The Texas Chainsaw Massacre | Game Beta Review

O novo jogo de terror assimétrico da Gun Interactive teve sua versão beta liberada para testes. O Otageek conseguiu acesso e The Texas Chainsaw Massacre está aterrorizante.

Imagem: Gun Interactive

No dia 03 de maio, a equipe por trás do novo jogo de terror assimétrico, The Texas Chainsaw Massacre, informou que uma versão de teste beta estaria disponível na data de 25 de maio para aqueles que solicitassem um código de acesso antecipado através da Steam. Esse teste durou 5 dias.

Como haviam muitas solicitações, muitos jogadores não conseguiram o código para testar o game.

Isso porque a Gun Interactive (empresa responsável pelo jogo), deu preferência para streamers, influencers e para a mídia.

O Otageek conseguiu a chave-código para testar o jogo, e ele está fantástico.

Confira todos os detalhes:

The Texas Chainsaw Massacre

O jogo The Texas Chainsaw Massacre é baseado, e leva o mesmo nome, na franquia slasher de terror que teve seu primeiro filme lançado em 1974.

No Brasil, a franquia é conhecida como ‘O Massacre da Serra Elétrica”, mas muitos reconhecem o título devido a seu sanguinário garoto propaganda: o Leatherface.

Ator Gunnar Hansen em Texas Chainsaw Massacre, o filme de 1974.
Divulgação. Gunnar Hansen em Texas Chainsaw Massacre.

A franquia é um clássico do cinema, e um marco no gênero de terror. Juntamente com Black Christmas (1974) e Halloween (1978), The Texas Chainsaw Massacre ajudou a moldar o que viria a ser conhecido como Slasher.

No filme original de 1974, dirigido por Tobe Hooper, um grupo de 5 amigos estão viajando para visitar o túmulo de um avô, quando se perdem e decidem pedir ajuda a uma família de canibais que moram no meio do nada.

E ali descobrem os horrores que a família Sawyer tem a oferecer.

O jogo

The Texas Chainsaw Massacre: the game, se passa em 1974. E conta a história de Ana Flores que, após o desaparecimento de sua irmã mais velha, Maria Flores, se reúne com os amigos universitários da irmã para procurá-la.

O jogo está sendo desenvolvido e publicado pela Gun Interactive. Empresa conhecida no meio de jogos de terror com o popular jogo de Sexta-feira 13.

Em The Texas Chainsaw Massacre, você pode escolher se quer jogar como vítima ou como família. A família em questão são os Sawyers, mesma família do filme original, que compoem o time dos assassinos.

São 4 sobreviventes contra 3 assassinos. E o objetivo dos sobreviventes é escapar da família Sawyer, enquanto que o objetivo da família é garantir que a única escapatória é a morte.

O jogo está bem balanceado, e não aparenta ser mais fácil para um time ou para o outro. A chave para garantir a vitória, é uma boa comunicação.

A função VOIP permite que você se comunique exclusivamente com o seu time. É interessante ir atualizando o seu time sobre a posição do time inimigo, para garantir que você e seus aliados sobrevivam – ou matem as vítimas com êxito.

Os 3 assassinos spawnam no começo da partida, em lugares diferentes. O famoso Leatherface fica no porão, outro assassino fica dentro da casa e o terceiro assassino do lado de fora. Cada um com uma função e habilidade diferente.

O mesmo vale para os sobreviventes. No entanto, os 4 sobreviventes nascem todos no porão, divididos em dois grupos e amarrados por uma corda.

Personagens e habilidades

Na versão beta foram liberados 7 personagens jogáveis. No entanto, já foi divulgado outros que não estavam disponíveis na versão teste.

Cada personagem tem sua própria habilidade especial, ativada pela tecla M2. Conheça todos eles:

Vítimas

No grupo de vítimas temos: Connie, Leland, Sonny, Julia e Ana. No entanto, a personagem Julie não estava disponível para jogar na versão teste.

O jogo conta com cutscenes/loading scenes, que mostram que Julie foi a primeira vítima. Seu corpo fica exposto no porão do mapa, mas não é possível realizar nenhuma interação com ele.

