Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow
Apesar de situações incomuns, chegamos novamente em julho, o que significa que estamos quase no dia internacional do rock, que acontece em 13 de julho. Então aumente o volume, porque o rock n’ roll não foi feito para ser ouvido baixo.
Assim, para comemorar a data, teremos uma programação que começa hoje e vai até o dia 13 com textos incríveis sobre o tema. E vamos começar com um dedicado aos roqueiros leitores, que amam ver referências de suas músicas preferidas ou conhecer histórias por trás dos bastidores das melhores bandas.
Para isso, separamos uma lista com 10 livros que provavelmente conquistará qualquer fã de rock. Lembrando que vamos começar com romances que envolvem o tema de alguma forma e terminaremos com livros que são biográficos.
1. A Playlist de Hayden
Sam acaba de perder seu melhor amigo Hayden, que cometeu suicídio. E, ao ser fortemente afetado pelo acontecimento, Sam decide tentar entender o que levou seu amigo a por fim à própria vida. Para isso, o menino relembra momentos da vida de Hayden, assim refletindo sobre o passado e descobrindo os segredos que o amigo escondia.
Mas o diferencial do livro escrito por Michelle Falkoff está nas músicas. No decorrer da trama, Sam encontra uma playlist deixada por Hayden, e a usa para compreender melhor o amigo. Assim, cada capítulo começa com uma música, que no decorrer do mesmo irá se encaixar com a situação vivida ou lembrada pelos garotos.
O livro, além de emocionante, serve para nos lembrar como a música e o rock n’ roll são principalmente um meio de se expressar, onde podemos nos conectar com uma mensagem com a qual nos identifiquemos, e nos sentirmos um pouco menos sozinhos no mundo.
2. Se Eu Ficar & Para Onde Ela Foi
Aqui se encaixa a dupla de livros da autora Gayle Forman. E muitos podem conhecer o primeiro título, Se Eu Ficar, por sua adpatação cinematográfica. Porém, o que é desconhecido é que este possui uma continuação (que nunca ganhou filme), Para Onde Ela Foi.
O primeiro livro é narrado do ponto de vista de Mia, uma musicista clássica criada por uma família de roqueiros. Além de se sentir um peixe fora d’água, ao crescer se vê apaixonada (e namorando) um rapaz em uma banda de rock, Adam. Porém, ao sofrer um acidente de carro e perder sua família, acompanhamos o drama da menina, quando depois de entrar em coma, tem que escolher entre continuar vivendo ou partir.
E Para Onde Ela Foi é tão bom ou até melhor do que o primeiro, dessa vez sendo narrado por Adam, agora parte de uma banda famosa mundialmente, reflete sobre seu presente enquanto relembra o passado. Além disso, todo início de capítulo conta com um verso de uma música de sua banda (fictícia), que nos ajuda a entender como o rapaz está se sentindo ou o que passa por sua cabeça.
O mais triste quanto ao fato do segundo livro não ser adaptado é pensar nas músicas que estamos perdendo, pois o filme Se Eu Ficar gravou algumas das músicas de Adam apresentadas na primeira parte da história, e ficaram incríveis (você pode ouvir clicando aqui!). É mais uma daquelas bandas maravilhosas que só existem nos filmes.
3. Ela Prefere Finais Felizes
Dessa vez temos um incrível romance nacional, escrito por Ricardo Coiro. O livro conta a história de Leco, um gaúcho que sonha em ser músico e um dia tocar com seus ídolos, os Engenheiros do Hawaii, e de Laila, uma veterinária paulistana que não liga muito para música.
Para seguir seu sonho, Leco se muda para São Paulo com quase nada no bolso, até que o acaso cruza seu caminho com o de Laila. E Leco fica maravilhado ao ver que a moça possui o mesmo nome da música do Eric Clapton.
Assim, Ela Prefere Finais Felizes segue um romance gostoso de ler, além de que, para os paulistas, podemos vê-los em lugares familiares da cidade, o que faz com que nos sintamos em casa. Por fim, fala sobre a perseverança para seguir seus sonhos e também de alguns assuntos mais sérios, como vícios e deficiências.
Mas o melhor é a incrível trilha sonora, sendo as músicas tocadas pela banda de Leco, ou as que o rapaz lembra ou ouve durante seus dias. Uma bela mistura de rock brasileiro e internacional, que deixa qualquer fã de rock muito feliz.
4. Suzy, Led Zeppelin & Eu
Um livrinho curto, escrito pelo escocês Martin Miller, que nos traz um retrato de como foi crescer nos anos 70 bem no apogeu das clássicas bandas de rock. Assim, acompanhamos sua própria história, enquanto o próprio autor, agora adulto, reconta sua vida quando, aos 15 anos, era apaixonado por uma garota chamada Suzy e via o Led Zeppelin simplesmente como a coisa mais fantástica do universo.
