Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Star Wars | A História do Sabre Negro
O Sabre Negro ganhou muito destaque depois da série The Mandalorian, mas é um artefato que está presente há muito tempo no universo expandido de Star Wars e ganhou ainda mais importância no episódio cinco de O Livro de Boba Fett, indicando-nos o que pode acontecer na terceira temporada de The Mandalorian.
A Origem
O primeiro portador e criador do Sabre Negro foi Tarre Vizla, o primeiro Mandaloriano a ingressar à Ordem Jedi, em aproximadamente 1032 anos antes da batalha de Yavin (a batalha do Episódio IV: Uma Nova Esperança).
Junto com o Sabre Negro, também existe uma profecia: “Se pela doutrina ele for conquistado em combate, um guerreiro derrotará vinte e multidões cairão diante do abate. No entanto, se ele não for conquistado em combate e cair nas mãos de um não merecedor, uma maldição assolará a nação em lamentos. Mandalore será devastada e seu povo espalhado aos quatro ventos.”
Depois da morte de Terra Vizla, a Ordem Jedi decidiu ficar com o Sabre Negro, mas ele foi roubado do templo durante a queda da Velha República, então ele ficou na posse do Clã Vizla, sendo passado de geração em geração, como um meio de unir todos os clãs de Mandolore em um só.
Pre Vizla
Em 21 antes da Batalha de Yavin, ele foi um dos vários membros do Clã Vizla a empunhar o sabre, mesmo durante o reinado de Satine Kryze, que tentou mudar a ideologia guerreira de Mandalore para uma ideologia pacífica. Pre Vizla foi o líder do Olho da Morte, um grupo terrorista de Mandalore, e se mostrou um excelente guerreiro, principalmente pelo uso do Sabre Negro.
Com o tempo, Darth Maul, Savage Opress, Bo-Katan Kryze e alguns sindicatos do crime liderados por Pre Vizla praticaram um golpe de estado, destronando Satine Kryze, que veio a morrer por conta desse golpe. Então, Vizla assumiu como líder de Mandalore.
O Sabre Negro foi introduzido para o público pela primeira vez através de Pre Vizla em Star Wars: Clone Wars.
Darth Maul
Durante as Guerra Clônicas, depois de Vizla e o Olho da Morte terem usurpado o governo de Mandalore, Maul desafiou Vizla para um duelo, porque sabia que o vencedor se tornaria digno de governar Mandalore. Maul então venceu de maneira justa e reclamou a posse do sabre, matando Vizla e tornando-se o regente de Mandalore.
Por ter sido treinado como Sith durante sua vida, ele foi o melhor a empunhar a arma, chegando a lutar com Darth Sidious, General Grievous e até mesmo Obi-Wan Kenobi. Mas depois de muitas batalhas, ele acabou se escondendo em Dathomir, após sua derrota nas mãos da República e a Ascensão do Império.
Sabine Wren
Sabine, junto com Ezra e Kanan, encontrou o Sabre Negro no esconderijo de Darth Maul em Star Wars Rebels. No começo, ela foi relutante em empunhar o sabre e o entregou a Kanan, que o teve por um curto período, mas eventualmente, Sabine aceitou o sabre e foi treinada por Kanan para lutar com ele, tornando-se muito boa em usá-lo.
Depois que Darth Maul fugiu de Mandalore e voltou para Dathomir, o Império dominou Mandalore e deixou Gar Saxon de líder. Mas ele não liderava nada, pois quem controlava tudo era o Império.
Assim sendo, Sabine acabou precisando voltar a Mandalore e Saxon a manipulou para entregar-lhe o Sabre Negro, e essa foi a única vez em que o sabre foi empunhado de uma forma injusta. Mas Sabine, junto com a sua mãe, Ursa Wren, conseguiu derrotar Saxon e voltou a empunhar a arma.
Bo-Katan Kryze
Bo-Katan era irmã de Satine Kryze, que era a líder de Mandalore na época da República, como foi visto em Clone Wars. Mas ela acabou morrendo por conta do golpe do Olho da Morte, do qual Bo-Katan fazia parte. Então mesmo sem querer, ela foi um pouco responsável pela morte da irmã.
Em Rebels, Sabine acredita que Bo-Katan seja a pessoa certa para empunhar o sabre por ser irmã da antiga monarca de Mandalore, então acaba dando-lhe a arma. Mesmo relutante, ela aceita e se torna a regente de seu povo.
Bo-Katan liderou os Mandalorianos em uma guerra civil contra o Império, mas ao portar o sabre sem o ter conquistado em combate, ela cumpre a profecia do Sabre Negro. Assim, Mandalore é devastado e seu povo espalhado aos quatro ventos. Esse dia ficou conhecido como A Noite das Mil Lágrimas.
Moff Gideon
Para o Império controlar o precioso minério Beskar, Moff Gideon liderou uma força de extermínio durante a Noite das Mil Lágrimas, que devastou as cidades-domo de Mandalore, matando boa parte do planeta e fazendo com que os refugiados abandonassem o local, realizando assim o Grande Purgo.
Bo-Katan tentou lutar contra ele, mas acabou perdendo e Moff Gideon tomou posse do Sabre Negro. Desde então, ela vem tentando caçar o imperial na esperança de reconquistar a antiga arma de forma apropriada e se redimir pelo pecado que condenou toda a sua nação.
Din Djarin
No fim da segunda temporada de The Mandalorian, Din Djarin derrotou Moff Gideon em combate e se tornou digno de empunhar o Sabre Negro. Ele tentou dar o sabre a Bo-Katan, mas ela não aceitou, pois já tinha visto o que acontece quando se empunha o sabre sem o ter conquistado em combate. Então, atualmente, no cânone de Star Wars, Din Djarin é o portador do Sabre Negro.
Leia também:
👏🏼👏🏼👏🏼 fiquei motivado a ver a animação
Que bom! Prometo que não vai se decepcionar
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]
[…] Star Wars | A História do Sabre Negro […]