Crítica | ‘Sunset Orange’ e o Yuri no Brasil5 minutos

Em 2017 a NewPoP ouviu seus leitores e lançou Sunset Orange – o primeiro mangá Yuri lançado no Brasil

Depois de alguns lançamentos de joseis, hentais e yaois, ainda faltava um gênero no catalogo tão diverso da editora NewPoP. Conhecida por ouvir os pedidos dos seus leitores, a editora vem apostando no diferente até os dias de hoje. Em Janeiro de 2017, a NewPOP anunciou dois mangás do gênero: Sunset Orange e Philosophia.

Manda mais yuri NewPoP
Manda mais yuri NewPoP

Yuri é o nome atribuído para obras que mostram um relacionamento amoroso entre duas mulheres. Não pense que é algo didático, são obras de romance e erotismo comum com o diferencial de ter poucos questionamentos sociais. Essas obras são voltadas ao público masculino; felizmente, com o passar dos anos, o público feminino e lésbico vem tomando conta do gênero.

Um laranja transparente nos lábios

Lançado na Comic Yuri Hime – uma das revista yuri mais famosa do Japão, com o titulo de Kuchibiru ni Suketa Orange. Uma linda aluna que veio de Tóquio, imediatamente conquista o afeto de Chizuru. Ela torna-se completamente fixada em Kanae e sua beleza, fazendo sua mente ficar cada vez mais preenchida por sua colega de classe. Quando ela entra para o círculo de amizade de Chizuru, esse afeto começa a crescer continuamente. Será que irá nascer um sentimento além da amizade? Ou o desejo de Chizuru por Kanae dará lugar a coisas ruins?

Talvez o desenvolvimento social japonês seja um dos grandes problemas do mangá. O que deveria ser demonstrado como ‘amor’ e ‘admiração’, se torna algo próximo de doentio. Claro que a autora, Rokuroichi, tem mais do que várias parcelas de culpa nisso. Em determinado momento Chizuru tem tanta admiração por Kanae que se transforma nela, trazendo um dos momentos mais desconfortantes do mangá.

Sunset orange
Será amor?

A interação das personagens é quase nula na maior parte do tempo, tudo se trata do ponto de vista da tímida Chizuru e a presença de personagens secundários é completamente descartável. É como se o mangá fosse um enorme monólogo de pensamentos inseguros.

Kanae é retratada como deslumbrante e radiante, idêntica ao sol – que tem a mesma cor do seu gloss. E em um fatídico dia em que suas amigas não podem acompanhá-la no caminho de volta pra casa, ela resolve chamar Chizuru para uma nova cafeteria. A partir daí deveriam ter páginas de desenvolvimento de personagens, mas não é o que acontece.

Chizuru tendo seus comportamentos estranhos
É amor ou é cilada?

As coisas se aproximam do clímax final como um foguete, sem a menor explicação. Kanae não demonstra o menor afeto romântico até o último capitulo do mangá. É como se ele tivesse acabado às pressas, com cenas eróticas que não querem dizer absolutamente nada.

Entretanto, não se pode ignorar o fato de Sunset Orange não ter um personagem masculino empacando o enredo, e muito menos o fato de não existir questionamento sobre o fato de serem duas garotas. É como se isso fosse um em um milhão, talvez um ótimo pontapé inicial da NewPoP em prestar atenção. O mangá tem apenas um volume, um one-shot. O que mostra o quanto a editora for experta em experimentar e deixar com o gostinho de quero mais.

Edição nacional

Sunset Orange
Trabalho bem feito!

Sunset Orange vem no formato 14,8 cm x 21 cm, 152 páginas, papel offset – um pouco transparente –  e uma página colorida em couchê. O mangá contém costura interna, o que é um alivio enorme para nós mortais que temos medo de páginas caindo por aí. Sem erros de tradução ou ortográfico. Vale lembrar que as capas internas contém a cor laranja.


Capa do mangá Sunset Orange
Mangá: Sunset Orange

SUNSET ORANGE

Autor: Rokuroichi
Editora: NewPOP
Preço: R$21,90
Total de volumes: Volume Único

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
H1za
Artes, jogos e um pouco de filmes. Viver é comer, dormir e arrumar brigas!
Artigos: 31
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários