Os animes mais bem avaliados das temporadas de 2020 (Parte 1)

Animes de 2020 que você não pode deixar de assistir, de acordo com as notas do My Anime List

Confira o Top 3 dos animes mais bem avaliados de cada temporada deste ano que você não pode deixar de assistir (ou até mesmo re-assistir), de acordo com o MAL.

Aviso: esta lista não considerará sequências

Temporada Winter (verão)

Apesar das dificuldades que se seguiriam nos próximos meses, o ano de 2020 começou com ótimas estreias.

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! 8.17

Gênero: aventura, comédia, escolar, seinen

Sinopse: A história acompanha uma energética, habilidosa e exploradora Asakusa, uma ambiciosa Kanamori e a mais nova amiga das duas, Misuzaki, uma garota rica que deseja se libertar das obrigações familiares e seguir o próprio caminho. Cada uma delas possui suas próprias aspirações e sonhos, mas se unem de uma forma inesperada para realizar um projeto em comum: fazer um anime.

Kanamori, Asakusa e Misuzaki em seu fantástico mundo de imaginação e criação.
Eizouken é uma carta de amor aos criadores e sonhadores

É bom ver um anime tão diferente como Eizouken recebendo destaque na mídia e aceitação do público. Desde o estilo de arte, que mantêm os traços originais do mangá, até a forma de narrativa, o espectador é apresentado á uma história inovadora e cativante.

O anime é um prato cheio para quem gosta de acompanhar as dificuldades e processos de produção de uma animação, regados com um tanto de psicodelia, que ilustra lindamente o processo das personagens conceitualizando suas ideias e viajando dentro de seus desenhos.

Eizouken
Eizouken

O segundo trailer oficial possui uma música ao mesmo tempo envolvente, animada e psicodélica, combinado com belas imagens do mundo do anime e uma rápida mas bem feita apresentação das personagens principais. Essa é uma boa apresentação da obra, transmitindo muito bem a “vibe” do anime.

Dados técnicos: A obra é baseada no mangá que ainda está em lançamento e conta com 5 volumes lançados, escritos e desenhados por Sumito Ōwara. O anime é dirigido por Masaaki Yuasa (Devilman crybaby, Japan Sinks: 2020, Lu over the wall) e produzido pelo estúdio Science SARU, distribuído pela crunchyroll.

Em 5 de abril deste ano, uma minissérie de seis episódios foi lançada pela MBS. Em 25 de setembro, um filme live action foi lançado como sequência da minissérie.

Dorohedoro 8.11

Gênero: Terror, ação, comédia, magia, fantasia, seinen

Sinopse: Dorohedoro acompanha o protagonista Kaiman, um homem habitante de um lugar conhecido como “Hole”, que acordou um dia sem memórias e com uma cabeça de lagarto.

Leia também:

Seguimos o protagonista Kaiman, sua amiga Nikaido e mais uma série de personagens peculiares por um mundo caótico e pós apocalíptico. Eles são envolvidos em diversas tramas e mistérios e lutam contra feiticeiros que vem de um outro mundo através de portais, em busca de pistas sobre o que pode ter acontecido com Kaiman e sua cabeça perdida.

Kaiman e Nikaido se aventurando pelo mundo deles, o "Hole"
Dorohedoro é cheio de personagens multifacetados e envolventes. E potencialmente psicóticos.

Dorohedoro foi definitivamente um dos, se não “o” meu anime preferido deste ano. Assim como Eizouken, senti como se estivesse assistindo algo realmente novo, só que dessa vez completamente bizarro. As regras do mundo nos deixam confusos num primeiro momento, mas a cada episódio pelo menos algumas peças vão se encaixando, apesar de várias outras não. Isso cria um ar de mistério constante que nos instiga a continuar assistindo.

Kaiman engolindo a cabeça de um Feiticeiro
Kaiman procurando por sua cabeça perdida.

