Acompanhe o Otageek nas redes sociais
PredAlien, Predator Dog e outros – de onde saíram esses personagens?
Como já citei aqui, O Predador: A Caçada trouxe sangue novo à franquia. Da mesma forma, Prometheus e Alien: Covenant trouxeram novas criaturas para o bestiário da franquia Alien, e não me refiro ao Engenheiro, porque ele já existia nos quadrinhos.
– O quê?! – você se pergunta em frente à sua tela. Isso mesmo! O Engenheiro, o Superpredador e outros já tinham dado as caras nas HQs e nos videogames antes de Hollywood os apresentar ao grande público. – Quando?! – Onde?! – Vista sua máscara, ative o infravermelho e surpreenda-se.
O Predador: A Caçada (2022)
A luta com o urso pardo
Neste novo filme, a protagonista Naru presencia uma luta do Feral Predator (o nome “oficial” do novo yautja) com um urso pardo. A cena é ótima, está presente no trailer, e é ainda melhor do que a original, presente na HQ Predator: Primal, de 1997.
Indígenas, colonizadores e o Mupitsl
A história de O Predador: A Caçada se passa no ano de 1719. A trama envolvendo os indígenas, os colonizadores europeus, a criatura que Naru chama de Mupitsl (o monstro lendário das matas, uma espécie de mapinguari dos Comanches, já que não sabem ainda se tratar do caçador intergaláctico), está tudo na HQ Predator: Hell Come a Walkin’, de 1998.
Na mesma edição digital, A Decade of Dark Horse #1, de 1996, a segunda história se chama 1718, um ano antes do último filme da franquia. Quem assistiu O Predador 2: a Caçada Continua, talvez se lembre da pistola datada de 1715 entregue por um Predador xamã ao protagonista. Esta pistola foi entregue a um yautja por um corsário ao fim do quadrinho.
E, por falar em mapinguari, o Predador parece já ter dado as caras no Brasil em 1996 na HQ Predator: Dark River, onde encontra novamente o personagem vivido por Schwarzenegger no primeiro filme.
O Engenheiro (Prometheus – 2012)
Quando saiu Prometheus, ressuscitando a franquia Alien após um hiato de 15 anos, muita gente simplesmente não entendeu nada e saiu do cinema dizendo que o filme “Prometeu e não cumpriu.”. Ele chegou a aparecer, de leve, em Alien, o Oitavo Passageiro, lembram?
Leia também:
O que quase ninguém sabe é que O Engenheiro já estava presente na mitologia da série nos quadrinhos desde 1991. Ele surge em Dark Horse Presents Vol. 1, edição #56, na história The Alien, embora não com esse nome. Inclusive, a história serviu de inspiração para o filme, pois percebe-se algumas cenas adaptadas.
A história foi publicada no Brasil pela editora Atitude, em 1999. O título (O Alien) se refere ao Engenheiro, e não ao xenomorfo, como é feito de forma genérica. A HQ também apresentava o episódio #7 da HQ Sin City, de Frank Miller, que deu origem ao filme de 2005.
PredAlien (Alien vs Predador 2 – 2007)
Em 2007, o filme Alien vs Predador 2 nos brindou com o que seria a melhor coisa do filme: um alien nascido de um Predador – o famigerado PredAlien, que já havia dado uma palhinha no primeiro crossover. Com a língua em forma de boca dos xenomorfos e os dreadlocks e as quelíceras dos yautja, o predalien é chamado por estes últimos de Abominação – mais uma contribuição de Mark Rein-Hagen e sua série de livros de RPG.
Leia também:
Também oriundo das HQs, o PredAlien surgira em 1995, em Alien vs Predator: The Duel. Depois, ele virou uma presença constante nos games. Alien versus Predator (1999) e sua sua continuação, que ganhou uma expansão e até um game de estratégia no estilo das séries Warcraft e Age of Empires: Alien versus Predator Extinction, até chegar às telonas.
