelo Laham, Miguel Trajano, Maitê Padilha e Letícia Spiller. E por fim, ‘Um Ano Inesquecível – Primavera’, do livro de Bruna Vieira, é dirigido por Bruno Garotti e Jamile Marinho, com Juliana Alves, Rogério Brito e Lívia Silva nas telas.

Ainda sem data de estreia específica, ‘Um Ano Inesquecível’ chega ao Prime Video em 2023. 

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Isabella Breve
Isabella Breve

Futura jornalista, leitora voraz, amante da Sétima Arte e eternamente fã.

Artigos: 348
Se inscrever
Notificar de
guest
5 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Adaptações literárias que estreiam em 2023 […]

[…] Adaptações literárias que estreiam em 2023 […]

[…] Adaptações literárias que estreiam em 2023 […]

[…] Adaptações literárias que estreiam em 2023 […]

[…] Adaptações literárias que estreiam em 2023 […]