Apesar de termos um par de protagonistas, creio que posso dizer que até agora não temos vilões ou heróis na história. Todos os personagens possuem uma moral extremamente cinzenta, fazendo o que for necessário para alcançar seus próprios objetivos e proteger seus companheiros.

Dorohedoro
Dorohedoro

Dados técnicos: Baseado no mangá já finalizado com 23 volumes de autoria e ilustração de Q Hayashida. O anime é dirigido por Yuichiro Hayashi (Attack on Titan: The Final Season, Kakegurui), produzido pelo estúdio MAPPA e pode ser assistido pela Netflix.

Id: Invaded 7.92

Gênero: Mistério, investigação policial, ficção científica, drama psicológico

Sinopse: Uma nova tecnologia conhecida como “ID well” ou “O Poço”, que permite explorar o inconsciente das pessoas foi descoberta. Apenas o esquadrão especializado da polícia, Kura, tem permissão para utilizar essa ferramenta, com o intuito de resolver crimes de serial killers que andam aparecendo cada vez com mais frequência nos últimos tempos.

Poster de ID: Invaded, com Sakaido com seus membros fragmentados
ID:invaded nos convida a encaixar os mistérios do mundo junto com os personagens.

Para explorar, entender e resolver esse mundo que é o inconsciente de um indivíduo, o protagonista Narihisago Akihito deve assumir a identidade de Sakaido, O Detetive Brilhante. O acompanhamos entrando No Poço, perdendo suas memórias e senso de identidade ao assumir uma nova e tentando resolver os enigmas do mundo. O assassinato de Kaeru-chan, uma misteriosa existência que aparece morta em todos os poços, é fundamental para a resolução dos casos.

Sakaido e Kaeru-chan em um pacífico ID weel
Sakaido e uma rara imagem de Kaeru-chan viva.

Mais um ótimo anime de mistério nessa temporada. Demoramos um tempo para compreender o funcionamento do ID weel. Porém, é tão intrigante assistir o inconsciente traduzido em mundo e a forma como o que ocorre lá dentro afeta o mundo exterior e vice versa que acabamos enredados na história, apesar dos momentos confusos.

O primeiro episódio é uma ótima apresentação da história e nos prende rapidamente à narrativa, nos mostrando Sakaido despertando sem memórias em um mundo fragmentado. Somos então levados a tentar fazer sentido daquele ambiente estranho junto com ele. Algumas cenas desse episódio podem ser vistas no primeiro trailer oficial:

Dados técnicos: Anime original dirigido por Ei Aoki (Fate\Zero, Re: Creators, Aldnoah.Zero), produzido pelo estúdio NAZ e pode ser assistido pela Funimation.

Temporada Spring (outono)

No ápice da primeira onda da pandemia, tivemos ótimas histórias para nos manter distraídos e seguros em casa.

Kakushigoto (TV) 8.03

Gênero: slice of life, comédia, shounen

Sinopse: O anime conta a história de um mangaká e pai solteiro, Kakushi Goto, com uma certa fama por suas obras de conteúdo adulto, enquanto ele tenta criar sua pequena filha, Hime, fazendo todas as loucuras necessárias para a preservar de informações e detalhes sobre seu maior segredo, a natureza de seu trabalho.

Hime e Goto se observando, cercados por objetos significativos em suas vidas diárias.
Hime, Goto e todo o afeto entre eles.

Por debaixo das camadas de slice of life e comédia, Kakushigoto aborda também temas mais profundos como o luto, as pressões de trabalhar como mangaká no japão, arrependimento, solidão. As transições entre os tons de comédia e drama que ocorrem tanto episodicamente quanto no decorrer da série são muito bem trabalhadas.

Em algum momento de cada episódio vemos Hime adulta, descobrindo coisas sobre o passado, mas nunca vemos Goto, o que gera um enigma sobre o destino dos personagens que só é revelado no final da história.

Hime abrindo o armazem de seu pai, descobrindo o segredo dele.
Hime sendo exposta ao segredo de seu pai.

Dados técnicos: Baseado no mangá escrito e ilustrado por Koji Kumeta, finalizado esse ano. O anime é dirigido por Yūta Murano (Bokura no Nanokakan Sensou, Brave Beats, Dream Festival! ), produzido pelo estúdio Ajai-do Animation Works e pode ser assistido pela Funimation.

Kami no Tou 7.72

Gêneros: ação, aventura, mistério, drama, fantasia

Sinopse: Tudo o que Ban sempre conheceu foi a segurança escura da caverna onde nasceu, e Rachel, a luz que aquecia seus dias. Mas um dia Rachel decidiu deixá-lo sem aviso e seguir em uma jornada por um mundo desconhecido e cheio de perigos, A Torre de Deus (Kami no Tou), com o objetivo de ver as estrelas.

Leia também:

Se sentindo só e sem alternativas, Ban se vê compelido a procurar por Rachel, passando por desafios que ficam cada vez mais perigosos a cada nível novo da Torre, para que possam estar juntos mais uma vez.

Ban e Rachel na frente da Torre de Deus
Ban e Rachel na entrada da Torre, dispostos a sacrificar tudo pelo o que desejam.

Adaptação muito aguardada pelos fãs, Kami no Tou dá início ao que parece que será uma nova onda de adaptações de webtoons (quadrinhos coreanos). E é um bom início. Ver o protagonista Ban, crescendo de um garoto gentil porém totalmente dependente dos outros e da sorte e se desenvolvendo através de determinação em alguém forte, com personalidade e novos objetivos é cativante.

Tudo isso enquanto somos expostos a toda a trama e enigmas envolvendo a torre e os outros personagens a que somos apresentados e o motivo de cada um para se disporem a cumprirem as tarefas mortais necessárias para subir os níveis da torre.

Ban e Rachel na caverna onde Ban nasceu
Ban e Rachel juntos na caverna, antes das aventuras na Torre

Dados técnicos: Baseado no webtoon escrito e ilustrado por Lee Jong-hui, ainda em lançamento. A série foi dirigida por Takashi Sano (Sengoku Basara: Judge End, Transformers Superlink) com Hirokazu Hanai como co-diretor e produzida pela Telecom Animation Film em parceria com a Aniplex. Pode ser assistida pela crunchyroll.

Fugou Keiji: Balance: Unlimited 7.60

Gênero: mistério, comédia, investigação policial

Sinopse: Acompanhamos a história de um extremamente rico e influente Daisuke Kambe, um detetive que decide trabalhar na Unidade de assuntos de crimes modernos no Japão, utilizando métodos questionáveis e uma quantidade esbaldante de dinheiro para resolver os casos em que trabalha.

Lá, ele acaba se tornando parceiro de Haru Kato, um detetive com forte senso de justiça e moralidade. Seguimos as aventuras desses dois personagens com métodos tão diferentes tentando trabalhar juntos.

Poster de Balanced:Unlimited com Daisuke, Haru e outros personagens
Os cativantes e “badass” personagens de Balance:Unlimited

Balanced: Unlimited é um anime recheado de ação e exageros que só o acesso a uma quantia absurda de dinheiro poderiam proporcionar. Daisuke é um desses personagens “cool” e “badass” que são extremamente divertidos de assistir e a interação sempre contrastante dele com Haru enquanto eles tentam resolver crimes é interessante e rende boas risadas. Além disso, os personagens da divisão x são todos carismáticos.

Daisuke Kambe posando na frente de um carro
Daisuke Kambe

Apesar de ter lançado oficialmente nessa temporada, Balanced: Unlimited foi um dos animes que teve a produção interrompida por causa da pandemia, lançando apenas dois episódios e só retornando em 24 de setembro.

Balanced: Unlimited

Dados técnicos: Anime original dirigido por Tomohiko Itō (Boku dake ga Inai Machi, Seikimatsu Occult Gakuin, Gin no Saji) e produzido pelo estúdio CloverWorks.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
H1za

Eizouken ni wa Te wo Dasu na! foi o meu melhor achado do ano!! Vou ter que dar uma olhada em Kakushigoto.