Suzy, Led Zeppelin & Eu, é um livro leve e engraçado, que nos faz reconhecer os problemas da adolescência que não tem data de expiração, uma vez que ainda os vivemos 40 anos depois. E que nos leva em uma viagem pela cultura do Reino Unido nos anos de 1970, para podermos ver como era conhecer o grande Led Zeppelin (e outras bandas) aos olhos de quem os viu surgir.
5. Meninos em Fúria
E da Escócia voltamos ao Brasil, com o livro biográfico Meninos em Fúria, escrito por Marcelo Rubens Paiva e Clemente Nascimento (da banda Inocentes). Esta obra nos guia de modo muito prático através da década de 80, uma época em que o Brasil estava saindo de vez da Ditadura Militar e uma bagunça se instaurava enquanto o país se reabria politicamente.
Graças à situação política, os jovens procuravam um meio de se expressar, e encontraram isso no Punk, que chegava da Europa aos poucos. Meninos em Fúria nos conta em primeira mão como foi o cenário Punk, principalmente em São Paulo, e como eles abriram caminho para as grandes bandas nacionais dos anos 80 que ficaram marcadas até hoje.
6. Pra Ser Sincero
O livro Pra Ser Sincero foi escrito por Humberto Gessinger, e conta a história da famosa banda Engenheiros do Hawaii, montada em 1985, no mesmo dia da primeira edição do Rock in Rio.
Gessinger conta um pouco de si mesmo, a história da banda, junto a curiosidades e também comenta várias de suas composições. Em uma época onde o grande eixo de bandas era em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, esses gaúchos tiveram que se virar para chamar a atenção do resto do país, apesar de nunca esquecerem suas raízes.
7. Rita Lee: Uma Autobiografia
Sem segredos aqui, o próprio título já diz tudo.
Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, um cenário onde poucas mulheres subiam no palco. Neste livro, conhecemos as histórias por trás da figura. Narrados por uma Rita já mais velha, memórias se misturam, e ela não tem vergonha de nos contar nada. E tudo isso rende a sensação de que estamos realmente em uma conversa com a cantora, apenas ouvindo-a nos contar sobre sua vida.
Uma das figuras mais conhecidas do rock brasileiro, autêntica em tudo: vale muito a pena conhecer sua história.
8. As Raízes do Rock
Este livro escrito por Florent Mazzoleni é quase uma enciclopédia, cheia de fatos e imagens. E é ótimo para podermos conhecer tudo por trás desse gênero musical tão famoso. Mazzoleni volta quase ao início do século para nos mostrar as mais profundas raízes, nos mostrando como o rock surgiu a partir de outros estilos, que eram majoritariamente tocados pela comunidade negra nos Estados Unidos.
Além disso, podemos ver o surgimento de diversos artistas que deixaram suas músicas marcadas eternamente na história.
9. Mulheres do Rock
Esse recente lançamento da editora Belas Letras é, primeiramente, lindo. Com ilustrações de tirar o fôlego ele nos conta em capítulos curtos as tragetórias das mulheres que maracaram o rock n’ roll.
Nomes como Janis Joplin, Amy Waynehouse, Patti Smith, Joan Jett, entre outras. Vale muito a pena conhecer suas histórias, além de que o livro conta com uma playlist incrível, para que ninguém tenha desculpas para não conhecer essas mulheres incríveis.
10. Kurt Cobain: Diários
Por fim, mais um lançamento da Belas Letras, que mais uma vez é uma edição belíssima. Este livro traz uma compilação de diversos diários do vocalista Kurt Cobain, que deixou desenhos e reflexões sobre fama, música e seus fãs.
“Os Diários revelam um artista que amava música, que sabia a história do rock e estava determinado a definir seu lugar na história do rock.”
Bônus: A Década do Rock
A Década do Rock é um livro de fotografias escrito por Mark Weiss, o cara que trabalhou com as principais bandas de rock durante os anos de 1980. Um livro de fotografias e histórias.
Vamos mostrar só a carinha do livro A Década do Rock aqui para deixar todo mundo curioso e com vontade de ler. Pois muito em breve será postado aqui no site uma resenha completa do livro, cheia de detalhes e imagens.
Continue Lendo:
[…] Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow […]
[…] Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow […]
[…] 10 filmes rock and roll para sentir a música […]
[…] 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow […]
[…] Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow – Otageek […]
[…] ou outro texto na manga. Já fizemos as listas dos filmes sobre rock n’ roll e também a dos livros, então não podíamos deixar de completar essa trindade e falar agora das séries mais rock and […]
[…] Continuando nossa programação do mês do rock, hoje dedicamos o conteúdo aos roqueiros cinéfilos. Então, separamos 10 filmes rock and roll para assistir esse mês! E se você não conferiu nossa primeira lista com 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow, é só clicar aqui! […]
[…] Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow […]
[…] Mês do Rock | 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow […]
Inclui aí o “você precisa perder a cabeça na cidade do rock”, da Editora Viseu