Mês do Rock | 10 filmes rock and roll para sentir a música11 minutos

Continuando nossa programação do mês do rock, hoje dedicamos o conteúdo aos roqueiros cinéfilos. Então, separamos 10 filmes rock and roll para assistir esse mês! E se você não conferiu nossa primeira lista com 10 livros para quem ama esse tal de Roque Enrow, é só clicar aqui!

E deixando aqui avisado, nesta lista não incluiremos filmes biográficos ou documentais de bandas ou artistas, pois estes mereciam uma lista exclusiva para eles.

Bill & Ted (1989, 1991, 2020)

Bill e Ted fazendo a guitarra aérea - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

Essa dupla de idiotas interpretada por Keanu Reeves e Alex Winter já ganhou três filmes, cada um melhor e mais louco que o outro. E todos giram em torno da Wild Stallions, banda de Bill e Ted, misturando música e viagens no tempo.

A comédia do filme é tão única quanto seus personagens, além de que a trama é uma viagem após a outra, envolvendo figuras históricas, a Morte e até mesmo Deus e o Diabo.

Apesar disso, o enredo coloca em prática o sonho de todos os músicos de causar um impacto no mundo, visto que a música dos Wild Stallions literalmente moldou a sociedade do futuro ao modo que ela é. Se você se interessar, pode descobrir mais detalhes sobre essa trilogia em Bill & Ted: Encare a Música (2020).

Quanto mais idiota, melhor (1992)

Os amigos Wayne e Garth, interpretados por Mike Myers e Dana Carvey, produzem um programava de TV no porão dos pais de Wayne. Entretanto, quando eles vendem os direitos do programa por uma fortuna, as coisas começam a mudar.

Muitas coisas acontecem a partir desse ponto, o que inclui o esforço de Garth e Wayne para manter o antigo programa como era (já que os novos donos pretendem mudar o estilo) e recuperar a namorada de Wayne.

O filme ficou muito famoso pela cena em que os amigos cantam Bohemian Rapsody, que chegou até a ser assistida e aprovada pelo próprio Freddie Mercury. Além dessa, o longa possui uma trilha sonora cheia de clássicos do rock e inúmeras referências durante seu desenrolar.

Empire Records (1995)

Personagens de Empire Records sentados no telhado da loja - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

Este filme de 1995 mostra um dia da vida dos funcionários da Empire Records, uma loja de discos que está prestes a ser comprada por uma grande companhia. O filme também é conhecido pelos títulos “Império de Discos, uma loja muito louca” e “Sexo, Rock e Confusão”.

E consegue nos prender do início ao fim em seus 100 minutos. Somos apresentados a personagens reais e engraçados, cada um dedicando seu tempo a resolver seus próprios problemas, que são os mais variados. Temos complicações românticas, crises de identidade e até mesmo um menino que está tentando assaltar a loja.

Enfim, Empire Records tem em seu elenco Liv Tyler e Renee Zillweger e é recheado de músicas de ponta a ponta.

The Wonders (1996)

Banda do filme The Wonders entrando em um ônibus - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

The Wonders é uma produção escrita e dirigida por Tom Hanks (que também atua em um papel secundário). Ela acompanha a trajetória da banda de rock The Wonders em 1960, quando ficaram famosos do dia para a noite por conta de um único hit.

Liv Tyler e Steve Tyler - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

O filme traz ótimas músicas e personagens cativantes – destaque aqui para Lenny, interpretado por Steve Zahn, que vale pelo filme todo. Por fim, nos dá uma ideia do cenário musical da época. Até Liv Tyler também aparece por aqui, e para quem não sabe, a atriz é filha de Steve Tyler, vocalista do Aerosmith. A menina parece ter nascido com a paixão do pai pelo rock.

Detroit Rock City (1999)

Banda Kiss com os personagens de Detroit Rock City - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

Hawk, Lex, Trip e Jam estão prestes a viver o melhor dia de suas vidas em 1978, pois à noite haverá um show do Kiss em Detroit. Mas tudo dá errado quando a mãe de Trip queima os ingressos e manda o filho para um internato católico, pois acredita que a banda é coisa do diabo.

Assim, os amigos tem que dar um jeito de arranjar novos ingressos e tirar Trip do internato. As aventuras vividas pelos rapazes durante esse dia são alucinantes, tendo espaço para brigas, romance e muito rock n’ roll.

Detroit Rock City conta com uma trilha sonora incrível e foi produzido pelos próprios integrantes da banda Kiss. Uma ótima adição para sua lista de filmes rock and roll.

