Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Guia: por onde começar a ler Stephen King?
A 75 anos atrás nascia o que hoje se tornou conhecido mundialmente como “Rei do Horror”. Stephen Edwin King, SK para os mais chegados, já publicou mais de 60 livros, isso sem contar os contos, coletâneas e as publicações no pseudônimo de Richard Bachman, como também as diversas adaptações para filmes e séries.
Embora tenha se consagrado no universo do horror, o autor também possui histórias que se enquadram em outros gêneros. São exemplos “À Espera de um Milagre”, que ganhou adaptação protagonizada por Tom Hanks e Michael Clarke; “Novembro de 63”, uma trama sobre viagem no tempo que conta com o assassinato de John F. Kennedy.
O autor conseguiu criar um multiverso dentro de suas obras, de forma que acontecimentos de um livro aparecem em outro. Também há histórias que se conectam, de forma que precisam ser lidas em ordem cronológica.
Até aqui, fica claro a enorme vastidão de obras já escritas por SK, tornando assim difícil selecionar por onde começar a ler as histórias macabras, apaixonantes e profundas do autor. Para isso, separamos 5 livros para conhecer o talento do Rei do Horror. Confira:
Carrie – A Estranha
Consagrada como a primeira publicação do autor, em 1974, o livro já foi adaptado para as telas dos cinemas em dois longas, um de 1976 e outro de 2013.
Na história, acompanhamos a adolescente solitária Carrie, dominada pela mãe religiosa. A garota possui poderes sobrenaturais que irão se tornar uma catástrofe na noite do baile de formatura.
“Carrie” é uma história única, carregada de traços de um autor iniciante, mas que se tornou um dos seus maiores sucessos. Nem o próprio King acreditou na capacidade da obra quando escreveu. O manuscrito foi encontrado no lixo por sua esposa, Tabitha King, que o obrigou a mostrar a um editor. O resultado foi de sucesso.
O Iluminado
Publicado em 1977, o sucesso “O Iluminado”, assim como grande parte das histórias do mestre, também foi adaptado aos cinemas por Stanley Kubrick, em 1980. A história protagonizada por Jack Nicholson se tornou um dos clássicos do cinema de terror.
Na trama, quando Jack Torrance consegue um emprego como zelador no Hotel Overlook, seu filho e esposa o acompanham nessa jornada. Eles passam a morar lá, mas o que não sabem é acerca das forças malignas que rondam o Overlook.
O próprio autor já foi a público relatar que não sente apreço pelo filme de Kubrick, já que muitas mudanças na personalidade do personagem foram feitas. No livro, o Overlook é fogo, no filme é gelo.
Joyland
O incrível “Joyland” é um dos poucos livros do autor que beiram a menos de 400 páginas. Apesar de ser conhecido por escrever calhamaços, aqui a situação é diferente. Em poucas páginas, o autor consegue construir uma história sobre um parque de diversões atormentado por uma jovem assassinada em um dos brinquedos, um homem com um coração partido pela ex-namorada e o destino de uma criança de forma admirável.
O Cemitério
Classificado por muitos leitores como “uma das obras mais assustadoras do mestre”, foi publicado pela primeira vez em 1983. Também ganhou adaptação para os cinemas, mais de uma vez.
Quando o jovem médico se muda para uma pequena cidade no Maine com a família, ele descobre um cemitério localizado num bosque nas proximidades da sua casa. Mas para além daqueles túmulos, há outro cemitério, atormentado por forças malignas que escondem um segredo.
Novembro de 63
O icônico “Novembro de 63” relata a jornada de viagem no tempo de um professor de inglês do Maine, Jake Epping, para deter o assassinato de John F. Kennedy.
A história ganhou adaptação como série para o Hulu em 2016, contando com 8 episódios, e está disponível na HBO Max.
Leia também:
- 60 fatos sobre o Homem-Aranha para celebrar seus 60 anos
- Confira os mangás que serão lançamentos da Panini em setembro
- Crítica | X – A Marca da Morte: o bom e velho slasher está de volta
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]
[…] Guia: por onde começar a ler Stephen King? […]