A sobrevivente Ana é a líder do grupo. Sua habilidade especial é uma maior resistência à danos e quedas. Quando ativada, a sua habilidade permite ela tankar mais hits do que um sobrevivente comum.

Ela também é útil para pular de janelas, pois se recupera mais rapidamente do que os demais. Então uma rota de fuga improvisada é sempre bem-vinda quando se está jogando com ela.

Já o Leland tem a habilidade de golpear qualquer assassino, deixando eles em modo de Stun. Onde eles não conseguem se mover por um tempo. O cooldown de sua habilidade é mais longo. Mas é bem útil para salvar aliados ou para ganhar distância em perseguições.

A habilidade da Julie permite que ela não seja detectada por nenhum membro da família. Além disso, ela consegue correr por mais tempo sem perder a stamina.

O próximo é o Sonny. E sua habilidade é ver ícones redondos ao seu redor que representam movimento: seja de um dos assassinos, ou de um aliado. Ele é bom para perceber quando é a melhor hora de se esconder ou correr.

E, por último, a habilidade da Connie permite com que ela destranque cadeados e portas quase que instantaneamente. No entanto, essa habilidade custa sua stamina, mas pode ser decisiva para abrir um portão de saída e sobreviver a partida.

Como escapar?

Existem 4 formas de escapar da família. A primeira é encontrando um fusível, que ao ser colocado em um painel de controle, abre a saída do porão.

Para isso o sobrevviente precisa de uma chave de fenda e de matemática básica, considerando que para ativar essa saída existe um mini-game onde você tem que colocar as cores certas de números que quando somados, dão um valor em específico.

Outra forma de escapar é encontrando uma válvula, que ao ser ativada, abre um portão de pressão no lado externo do mapa.

No entanto, demora um pouco para que esse portão abra com a pressão. E após um tempo, esse portão é fechado.

A terceira forma e quarta forma são similares. Existem 2 portões trancados e com eletricidade. Os sobreviventes devem encontrar os geradores, desligar a eletricidade dos portões, destrancá-los e fugir.

No caminho, os sobreviventes devem encontrar itens que os ajudem. Existem 3 itens que os sobreviventes podem pegar:

O primeiro é frasco de cura, para repor os danos causados pelos assassinos. O segundo é chave de fenda, que permite os sobreviventes destrancarem portas e portões.

E por último, ossos que podem desfazer armadilhas, e esfaquear o assassino pelas costas.

Em momentos de perseguições, os sobreviventes devem procurar por frestas, barricadas e passagens no chão.

No entanto, 1 dos assassinos consegue passar por frestas e passagens no chão. As barricadas são usadas exclusivamente pelos sobreviventes, mas podem ser quebradas.

Família (assassinos)

Desenho dos personagens assassinos do jogo. 
Em ordem da esquerda pra direita, e de cima pra baixo.
Sissy, pele branca e cabelos castanho. Com um vestido sem manga verde, segurando uma faca.
Ao lado de Sissy, Leatherface. Um homem usando uma máscara feita de pele humana, com uma roupa social bege, um avental amarelo por cima e segurando uma motosserra. 
Johnny ao lado de Leatherface, com uma regata preta e jeans, branco de cabelos escuros para trás. Ele usa luvas amarelas e segura uma faca.
No canto da direita, tem o Cook. Personagem mais velho, branco de cabelo curto cinza. Usa uma roupa de xerife bege e segura um objeto ponte-agudo.
Em baixo, o Hitchhiker. Ele possui um cabelo escuro grande até o começo do pescoço. Usa uma camiseta verde com um colar feito de pele de esquilo. Segura um bisturi e tem uma mancha vermelha no lado direito do rosto.
Divulgação. Gun Interactive.

No teste, 3 assassinos estavam disponíveis: Cook, Hitchhiker, e claro, Leatherface.

O Leatherface nasce no porão junto com os sobreviventes. Ele é o único capaz de quebrar passagens com sua motoserra para impedir que os sobreviventes consigam ganhar perseguições.

Sua habilidade é a motoserra, e ele é o assassino que tira mais dano dos sobreviventes. Tem a função da motosserra que permite com que o Leatherface derrube o sobrevivente só com um hit, mas para isso o jogador precisa treinar um pouco para ligar ela da forma correta.

