Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Resenha | Professor de Harvard defende existência de ‘Extraterrestres’
Conheça ‘Extraterrestres’, o livro no qual um professor de Harvard te prova uma possível existência de alienígenas. O livro do Avi Loeb, lançado esse ano pela Intrínseca, traz de forma didática uma possível explicação para o ‘Oumuamua’, um objeto que veio de fora do nosso sistema solar.
Avi Loeb é um israelita, físico teórico, professor de Harvard, fundador de pesquisas sobre buracos negros e eleito pela revista TIME, em 2012, como uma das 25 pessoas mais influentes em relação a pesquisas espaciais.
Durante as primeiras páginas do livro, ele faz uma apresentação – nem um pouco humilde – sobre seus feitos que, de alguma forma, agem como uma comprovação do porquê deveríamos ouvi-lo – motivos bem convincentes, diga-se de passagem.
Entretanto, durante o restante do livro Extraterrestres, Avi Loeb é um guia para os leigos no mundo da astrofísica. Através de paralelos com o dia-a-dia, ele explica como regras e leis da física agem sob o universo e tudo que está nele.
Extraterrestres traz como tema principal o evento – único, segundo o autor- da passagem de um objeto interestelar que veio de fora da nossa galáxia por ela: o ‘Oumuamua’.
A palavra Oumuamua é um termo havaiano que significa “um mensageiro de longe que chega primeiro”. Descoberto em 2017 pelo Pan-STARRS, o ‘Oumuamua’ logo começou a chamar atenção devido a suas características atípicas.
Além de percorrer uma rota inesperada pelo Sol e de ter um tamanho bem maior do que qualquer objeto já observado no sistema solar, o ‘Oumuamua’ ainda tem diversas outras características que fazem com que o autor estabeleça as chances de ser apenas um “cometa aleatório” como “uma em um quatrilhão”.
De uma forma bem didática – mas um pouco repetitiva – o autor consegue passar muito bem o seu ponto de vista e convencer o leitor de que realmente o ‘Oumuamua’ possa ser um sinal de vida senciente. Seja ela já extinta ou não.
Outro ponto que ajuda a convencer o leitor de que o ‘Oumuamua’ realmente possa ser um objeto artificial é a constante confrontação que o autor faz entre as outras – e mais aceitas – hipóteses que foram feitas e as suas falhas físicas.
Durante todo o livro, Avi Loeb mostra que para ele não existe uma explicação natural a qual possa criar um objeto com a trajetória, velocidade e as dimensões extremas – muito alto, muito fino e muito reluzente – que o ‘Oumuamua’ tem.
Entretanto, o próprio autor relembra o tempo todo que é impossível obter mais provas desse objeto e só nos resta tentar criar uma hipótese que se encaixe nesses quesitos.
Além disso, Avi Loeb critica o alto investimento em áreas da física que não têm nenhuma comprovação real, enquanto a busca por vida extraterrestre é menosprezada pela academia.
Como uma entusiasta – e extremamente leiga – na astrofísica, Avi Loeb me apresenta diversos argumentos que, além de serem explicados de forma acessível, fazem sentido.
O livro é um exercício mental para aqueles que, assim como eu, gostam das curiosidades sobre os mecanismos do universo. Ele vai te entreter e aguçar a sua imaginação.
No entanto, acho importante ressaltar que, apesar de Avi Loeb ser um pesquisador excepcional, a hipótese do ‘Oumuamua’ ser um resquício de vida inteligente senciente não é unânime entre os cientistas. Muito pelo contrário, é uma hipótese não muito bem vinda.
Leia também:
[…] Resenha | Professor de Harvard defende existência de ‘Extraterrestres’ […]
[…] Resenha | Professor de Harvard defende existência de ‘Extraterrestres’ […]