Muito além da cozinha: Os temas retratados em o urso que merecem atenção!

Já disponível com exclusividade no Star+, a segunda temporada da série continua acompanhando seus personagens aprendendo a lidar com as próprias emoções

Aclamada pela crítica mundial, a 2ª temporada de O Urso já está entre nós! Produzida pela FX Productions, os novos episódios da série estão disponíveis no Brasil exclusivamente no Star+ e acompanham Carmy (Jeremy Allen White), Sydney Adamu (Ayo Edebiri) e Richard “Richie” Jerimovich (Ebon Moss-Bachrach) trabalhando para levar sua lanchonete ao próximo nível. Durante a reforma, cada um deles passa por um processo de transformação pessoal no qual são forçados a confrontar seus respectivos passados e decidir quem serão no futuro.

Além de White, Edebiri e Moss-Bachrach, a nova temporada composta de 10 episódios, de 30 minutos cada um, é estrelada por Abby Elliott, Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas e Matty Matheson, com Edwin Lee Gibson, Oliver Platt e Molly Gordon, e leva a assinatura de Christopher Storer.

Desde seu primeiro episódio da primeira temporada, O Urso retrata temas mais profundos, como saúde mental, que vão muito além da cozinha. Confira!

O luto silencioso

O Urso luto silencioso

Apesar da recente perda de Mike (Jon Bernthal), seu irmão, este não é o primeiro luto que Carmy enfrenta. Quando o mais velho resolve o excluir dos negócios da família, eles perdem uma importante conexão e o cozinheiro se sente deixado de lado por aquele que era seu exemplo. Ele decide se “vingar” e provar seu talento, indo trabalhar com os melhores chefs do mundo e acaba se tornando um deles.

Com o suicídio do irmão, a dor da perda que já existia, bate diferente em Carmy, que não aceita que ele se foi sem nem se despedir. O jovem se vê completamente sozinho e perdido, e prefere se isolar mais ainda de seus outros familiares, tentando lidar sozinho com sua dor.

A ansiedade em sua forma mais crua

Sendo um ambiente considerado estressante por si só, a cozinha da lanchonete é quase mais um personagem da série. É nela que vemos, através de panelas de pressão, banheiros explodindo e até mesmo balas perdidas nas janelas, as emoções dos personagens a flor da pele.

A ansiedade representada na série pode ser vista em detalhes e de formas diferentes entre seus protagonistas. Carmy, por exemplo, diversas vezes tem dificuldades em respirar e em muitas noites, após pesadelos quase que diários, acorda gritando. Já em Sydney, suas crises de ansiedade se dão durante a noite, em suas insônias diárias.

É importante falar sobre suas emoções

Durante os últimos anos, temos cada vez mais espaços para falar abertamente sobre saúde mental. Considerada a doença do século, a depressão está cada vez mais presente na vida das pessoas, em sua maioria em homens, já que são criados em um discurso de que “meninos não podem chorar”. O Urso traz de forma sutil, mas clara, a mensagem de que tudo bem falar sobre suas emoções e que isso não é um sinal de fraqueza, e sim uma necessidade humana básica.

Quando Mike morre, Carmy e Richard são os que mais têm dificuldade em aceitar sua partida, visto que ambos não conseguem falar sobre seus sentimentos. Richard, por exemplo, mostra que a única maneira que sabe enfrentar seus problemas é através da violência, como lhe foi ensinado. Já Carmy, no decorrer dos episódios, começa entender que falar sobre suas emoções é metade do caminho para resolver seus problemas e, apesar de não ser alcóolatra, decide começar a frequentar os alcóolicos anônimos, como uma forma de terapia.

Abuso psicológico no ambiente de trabalho

Durante os episódios da primeira temporada, podemos acompanhar em flashbacks a rotina de trabalho no antigo emprego de Carmy, um ambiente tóxico e hostil, com um chef que humilhava seus funcionários.

Como forma de redenção, ao assumir o ‘The Original Beef de Chicago’, restaurante de seu irmão, Carmy faz de tudo para tratar os funcionários diferente da forma que era tratado em sua experiencia anterior, tentando interromper o ciclo de abusos. E mesmo se policiando ao máximo, em certo momento o jovem acaba explodindo com todos, fazendo até mesmo com que dois de seus funcionários peçam demissão.

A primeira e segunda temporada de O Urso estão disponíveis exclusivamente no Star+.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 816
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários