Videocamp recebe a programação virtual do Festival Sementes Griôs

De 01 a 06 de agosto, o Videocamp disponibiliza produções audiovisuais que retratam o encontro da escola com comunidades tradicionais quilombolas, indígenas e ribeirinhas.

Várias logos coloridas do Videocamp
VideoCamp

Com o intuito de compartilhar saberes, experiências e amplificar as vozes das comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, o Videocamp disponibiliza, de 01 a 06 de agosto, a mostra de filmes do Sementes Griôs – Festival de Cinema Intercultural, uma realização da Semente – Escola de Educação Audiovisual em parceria com a Amora Produções, que traz uma programação online de rodas de conversas com educadores, cineastas e lideranças quilombolas e indígenas, vivência pedagógica, além das obras audiovisuais.

Para assistir aos filmes, basta se cadastrar na plataforma e assim, no momento da sessão, será necessário apenas fazer o login. A programação completa do festival está disponível no site e nas redes sociais do evento (Instagram e Facebook).

A mostra de filmes do Festival Sementes Griôs se dedica também à valorização dos saberes ancestrais de tradição oral, na perspectiva de construção de uma educação audiovisual, decolonial e antirracista. Ela será dividida nos eixos: “A terra deu, a terra dá, a terra cria”, “Ancestralidade viva, presente!” e “O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos”.

Por meio dela, a Semente – Escola de Educação Audiovisual – busca inspirar e semear práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade humana, social, histórica e cultural.

Imagem de vários meninos com um fundo rosa. Em cima da imagem a logo do Videocamp
VideoCamp

O evento estará disponível na página ” Mostras “ dentro da plataforma Videocamp, ambiente digital que permite exibir online, durante este momento de distanciamento social, eventos realizados por parceiros e que, até então, aconteciam majoritariamente de forma presencial.

A ação dá continuidade ao compromisso da plataforma com o bem-estar da população diante do enfrentamento à Covid-19, bem como, com a democratização do acesso à cultura e informação.

“A Semente tem na sua trajetória parcerias que foram essenciais para o desenvolvimento de ações de educação audiovisual nas escolas e comunidades de aprendizagem. A parceria com o Videocamp iniciou-se em 2020, no I Seminário de Educação, Cinema e Audiovisual da Paraíba, e agora se consolida através da realização do Festival Sementes Griôs na plataforma.

É com muito entusiasmo que faremos o uso deste espaço virtual para exibir filmes que foram realizados dentro e fora da escola, que expressam nosso desejo de integração e colaboração com o outro e com o mundo ao nosso redor”, conta Ana Bárbara Ramos, cineasta, educadora e coordenadora da Semente – Escola de Educação Audiovisual.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Sarah Aguiar
Sarah Aguiar

Jornalista em formação, 21 anos, tentando descobrir meu lugar no mundo - e no jornalismo- Apaixonada por cultura pop e sou artista nas horas vagas!

Artigos: 64
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Videocamp recebe a programação virtual do Festival Sementes Griôs […]