Depois, o monstro híbrido ainda apareceu no excelente game em primeira pessoa Alien vs Predator (2010) e no AVP: Evolution para celular. E ainda aparece como fatality do xenomorfo em Mortal Kombat X, além de ter dado trabalho ao Juiz Dredd em Predador vs Juiz Dredd vs Aliens: Genes Mortais.
Predator Dog (Predadores – 2010)
Em 2010, após um hiato de vinte anos, o filme Predadores ressuscitou a franquia com um elenco interessante, principalmente o protagonista, vivido por Adrien Brody, porém sem sucesso. Em 2018 temos uma nova tentativa, ainda mais frustrada, com O Predador, dirigido por um dos atores do primeiro filme, Shane Black. Ambos os filmes mostram tanto um “cachorro” de estimação reptílico quanto uma nova etnia de yautja.
Em 1988, a HQ Dark Horse Presents Vol 1 #24 apresenta a história Theory of Alien Propagation. Nela, a narração mostra os apontamentos do Dr. Waidslaw Orona, que postula o ciclo de vida dos xenomorfos. Ele supõe que haja um predador natural das criaturas em seu planeta de origem, seja ele qual for, e, por isso, teriam se espalhado como uma praga no universo, dado que não possuiriam um predador natural que digerisse seu sangue ácido. Inclusive, essa característica é citada aqui.
A história nos é mostrada em flashback onisciente, já que o Dr. não estava presente no planeta dos xenomorfos, pois ninguém sabe qual é. O suposto predador natural pode muito bem ter servido de inspiração para o “cachorro” dos yautja, que os teriam adestrado para usá-los nas caçadas aos xenomorfos. Essa história também foi publicada no Brasil pela editora Atitude em 1999, no mesmo número da história The Alien.
Porém em março de 1995, a HQ Alien vs Predator: The Duel, citada no tópico anterior, já mostra um pet dos yautja. Ao explorarem o interior de sua espaçonave caída, um grupo de soldados encontra o cadáver de um yautja e é atacado por um lagarto que rosna como um cachorro. Como eu sei que rosna se quadrinhos não têm som? Onomatopeias, meus caros otageekers.
Super Predador (O Predador – 2018)
Quando assisti o filme de 2010, lembrei na hora: a nova etnia, chamada de Super Predador no filme de 2018, já estava presente no game Alien vs Predator para arcade da Capcom.
No jogo, o jogador podia optar entre 4 personagens: dois humanos, o Major “Dutch” Schaefer, inspirado no personagem de Arnold Schwarzenegger, do primeiro filme, porém, desta vez, com um braço cibernético, e a Tenente Linn Kurosawa, com habilidades marciais.
Havia também dois tipos de Predador: o Predator Warrior, ao qual já estávamos acostumados, já que parecia com os dois monstros presentes no primeiro filme e Predator Hunter, maior, mais forte e com a pele mais escura.
Alexa Woods (Alien vs Predador – 2004)
No primeiro crossover entre os xenomorfos e os yautja, o filme apresenta a técnica ambiental Alexa Woods, vivida pela atriz Sanna Lathan (a Mulher-Gato da animação Harley Quinn), que lidera a expedição das Indústrias Weyland a Bouvetøya, à Antártica, para investigar uma antiga pirâmide sob o gelo, o parque de diversões perfeito para os yautja. Alexa acaba ganhando moral com os yautja, mas não sobe à nave como fez a personagem que parece ter sido a fonte de inspiração para ela, Machiko Noguchi.
Leia também:
Decepcionada com a humanidade e entediada por ser uma mulher combativa e isso nunca ter sido valorizado em sua vida devido ao chauvinismo da sociedade humana, Machiko embarca na espaçonave dos yautja e vai viver com eles, sob seus costumes e suas leis, em Alien vs Predator: War, de 1995. Logo ela percebe que, por pior que seja a humanidade, isso não foi tão boa ideia assim.
[…] PredAlien, Predator Dog e outros – de onde saíram esses personagens […]