Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Projeto Paradiso lança curso online gratuito sobre curadoria e distribuição audiovisual para estudantes
O Projeto Paradiso lançada nessa quarta-feira (22), o novo curso “Do filme ao público: estratégias de curadoria e distribuição”, que integra o programa Paradiso Multiplica. A formação, idealizada e lecionada pelas distribuidoras Silvia Cruz e Alessandra Boulos, da Vitrine Filmes, com pós-graduação em curadoria da espanhola Elías Querejeta Zine Eskola, é voltada para estudantes de ensino técnico ou superior de audiovisual.
No total, serão 15 vagas, sendo que cinco serão destinadas a estudantes de instituições educacionais parceiras do Projeto Paradiso. As inscrições vão até o dia 30 de setembro e devem ser feitas neste link .
Dez estudantes serão selecionados para participar das aulas, que acontecerão entre os dias 25 e 29 de outubro, das 10h às 11h30. Para concorrer a uma das vagas, os alunos devem ter interesse na área de curadoria e distribuição e, preferencialmente, cursar o último ano e ter experiência profissional anterior. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar o comprovante de matrícula, um breve currículo e uma carta de interesse.
O resultado da seleção será publicado no site e nas redes sociais do Projeto Paradiso no dia 12 de outubro. As informações sobre a ementa do curso podem ser consultadas aqui .
Leia também:
- Drama norueguês “Nossas Crianças”, exibido no festival de Veneza, estreia nesta sexta-feira (24/09), no streaming da Supo Mungam Plus
- Rocky Spirit | O maior festival de cinema ao ar livre do Brasil agora também é “O menor festival de cinema ao ar livre do mundo”
- 7 filmes que misturam atuação e animação.
As mentoras do curso são Silvia Cruz, fundadora da Vitrine Filmes, que atua na distribuição de filmes independentes brasileiros e já levou aos cinemas mais de 150 títulos, e Alessandra Boulos, produtora de lançamentos e diretora de produção dos longas-metragens produzidos pela Vitrine Filmes em sua filial espanhola. Em 2019, Silvia e Alessandra receberam bolsas do Projeto Paradiso para cursar o master em Curadoria Cinematográfica da Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián, na Espanha.
“A distribuição é um elo da cadeia audiovisual que carece de oportunidades de formação no Brasil, e Alessandra e Silvia contam não só com uma experiência profissional de ponta, mas também especialização em um dos cursos mais interessantes da área na Europa, na Elías Querejeta Zine Eskola. Agora, elas têm a chance de compartilhar esse conhecimento. Essa é a missão do Paradiso Multiplica: oferecer oportunidades para difundir, cada vez mais, as informações e qualificar novos talentos para o mercado”, comemora Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Sendo um ótimo local para aqueles que querem se desenvolver no na área de audiovisual.
Confira também: