Crítica | Friends – The Reunion

A série Friends é uma das mais conhecidas e amadas pelo público. Em sua exibição original entre 1994 e 2004, Friends foi um sucesso de audiência. Estrelada por Courteney Cox, Jennifer Aniston, Lisa Kudrow, Matthew Perry, David Schwimmer e Matt LeBlanc, a série fez e ainda faz parte da cultura pop mundial.

Desde a exibição da temporada final da série, em 2004, os fãs pedem um reencontro ou um episódio especial. Para comemorar os 26 anos da estreia de Friends, o desejo do público foi finalmente atendido. A série estreou no dia 27 de maio deste ano nos Estados Unidos e hoje, no Brasil, com a chegada do streaming HBO Max.

Os protagonistas de Friends. Otageek
Matthew Perry, Courteney Cox, Matt LeBlanc, Lisa Kudrow, David Schwimmer e Jennifer Aniston, os amados protagonistas de Friends!

A princípio, os espectadores imaginaram que Friends: The Reunion seria um episódio especial, que nos atualizaria sobre a vida de nossos amados protagonistas. Mas de acordo com uma entrevista dos criadores da série, David Crane e Marta Kauffman, para a Entertainment Weekly em 2014, uma reunião ou um filme sobre a série jamais iriam acontecer.

Para eles, Friends era sobre um determinado momento da vida dos personagens, onde seus amigos são sua família e que acabou com o fim da série. Mas, 7 anos depois e aqui estamos. (As voltas que essa Terra plana dá, não é mesmo!?)

Como você, caro leitor, já sabe Friends: The Reunion não se trata de um episódio roteirizado, que complementa a história. É justamente uma reunião dos atores, com os criadores da série e outros personagens marcantes, como Janice, Gunther, os pais de Ross (David Schwimmer) e Monica (Courteney Cox), Judy (Christina Pickles) e Jack Geller (Elliott Gould).

Friends: The Reunion foi apresentado pelo comediante britânico James Corden e contou com a participação especial de vários artistas, dentre eles: David Beckham, Justin Bieber, BTS, Cindy Crawford, Cara Delevingne, Lady Gaga, Elliott Gould, Kit Harington, Larry Hankin, Mindy Kaling, Thomas Lennon, Christina Pickles, Tom Selleck, James Michael Tyler, Maggie Wheeler, Reese Witherspoon, e Malala Yousafzai. Além dos protagonistas, é claro.

O elenco de Friends conversando com o anfitrião da noite, James Corden. Otageek
O elenco de Friends conversando com o anfitrião da noite, James Corden.

O cenário foi reconstruído e o espectador se encantou, junto com o elenco, em rever a ambientação da série, que estava organizado perfeitamente, do jeito que Monica gosta, e como o público se recordava.

Durante todo o episódio, o espectador pôde matar a saudade dos personagens, do apartamento e da cafeteria Central Perk. Além disso, pudemos rever personagens que marcaram a série, como Janice (Maggie Wheeler) e Gunther (James Michael Tyler).

Um fato interessante sobre essa reunião, é que o público conseguiu entender melhor os processos que os atores passaram ao criarem seus personagens. Além disso, os protagonistas foram bem sinceros ao falarem sobre como a série impactou na vida de cada um. Também pudemos ver como era a dinâmica e o relacionamento dos atores, que realmente eram friends (rs) e se tornaram uma família durante a gravação da série.

O episódio especial foi recheado de curiosidades sobre os personagens, os atores e sobre os criadores, que esclareceram várias dúvidas dos fãs.

Novamente, o elenco de Friends para o anúncio oficial do episódio especial. Otageek
Novamente, o elenco de Friends para o anúncio oficial da reunião.

De acordo com Jennifer Aniston e David Schwimmer, que interpretaram e Rachel e Ross, respectivamente, a química dos atores era real, já que Aniston e Schwimmer tinham de fato, um crush um no outro.

Em um dos momentos mais tensos do episódio, o ator Matthew Perry, que atuou no papel de Chandler, fez uma das revelações mais tristes do encontro. Quem conhece o personagem sabe de sua timidez e ansiedade extrema, e de acordo com Perry, ele também se sentia assim ao gravar os episódios.

O ponto alto do episódio foi a participação de Lady Gaga. A artista se juntou a Lisa Kudrow, que representou a excêntrica Phoebe, para cantar o hitSmelly Cat”. Sabemos que o conceito da Phoebe é ser ruim, mas nesta apresentação, a parceria com Gaga elevou a música e a magia aconteceu. Não sabíamos que precisávamos deste dueto até ouvi-lo! A HBO Max está esperando o que para lançar esse hit no Spotify?

A atriz Lisa Kudrow (Phoebe) com a cantora e atriz Lady Gaga performando Smelly Cat.
A atriz Lisa Kudrow (Phoebe) com a cantora e atriz Lady Gaga performando Smelly Cat.

Mas, como isso se trata de uma crítica, está na hora de apontar o que não foi tão legal assim.

Entendemos que o episódio foi gravado em meio a pandemia do coronavírus, então a participação dos convidados teve que ser adaptada. Mas, o problema não foi esse e sim o mau aproveitamento dos artistas.

Foram anunciadas diversas participações, o que de fato aconteceu, porém os convidados apareceram muito brevemente e se piscássemos, perderíamos as participações.

Outro revés, também em relação aos convidados, foram os cortes abruptos. Quando os artistas apareciam, mal tinham destaque, logo cortavam e já mudavam de assunto. A montagem do episódio faz toda a diferença e nesse caso, não recebeu a atenção necessária.

Além disso, os fãs sentiram falta de alguns personagens, como Paul Rudd, que interpretou o marido de Phoebe nas últimas temporadas e o ator Cole Sprouse, que deu vida a Ben, filho de Ross.

Fora estes pequenos problemas, Friends: The Reunion realizou um fan service nunca visto antes e matou um pouco da curiosidade e da saudade dos personagens e atores. Se você é fã da série, não deixe de assistir!

(A colunista escreveu esta crítica cantarolando a música de abertura de Friends)

Texto escrito por Sabrina Ventresqui

Ficou curioso com Friends? Veja o trailer

https://www.youtube.com/watch?v=HRXVQ77ehRQ

Leia Mais:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários