Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween
O Halloween, ou Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, é um evento que por vezes passa batido no Brasil. No entanto, para os entusiastas de horror, terror, suspense, mistério e demais gêneros que exploram nossos sentimentos de medo, desespero e angústia, o Halloween é a época perfeita para mergulhar de fato nesse universo.
Ainda assim, mesmo gostando de todo o clima que envolve esse período do ano, nem todo mundo gosta de ir aos extremos de possibilidades de imersão no Halloween. Alguns preferem se arriscar apenas no sentimento de fantasia e simbologia que acompanha a data, optando por obras que fazem menção, ou mesmo que conseguem trazer questões características a esse dia.
Por isso, fizemos uma seleção de cinco livros que dialogam com o espírito de Halloween. Mesmo não brincando com extremos dos gêneros que mais se destacam nesse período, eles têm o potencial de nos transportar para realidades fantásticas e amedrontadoras, despertando o que há de melhor (ou pior) no Halloween.
1 – Sempre Vivemos no Castelo – Shirley Jackson
Nessa história, acompanhamos o dia-a-dia das irmãs Blackwood pouco depois de ter ocorrido uma tragédia na qual parte da família foi envenenada. Agora, as meninas dispõem da companhia uma da outra e de um tio, que mora com elas e vive doente. Vivem isoladas da cidade, por conviver com olhares hostis e desconfiados por parte da população, a qual acredita que a irmã mais velha, Constance, é culpada pelo envenenamento da própria família.
Desde o começo do livro, uma narrativa macabra domina a história. O ponto de vista é o da irmã mais nova, Mary Katherine, e as personagens não são tão confiáveis assim. A todo momento, é impossível não se perguntar se realmente Constance envenenou a família. Acompanhamos principalmente o cotidiano dessas irmãs e, a partir daí, a história vai ficando cada vez mais inquietante.
2 – A Noite das Bruxas – Agatha Christie
Nesse thriller da Rainha do Crime, damos de cara com uma história que se passa no dia de Halloween. Em meio a uma festa infantil, um assassinato brutal interrompe toda a diversão. Hercule Poirot é então chamado para tentar desvendar esse crime, pegar o assassino e impedir que outra tragédia aconteça.
As histórias de Agatha Christie são marcadas por despertar nossa curiosidade e nos conduzir de capítulo em capítulo junto com os seus detetives. Somos instigados a descobrir o que ocasionou determinado crime. Em “A Noite das Bruxas” não é diferente. O bônus, no entanto, é a ambientação de Halloween, que faz do livro uma escolha perfeita para essa época do ano.
3 – A Garota que Bebeu a Lua – Kelly Barnhill
Todos os anos, em uma data específica, o Protetorado oferece uma criança à Bruxa da Floresta, como um pacto que impede a Bruxa de lançar maldições e feitiços sobre o povoado. No entanto, todos os anos, uma bondosa bruxa chamada Xan recolhe uma criança da floresta e a destina para uma família adotiva de outras vilas.
Todas as crianças levadas por Xan são alimentadas com a luz das estrelas, o que as torna saudáveis e prósperas. Só que dessa vez, Xan acidentalmente alimenta o bebê com a luz da lua, feita de pura magia. Assim, uma criança é “embruxada” e Luna nasce.
Em “A Garota que Bebeu a Lua”, encontramos elementos clássicos da fantasia, que combinam muito com os principais símbolos do Halloween. Apesar de ser uma história infanto-juvenil, encontramos personagens que rompem estereótipos, a exemplo da bruxa Xan. A narrativa é bem desenvolvida, com aquele toque de magia na quantidade certa e personagens extremamente cativantes.
4 – Coraline – Neil Gaiman
Após se mudar para uma casa nova, Coraline encontra um mundo novo para explorar. Entre o desprezo dos pais e as muitas estranhezas que rodeiam a vizinhança, é dentro da própria casa que Coraline encontra uma porta misteriosa que vira sua vida do avesso.
Combinando fantasia e terror, Coraline é um livro ideal para o Halloween. A história é muito envolvente e a mistura de gêneros cria uma atmosfera que cativa ao mesmo tempo que aterroriza. As ilustrações presentes ao longo do livro também contribuem para a imersão na história.
5 – O Vilarejo – Raphael Montes
Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É nesse sentido que Raphael Montes constrói essa narrativa antológica, em que cada conto traz a história de um demônio que representa cada um dos pecados capitais. Cada conto se passa no Vilarejo e retrata a história dos próprios moradores.
Nessa história, encontramos o terror de forma mais extrema e, em alguns momentos, as histórias mesclam também muito de gore. Ainda assim, os contos são instigantes e curtos, convergindo para um grande final, que une tudo que já foi visto. O livro também é recheado de ilustrações macabras, que tornam a história mais assustadora.
Leia também:
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween – Otageek […]
[…] Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween […]