Crítica | ‘Minha experiência Lésbica com a Solidão’ e a Saúde Mental

Minha Experiência Lésbica com a Solidão é um mangá que constitui a autobiografia de Kabi Nagata, relatando sua autodescoberta e a luta contra a depressão. O anúncio foi um sucesso de popularidade, o que seria imprevisível no pequeno mercado de mangás brasileiros.

O título tem apenas um volume, com temática áspera e arte “simples”. Ele foi publicado originalmente no site Pixiv e, com a notoriedade, teve seus capítulos compilados e publicado em julho de 2016 pela editora East Press. Já no Brasil, o mangá foi lançado em dezembro de 2019 pela editora NewPOP.

Páginas escorrendo pelos dedos

Durante dez anos, desde que se formou no colégio, a autora Kabi Nagata viveu dias de sofrimento e se sentiu sufocada. A solução a que ela chegou para se libertar foi: ser abraçada por uma garota de programa lésbica…! Conheça a história real de Nagata, na qual ela mostra o seu processo extremo de autorreflexão até conseguir se encontrar, contada sem censuras.

Nagata questionando se gosta mesmo de abraços
Abraços?

Minha Experiência Lésbica com a Solidão é pra quem aguenta socos no estômago. Somos apresentados a uma narrativa de descoberta e aceitação, escondendo-nos dos medos e deixando as coisas se acomodarem em uma pilha de obrigações desnecessárias.

É preciso um pouco de maturidade e até vivência pra entender a complexidade e simplicidade presente nas 144 páginas. A pressão de se encaixar na sociedade é algo gritante na maioria de nós e isso nos afeta de forma individual. Você pode até ser um fardo de si mesmo e caminhar à beira do abismo na maior parte do dia.

É como se as páginas escorressem dos dedos… cada fala é um soco de identificação em cada leitor. Por quantas vezes você já se questionou se seus pais teriam orgulho de você? E por quantas vezes você fez coisas para si mesmo? Isso tudo vivendo em um colapso constante e até deixando de lado coisas simples como se alimentar ou tomar banho. Qual o jeito correto para seguir nossas vidas? Nascer, ir à escola, faculdade, trabalho, casar-se, aposentar-se e por fim morrer – por que todos nós devemos trilhar esse mesmo caminho?

Nagato sendo reprendida pelo chefe;
Crescer é tão difícil!

Porém, aos 28 anos, Nagata chega a uma situação extrema. Sem nunca ter tido algum tipo de relação com outra pessoa, resolve sair com uma prostituta. Não é como se tudo se resolvesse magicamente por isso, mas ela começa a se perguntar tanto sobre seu estilo de vida que passa a obter respostas de si mesma.

Apesar de tudo, o mangá não contém muitas cenas eróticas e, em sua maioria, são representadas de formas divertidas. Devido ao seu teor sensível, existem muitos momentos de alívio cômico, uma maneira sutil de equilibrar as coisas.

Existe um estigma contra admitir a solidão e as dificuldades pessoais

Depressão é um problema complexo, para o qual não existe uma única causa ou explicação. As pessoas frequentemente ficam constrangidas ao admitir que estão deprimidas. Em geral, pensamentos tornam-se mais rígidos e distorcidos. Isso pode afetar as crenças que temos sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro.

Kabi Nagata,
Sem direção.

Minha experiência Lésbica com a Solidão provoca conversas difíceis sobre problemas complexos. Aos poucos, Nagata descobre de fato quem é e o que almeja, e a causa da angústia é o estopim para seguir sua vida em frente. Através de seu relato, é possível entender os efeitos da depressão, do transtorno alimentar e da automutilação de forma fluida.

É um mangá honesto, com cenas de humor e diversas inaptidões da autora. Um drama tenso, porém, mesmo assim, isso tudo está embalado de uma forma agradável.

Edição Nacional

Mangá Minha experiência Lésbica com a Solidão
Cheiro de mangá novo.

Publicado pela NewPoP no formato 14,8 x 21 cm. Papel offset e capa cartonada simples. Todas as páginas possuem a cor rosa em contraste ao preto e branco. O mangá contém 144 páginas.


Magá: Minha Experiência Lésbica com a Solidão 
Editora: NewPOP
Capa comum: 144 páginas

Leia também:

E para adquirir ‘Minha Experiência Lésbica com a Solidão‘ e outras obras na Amazon, utilize nossos links abaixo. Assim, você nos ajuda a continuar produzindo jornalismo cultural independente!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural e Marketeiro, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 387
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários