Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Por que você deveria reassistir Attack on Titan do começo
O episódio final da primeira metade da última temporada (ufa) de Attack on Titan foi ao ar no último domingo, 28\03.
Attack on Titan
Ano: 2013 – presente
Direção: Tetsuro Akari (1ª e 3ª temporada), Masashi Koizuka (2ª e 3ª temporada), Jun Shishido e Yuichiro Hayashi(4ª temporada)
Estúdio: Wit Studio (1ª,2ª,3ª temporada), Production IG (1ª temporada), MAPPA (4ª temporada)Baseado no mangá de Hajime Isayama
Era possível deduzir que a temporada seria dividida em duas, considerando o tanto de conteúdo do mangá que ainda precisa ser adaptado para as telas. Além disso, quem é fã sabe que a história não seria finalizada tão facilmente e já está acostumado a esperar.
A produção do anime, que começou em abril de 2013, teve diversos problemas. Chegou a passar por 3 estúdios e teve um espaço de 4 anos entre a primeira e a segunda temporada.
Anime possui diversas camadas
O motivo pelo qual você deve assistir Attack on Titan do começo é muito simples: o anime é tão multifacetado que assisti-lo pela segunda vez é quase como assistir a uma outra história.
Quando assistimos pela primeira vez, todo o nosso foco e atenção é voltado para o terror absoluto causado pelos Titãs. Também nos perdemos nos vários mistérios labirínticos que são apresentados pela trama. As respostas tardam tanto a chegar que nem sempre somos capazes de fazer sentido delas quando chegam.
Os monstros, cuja única razão de existir é consumir os seres humanos, deixam o espectador de primeira viagem completamente chocado. Eles protagonizam cenas de morte e destruição que só podem ser descritas como sádicas e agoniantes.
Somos bombardeados com diálogos e informações (que nunca sabemos se são reais ou não, dependendo de onde elas vem) e com um mundo complexo que, sem o contexto apresentado depois, fica muito difícil de acompanhar.
Alguns dos episódios mais confusos da segunda temporada, por exemplo, são o 9 e o 10, que mostram o background de Ymir, assim como conversas entre ela, Reiner e Berthold sobre sua terra natal, Marley, da qual ainda não tínhamos nenhuma informação.
Leia Também:
No meio dessa confusão toda, acabamos perdendo muitos detalhes: o desenvolvimento dos personagens, a profundidade da interação entre eles e até o fato de que a atitude de alguns deles denuncia quais eram suas intenções desde o começo.
Além de tudo, não percebemos tão claramente como as questões políticas têm um peso central na narrativa e também perdemos de vista um tanto da genialidade da obra e como Isayama pensou em diversas minúcias importantes desde o princípio.
O nome do primeiro capítulo (Para Você, Após Dois Mil Anos), o sonho com sua mãe sendo devorada e a reação de Eren ao ver Hannes e os outros soldados bebendo não são exagerados, nem tampouco coincidências bizarras. Tudo isso se deve ao fato de sua conexão com “a coordenada”.
Da mesma forma, o comentário de Armin sobre a possibilidade da muralha ser invadida está relacionado a isso. Eles sabiam, mesmo que inconscientemente, que a cidade seria destruída naquele dia.
Estando munido de mais informações e desmistificando um pouco as atrocidades dos titãs, é possível compreender muito mais vários acontecimentos e diálogos entre os personagens. Também é possível entender exatamente onde as coisas aconteceram.
Um bom teste para perceber o quanto ter mais conhecimento sobre os detalhes da obra mudam seu entendimento sobre ela é assistir a algumas das aberturas e encerramentos do anime. Principalmente esse encerramento aqui, que deixou muita gente perturbada:
Aos poucos, a série vai nos guiando e fazendo-nos entender que a história é muito mais profunda do que um conflito de homem x monstro ou, até mesmo, heróis x vilões. Somos expostos à brutal diferença entre ter titãs, humanos sem face e uma nação inserida em um contexto histórico como inimigos.
Essa é a lição que fica: Attack on Titan é um anime com diversas camadas. É possível descobrir e se deliciar com novos detalhes a cada vez que se reassiste a obra. E é por isso que ela merece ser assistida por pelo menos uma segunda vez.
Você pode assistir a todos os episódios da série e muitos outros animes pela Crunchyroll! E conte pra gente o que achou deles… quem sabe não inserimos também a nossa crítica do seu anime preferido.
[…] Por que você deveria reassistir Attack on Titan do começo […]
[…] Por que você deveria reassistir Attack on Titan do começo […]
[…] Por que você deveria reassistir Attack on Titan do começo […]