Escola de Rock (2003)

Pôster do filme Escola de Rock - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek

Um clássico que marcou nossas infâncias. O fracassado músico Dewey aproveita uma oportunidade para se passar por professor substituto em uma renomada escola particular. Assim, Dewey decide ensinar aos alunos a única coisa que sabe: o rock n’ roll.

Além de termos Jack Black no papel principal, o filme conta com ótimos covers de músicas conhecidas e algumas originais à altura. E acima de tudo, coloca o rock como um instrumento de liberdade e expressão.

Tenacious D (2006)

O que todos os grandes guitarristas do rock têm em comum? Todos usaram a Palheta do Destino! Uma palheta feita de uma lasca de um dos dentes do próprio diabo.

O jovem e sonhador J.B. (Jack Black) sai de casa a fim de seguir as palavras de seu salvador, Dio. Assim, viaja até a Califórnia, onde conhece Kyle, um músico experiente. Juntos eles formam o Tenacious D, estando determinados a encontrar a Palheta do Destino e fazer sucesso com sua banda.

Esse longa já se tornou um clássico e a banda saiu das telas para se tornar real, chegando até mesmo a tocar no palco do Rock in Rio, em 2019. A comédia do filme é típica de Jack Black e ainda conta com a participação de Ronnie James Dio, além de Dave Grohl dando voz a Belzebu.

Across The Universe (2007)

Este musical de 2007 veio para mostrar que os Beatles são muito mais do que músicas leves e românticas, como muitos podem achar. O filme conta a história de Jude e os irmãos Lucy e Max, jovens que vivem nos Estados Unidos dos anos 60, durante a Guerra do Vietnã.

Porém, o ponto forte de Across The Unvierse é o uso de diversas músicas dos Beatles para retratar situações cotidianas, históricas e as emoções de seus personagens. Assim, além de podermos ouvir essas músicas incríveis, a trama nos pega de jeito e nos emociona. Mas, principalmente, permite-nos ter uma visão diferente da que estamos acostumados dos Beatles, uma banda que sobrevive há 50 anos.

Piratas do Rock (2009)

O filme se baseia em fatos reais para contar uma ficção inspirada na história da Rádio Caroline, uma rádio pirata, montada em um navio em alto mar, numa época onde a BBC monopolizava a mídia e menosprezava a nova música que surgia: o rock n’ roll.

Então acompanhamos o funcionamento da rádio pirata, com DJs drogados e bêbados, mas apaixonados por música, que mantêm o som rolando 24 horas por dia. Este integrante da lista filmes rock and roll merece muito estar aqui, pois é uma homenagem àqueles que lutaram pela liberdade de ouvir o que quisessem décadas atrás.

Sing Street (2016)

Banda Sing Street - 10 filmes rock and roll para sentir a música - Otageek
“Rock n’ roll is a risk”

Esse longa irlandês de 2016 conta a história de Conor, um rapaz de 16 anos que vive no subúrbio de Dublin nos anos 80. Cansado da vida pacata e sem perspectiva, Conor decide montar uma banda para impressionar a linda Raphina, uma garota que vive no prédio em frente à sua escola.

Sem saber quase nada sobre música, Conor conta com a ajuda de seu irmão, um jovem perdido na vida adulta, mas apaixonado por rock ‘n roll. Assim, o menino se junta a mais cinco colegas de classe para formar a Sing Street.

O filme nos traz personagens reais e que facilmente nos conquistam. É inspirador vê-los lutar por um sonho e tentar mudar sua tediosa realidade em busca de um futuro mais empolgante. Mas, além de tudo isso, Sing Street conta com músicas incríveis! Os meninos compõem canções originais inspiradas nas grandes bandas da época, como Duran Duran, The Cure, Motorhead, entre outras…

Por fim, para aqueles que se aventurarem a assistir, não se arrependerão e provavelmente se emocionarão com o final.

Bônus: Emo – The Musical (2016)

Ethan com sua guitarra no filme Emo the musical - 10 filmes de rock - Otageek

Ok, talvez esse não seja exatamente um dos filmes rock and roll. Mas ele merece estar aqui como bônus, pois é de um gênero que surgiu como um braço do rock.

Assim, Emo – The Musical conta a história de Ethan, integrante de uma banda emo, que se apaixona por Trinity, uma cantora de música gospel. Apesar do filme não se levar muito a sério, ele demonstra que mesmo os mais diferentes podem encontrar similaridades, chegando até a sugerir que Jesus poderia ter sido emo.

Além disso, possui músicas que ficarão grudadas na sua cabeça por um tempo.

Continue Lendo:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Nathalia Mendes
Artigos: 67
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários