Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Legends of Runeterra | Os 5 decks destaques da Expansão de Shurima
(Escrito por Roberto Costa) Sendo uma das expansões que mais mudou com o meta do jogo, Shurima trouxe a inovação e deu o gás que o Legends of Runeterra estava precisando ultimamente.
Com muitas mecânicas novas, como por exemplo a de Prever, a nova expansão conseguiu botar muitas de suas novidades para ver jogo.
Decks cada vez mais diferentes vão surgindo, com alguns se destacando mais no meta, enquanto outros se destacam para a diversão casual dos jogadores.
Levando o esplendor divino dos Ascendentes com o Disco Solar entrando no campo, ou até mesmo invocando os horrores sobrenaturais das Ilhas das Sombras para fortalecer Nasus, a expansão de Shurima para o Legends of Runeterra trouxe muitos decks interessantes, mas nossa lista separou os 5 que mais se destacaram.
Yasuo e Malphite
Sim, Yasuo e sua mecânica nada empolgante de Atordoamento voltam com a chegada de cartas novas. Mas com a mais recente expansão, algo ficou bem mais interessante para o nosso amigo andarilho: Malphite.
Sendo um dos novos campeões da região de Targon, Malphite trouxe uma mecânica voltada para a invocação de monumentos, sendo em si um campeão robusto e com bastante vida. E claro, destacamos o monumento que criou todo o combo de Malphite e Yasuo: o Olho dos Ra-Horak.
Com amanhecer e contagem dupla, o monumento Olho dos Ra-Horak traz a possibilidade de atordoar quatro unidades, o que por si só deixa Yasuo e Malphite com mais da metade de suas condições para subir de nível já preenchidas.
Além, é claro, do Ignifalco Solari, uma unidade de baixo custo que atordoa o inimigo mais forte, abrindo várias possibilidades.
O deck sofre com os problemas típicos daqueles voltados para combo. Ambos os campeões ficam inegavelmente mais fortes quando conseguem subir de nível, e então a diversão começa: Malphite cria um feitiço que pode atordoar todos os inimigos. Mas, ainda assim, você é dependente de tudo ocorrer bem na partida para ter o melhor desempenho do deck.
Yasuo/Malphite entra como destaque nessa lista, sendo um combo divertido, que tem sim uma dificuldade de lidar com o meta, mas se torna uma grande máquina de controle e limpa o campo inimigo quando o jogador consegue subir o nível de ambos os campeões .
Novas Profundezas
Quem diria que uma carta nova era tudo que o deck de Profundezas precisava para ficar tão forte assim?
Pois é… entrando na região de Ilha das Sombras, Escaravelho Marinho consegue descartar uma carta sempre que um aliado morrer ou usar Suspiro Final, tornando mais fácil acelerar sua chegada nas Profundezas.
Seja com Maokai ou Thresh acompanhando Nautilus, o novo deck de Profundezas agora consegue ter um bom sustento no começo do jogo, enquanto vai descartando em velocidade máxima para chegar no pico de poder de seus Monstros Marinhos, tornando Nautilus uma máquina de finalizar jogos quando entra já em seu nível 2 no campo.
Sendo um deck voltado para o final do jogo, Profundezas sempre vai sofrer com oponentes agressivos, que consigam manter o ritmo e escapar de seus feitiços de controle, ainda que o Escaravelho Marinho tenha a possibilidade de entrar no turno 2.
As teorias, sendo fundamentadas pelas próprias cartas lançadas durante toda a expansão do Império dos Ascendentes, apontam para a chegada do campeão Pyke num futuro próximo. Ele deve entrar para dar uma nova força à região de Águas de Sentina, podendo até mesmo mudar as caras dos decks de Profundezas.
Ficamos aqui no aguardo!
O Disco Solar
Uma das grandes surpresas com a chegada de Shurima foi a mecânica dos Ascendentes que, após zerarem a contagem e conseguirem restaurar o monumento Disco Solar, conseguem evoluir para um terceiro nível digno das figuras divinas do deserto de Shurima.
Sem dúvidas, o deck ganhou muito destaque em sua chegada, com várias versões usando diferentes quantidades dos campeões Ascendentes e combinações variadas, apesar de sofrer muito para conseguir zerar a contagem do Disco Solar.
Azir era o campeão mais utilizado, conseguindo, com seus soldados de areia e seguidores, segurar a partida durante um bom tempo.
Então, fomos apresentados à segunda parte da Expansão e ao campeão Zilean, que trouxe muitas ferramentas para avançar contagem de monumentos e dar uma melhor proteção para eles, tornando assim o Disco Solar uma carta que não atrase tanto o jogo.
