Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Beckham: o gol que o Pelé nunca fez!
Um dos jogadores mais relevantes da história do futebol, ganhou a sua história retratada em uma série documental de quatro episódios na Netflix. David Robert Joseph Beckham, ou melhor, David Beckham, rapidamente ganhou os holofotes do futebol Inglês em seus primeiros anos jogando pelo Manchester United.
Um jovem talentoso, galã e extremamente profissional, Beckham construiu uma carreira gigantesca dentro e fora dos campos que impactaram a forma como todos passaram a consumir o esporte mais popular do mundo até os dias de hoje.
O documentário passa por todas as fases da vida do jogador, desde a sua infância até após a aposentadoria dos gramados. Além disso, o show aprofunda nas questões pessoais do atleta, entrando em detalhes cruciais da sua carreira que impactaram diretamente a sua vida amorosa com Victoria Adams, uma das garotas do quinteto da Spice Girls.
Com apenas 21 anos de idade, a promissora joia do Manchester United realizava um dos feitos mais marcantes da história do futebol inglês. Beckham, após um belíssimo chute do meio de campo, acerta um dos gols mais bonitos e improváveis vistos até hoje. Após o término desse jogo, literalmente da noite para o dia, o jovem talento britânico ganhou fama e ficou conhecido por todo o país.
Em ordem cronológica, o programa traz um vasto material de arquivos de diferentes épocas da história do jogador, ao mesmo tempo que ele e outras pessoas importantes em sua trajetória comentam os acontecimentos.
O documentário apresenta rapidamente os personagens que ditaram os acontecimentos da história de Beckham: Victoria Adams, Gary Neville e Sir Alex Ferguson estão presentes em praticamente todos os episódios. Além deles, Ronaldo, Roberto Carlos, Figo, Rio Ferdinand, entre outros nomes importantes do futebol também marcaram presença na série.
Mas é fato que o show gira em torno de Beckham e Victoria, com depoimentos francos e sinceros de ambas as partes, em que até em certo momento se divergem um do outro, mostrando que mesmo que eles quisessem estar juntos, a vida em torno deles era um caos. Pois, na época, eram o casal mais popular do mundo e, onde estivessem eles não teriam paz.
E isso vinha pelo fato de David Beckham ser um símbolo de masculinidade para os homens e objeto de desejo pela maioria das mulheres na virada do milênio. Beckham mudou a história do futebol, era um atleta profissional que diariamente estampava as capas de revistas, jornais e programas de tv com seu sorriso cativante, cortes de cabelos ousados e um estilo peculiar.
Essa vida fez dele o ser mais amado e odiado principalmente pelos ingleses e pela imprensa. O documentário retrata com muito cuidado os ataques que Beckham e sua família sofreram durante um certo momento de suas vidas. E muito antes da concretização das mídias sociais, pudemos observar o quão difícil foi aqueles momentos. Com xingamentos da torcida, manchetes de ódio, perseguição de paparazzi e ameaças de mortes… é fato que durante toda a sua carreira o atleta foi do céu ao inferno inúmeras vezes e, tudo isso afetava não só sua vida profissional, mas a pessoal.
A copa do mundo de 1998 foi um marco negativo em sua vida. Não só esportivamente, mas pelo quão dolorosa e culposa – vinda da imprensa – se ocasionou aquela eliminação para a argentina, a vilã dos britânicos por conta da guerra das Malvinas.
A narrativa dos fatos é contada por ângulos diferentes, levando-a depoimentos que se divergem entre os personagens, entregando até momentos engraçados, porém riquíssimos de conteúdos.
David Beckham teve uma carreira de dar inveja a inúmeros jogadores! A conquista de uma tríplice coroa com o seu time do coração, isto é, o campeonato nacional, copa nacional e o europeu na mesma temporada, participoi de três copas do mundo pela seleção da inglaterra e fez parte do “galáticos” do Real Madrid, um dos times mais recheados de estrelas da história do futebol.
Enfim, o documentário é um deleite para os amantes do esporte e das fofocas do final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Os episódios são dinâmicos, rápidos e riquíssimos de informações, além de cruciais personagens e arquivos que relatam visualmente momentos da carreira e vida pessoal do atleta, ressaltando seus feitos, seu talento e sua garra dentro e fora dos campos.
David Beckham era diferente, galã, atleta, popstar, família e apaixonado, tudo isso em um único ser que está na história do maior e mais popular esporte do mundo, como a pessoa que moldou o modo como os jogadores podem se tornar de fato uma marca.
Leia também:
Crítica | O Caso Figo: A Transferência que Mudou o Futebol
Crítica | Neymar: O Caos Perfeito – Batman ou Coringa da vida real?
Veja o trailer:
A série documental se encontra com todos episódios disponíveis na Netflix.