Já o Cook, nasce dentro da casa. Ele possui 3 cadeados que servem para trancar portões e portas, dificultando a vida dos sobreviventes que estão na luta para fugir.

A sua habilidade especial permite que ele escute os sobreviventes que estão se mexendo, e consegue ler suas auras.

E por último, o Hitchhiker nasce no lado exterior do mapa. Ele tem 3 armadilhas que devem ser posicionadas estrategicamente para impedir os sobreviventes de fazer seus objetivos.

Ele é o único assassino que passa por frestas, e passagens no chão. O que o torna um bom assassino para perseguições.

O objetivo dos assassinos é encontrar os 4 sobreviventes, e matá-los. Para encontrar ele de forma mais fácil, existe uma mecânica no jogo bem interessante: alimentar o vovô.

Grandpa

O Grandpa também é um membro da família. Mas ele é NPC. Ele spawna em locais aleatórios, e começa a partida desacordado em estado vegetativo na cadeira.

Barulhos dos sobreviventes ou sangue dado pelos assassinos, faz com que o Grandpa acorde. Ele possui uma habilidade que permite os outros 3 assassinos a ver a aura dos sobreviventes que estão se mexendo.

Para isso, os assassinos devem colher sangue (das vítimas ou de baldes), e alimentar o Grandpa. São 5 níveis que compoem a habilidade do avô.

Quanto mais sangue você der para o avô, mas o nível cresce. E, a cada nível, o range de detectação aumenta. Até chegar no nível 5 onde, mesmo parado, o sobrevivente é detectado.

No entanto, sobreviventes podem desabilitar o Grandpa se tiverem um osso. Mas isso vai causar a exposição da sua posição para os demais assassinos.

Nenhum assassino pode ser morto por um sobrevivente. Então sinta-se a vontade para jogar de assassino, sabendo que nada irá te eliminar da partida.

No início da partida, o Hitchhiker deve ligar os geradores externos. Quando a partida começa, eles estão desligados. O que significa que os sobreviventes conseguem escapar facilmente caso os assassinos não monitorem os geradores.

Review

O jogo está incrível. Os gráficos e iluminação estão excelentes, e a dinâmica do jogo é muito divertida.

Ele se difere de outros jogos de terror assimétricos, porque ele tem variedade. Existem diversas possibilidades de gameplay, diversas formas de escapar.

Isso torna o jogo nada monótono. E te faz querer iniciar uma partida logo após o fim de outra.

Os dois mapas liberados na versão teste são a Family House, e a Slaughter House. E ambas são igualmente incríveis e possuem diversas áreas para se explorar.

Mais 2 assassinos e novos mapas já foram divulgados, e estarão disponíveis no lançamento oficial do jogo.

Algo interessante é que cada jogador vai escolher um personagem para jogar, sem que outro consiga pegar o mesmo. Isso porque cada personagem tem uma habilidade diferente que se complementa.

Como mencionado, a chave para escapar ou matar todas as vítimas é a comunicação. Os dois times estão bem equilibrados, e basicamente ganhará aquele que se comunicar melhor.

O jogo é bem estruturado e cheio de detalhes. O mapa é enorme, e a ideia de terror é facilmente transmitida aqui. Todo o ambiente dos mapas te traz de volta aos filmes, e te coloca em uma situação de desespero.

Imagina você destrancando um portão de saída para não fazer barulho, quando percebe que um assassino está bem atrás de você… é muita adrenalina!

Em relação a bugs, quase não há. O jogo já parece estar pronto, e nem parece ser a versão beta.

A equipe do Otageek agradece a oportunidade de testar o jogo, e recomenda para todos os fãs de slasher e terror.

O jogo será lançado dia 18 de agosto de 2023. Os valores de preço do game ainda não foram divulgados. O jogo vai estar disponível na Steam, PS5, PS4 e XBox One. Inclusive, estará disponível de graça no GamePass do Xbox.

Confira o trailer oficial do jogo:

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Ricardo Borges
Ricardo Borges

Graduando em jornalismo, 19 anos. Uberlândia, MInas Gerais.

Artigos: 35
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] The Texas Chainsaw Massacre | Game Beta Review […]