Agora com cartas como o Curador Mecanizado e o Preservacionista, nossos Ascendentes podem atingir seu nível divino muito mais rápido no jogo, enquanto a Profetiza se torna essencial para proteger o monumento do Disco Solar com escudo de feitiços.
Outro deck combo que necessita das ferramentas para avançar a contagem do Disco Solar e subir os Ascendentes de nível, o deck do Disco Solar ainda é um pouco fraco no meta do Legends of Runeterra, apesar de ser muito divertido ver o desespero dos oponentes encarando os campeões em seu terceiro nível com uma força absurda.
Cithria, Dama das Nuvens
Uma surpresa que explodiu cabeças na expansão do Império dos Ascendentes foi a carta que dá continuidade á história de uma seguidora custo 2 de Demacia: Cithria, Dama das Nuvens.
Um titã com 10 de custo, a nova Cithria dividiu opiniões em sua revelação inicial, com muitos jogadores questionando o poder de uma carta que entra tão tarde no jogo e pode ser cancelada de várias formas. Isso até que um combo poderosíssimo surgiu: Cithria, Dama das Nuvens e Matrona Espectral.
Com uma combinação das regiões de Demacia e Ilha das Sombras, o deck com as duas seguidoras aposta no melhor de ambas para ganhar, trazendo toda a agressividade das cartas sombrias de Ilha das Sombras com a durabilidade e ferramentas de combate das quais Demacia usufrui.
O deck consiste em segurar o jogo enquanto desenvolve uma frente poderosa de aliados no tabuleiro. Isso irá beneficiar o máximo suas cartas quando usar a Matrona Espectral para invocar mais rápido uma cópia efêmera da Cithria, Dama das Nuvens, que vai dobrar o Poder e a Vida de todos os aliados no tabuleiro.
Com cartas como a Guardiã Radiante e a Perdição das Águas Sombrias trazendo roubo de vida o bastante para se segurar contra oponentes mais agressivos, o deck também usa três cópias da seguidora Mãe Mascarada, que pode abater um de seus próprios aliados para consumir suas palavras-chaves e atributos.
Suas versões podem variar, contendo ou não campeões e até mesmo trazendo outros seguidores que se aproveitem da habilidade de Cithria, como O Imortal. No momento, a versão com Kalista é bem usada e consegue ter um bom desempenho durante todos os momentos da partida, trazendo a luz do meta para a campeã.
Irelia e Azir
Uma dupla opressiva, agressiva e com muita força de combate, além de ferramentas de negação para ir se salvando durante os turnos, os campeões Irelia e Azir se aproveitam ao máximo de suas ferramentas para invocar unidades atacantes.
O deck é sem sombra de dúvidas um dos mais usados, tanto em partidas casuais como ranqueadas, sendo dominante na maioria de seus embates. Suas cartas possuem uma sinergia incrível e, se bem utilizadas, conseguem levar até a vitória muito rápido.
E apesar de ambos os campeões serem destaque, já que suas habilidades juntas têm muito poder, aqui fica nos holofotes Irelia e suas dançarinas.
Com a mecânica inovadora de Dança das Lâminas invocando unidades pequenas atacantes mesmo no turno de defesa, Irelia e suas seguidoras determinam o rumo da batalha de acordo com sua própria vontade.
Já Azir e seus seguidores de Shurima aqui entram para dar mais força durante a Dança das Lâminas, aumentando o poder das unidades invocadas e usando Soldados de Areia para se juntarem a elas com o monumento Palanque do Imperador.
Com todas essas ferramentas tornando a condição de Irelia para subir de nível bem fácil de se atingir, a campeã muitas vezes já desce em campo com seu nível 2, tornando-se então uma máquina agressiva de gerar valor.
E sim, você pode tentar alvejar Irelia com seus feitiços ou habilidades de remoção, para então ver como a campeã salta em batalha com seu feitiço súbito Surto da Lâmina, trocando de alvo com um outro seguidor.
Ainda existem muitos outros decks em destaque durante a expansão do Império dos Ascendentes, novas combinações surgindo e campeões antigos ganhando força com as cartas novas, então não deixe de se aventurar pela galeria de cartas para descobrir suas próprias combinações.
Deixo claro também que nem todos os 5 decks com mais destaque são os mais poderosos ou mais fortes no meta, mas são aqueles que merecem uma menção pelas adições de cartas novas e a diversão.
Lembro ainda que uma nova expansão está para chegar com ainda mais novidades, alguns campeões inéditos e seus seguidores. Estamos aqui no aguardo, cada vez mais ansiosos, para ver qual a próxima região para onde Legends of Runeterra vai nos levar!
Leia Também:
- Crítica | Ligação Explosiva
- Crítica | ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ realmente é para sempre
- Crítica | “Cyberpunk Mercenários” entende o que é uma distopia cyberpunk