Crítica | Neymar: O Caos Perfeito – Batman ou Coringa da vida real?

É fato que documentários esportivos são sempre bem-vindos, principalmente aqueles sobre grandes atletas que, de alguma forma, deixaram seu nome marcado na história. Diferentemente desses retratos, Neymar: O Caos Perfeito, em parceria com a Netflix, traz a trajetória de um atleta ainda em atividade e que parece ter tido pouco controle da sua vida fora dos gramados.  

Neymar: O caos perfeito
Neymar: O Caos Perfeito.

A série documental de três episódios traz início, meio e onde se encontra a carreira do jogador que carrega o nome Neymar Jr. nas camisas do PSG e da Seleção Brasileira. Sendo um jogador de talento incontestável dentro dos campos, Neymar vem encantando a todos desde que estreou profissionalmente no Santos FC. 

Sendo cotado por muitos como o novo Pelé, ele teve até então uma carreira de dar inveja! Com títulos importantíssimos no time do Santos – como a Copa Libertadores da América – ainda jovem, o jogador colecionou inúmeros troféus também no Barcelona (Espanha), chegando a ganhar a tão cobiçada Liga dos Campeões da Europa na temporada 2014 – 15

Já fora dos gramados, o atleta nunca foi bem visto, principalmente pelos jornalistas esportivos que cobrem o dia-a-dia do craque. Muito questionado pela sua atitude fora dos campos, mesmo assim Neymar tem uma leva significativa de fãs, seja pelo seu futebol ou pela sua personalidade única. 

Hoje, sendo jogador do PSG (França) e da Seleção Brasileira, o jogador tem grandes possibilidades de ganhar a sua primeira Copa do Mundo nesse ano e contribuir para que o clube francês ganhe a sua inédita Liga dos Campeões da Europa.

Neymar: O Caos Perfeito traz a verdadeira face do jogador?

Antes de mais nada, é preciso salientar que nem sempre os documentários retratam as verdades sobre uma personalidade famosa. Ou seja, um projeto como esse pode ser facilmente feito em meio às decisões impostas pelo tratado da história. Com isso, meus argumentos serão embasados pelo que assimilei da minissérie e pelo que de fato ela se propôs a nos contar. 

Dito isso, logo nos primeiros minutos, a série já me surpreende na forma como Neymar decide começá-la. Já querendo dar ênfases às críticas que recebe desde muito tempo, fica claro que o projeto iria caminhar por um caminho que vai muito além do esportivo. 

Neymar Jr.
Neymar Jr.

Mesmo assim, ela tem um início que percorre os primeiros passos do jogador. Assim, mostra como aos poucos ele foi se tornando esse fenômeno dentro e fora dos campos, ao mesmo tempo em que seu pai ia transformando seu nome numa empresa. E esse acaba sendo um dos pontos mais altos da série.

Mesmo que a participação do Neymar pai acabe sendo gigantesca, ela é pertinente para enfatizar a relação ambígua existente entre os dois. Enquanto o filho deixa claro desde muito cedo que sua paixão está em jogar futebol e curtir os outros momentos com a família e amigos, o pai sempre se preocupou com a imagem e como o nome Neymar Jr. poderia se tornar ainda mais valioso com o passar dos anos. 

Desta forma, fica ainda mais nítido o ego existente no empresário Neymar pai – um ex-atleta que nenhum sucesso teve no esporte – quando se orgulha de Neymar ganhar R$ 500 mil com o Santos no início da carreira, mas já ter faturado R$ 11 milhões com marketing nos primeiros anos como profissional. 

Neymar Jr. e Neymar pai
Neymar Jr. e Neymar pai.

A série é boa em apresentar esses pontos e as contradições existentes na família, como quando intercala momentos em que Neymar pai e Neymar Jr. começam a se distanciar, algo lamentado pelo próprio jogador. Enquanto isso, o atleta, mesmo distante, tem uma relação próxima e amorosa com o seu filho Davi Lucca. 

Há inúmeras passagens corajosas na série, como quando mostrou uma frase do técnico René Simões que repercutiu em todas as mídias esportivas do Brasil: estamos criando um monstro! Há também a menção de quando a torcida do PSG estava insatisfeita com o desempenho do jogador e de seu desejo de voltar ao clube do Barcelona.

Vemos também a sua participação na Copa de 2018 e os memes que surgiram pelo cai cai. Além disso, o documentário separa um tempo para contar sobre a falsa denúncia de estupro envolvendo a modelo Najila, cujo processo foi arquivado por falta de provas. 

Em relação ao futebol, a série conta com um certo detalhe toda a sua passagem nos gramados até chegar ao PSG da França. Há o retrato de um dos piores momentos da carreira do Neymar, quando ele se lesionou na Copa de 2014 e por pouco não ficou paraplégico. Esse momento é interessante para podermos ver um pouco mais de Nadine Santos e a sua única preocupação: o bem-estar de seu filho.

Neymar Jr.
Neymar Jr.

A sua saída do Barcelona para o PSG até hoje é questionável. Sendo ainda a transação mais cara do mundo, a série dá indícios de que o motivo da sua transferência seja pelo reconhecimento que Messi tinha no clube catalão. Assim, mesmo o Neymar tendo sido o melhor em campo em vários momentos –  como na histórica vitória por 6 a 1 diante do próprio PSG na Liga dos Campeões da Europa de 2017Messi foi o que estampou todas as capas dos jornais e portais do dia seguinte. 

É fato que indo para a França, Neymar seria o “dono do time” e traria uma visibilidade ainda não vista ao PSG e ao campeonato francês. E mesmo que a parte financeira ficasse por conta de seu pai, era um negócio quase impossível de não acontecer, ainda mais com as possibilidades do atleta levar o clube a um título que até hoje ele não tem. Título esse que ainda poderá vir… ou será que não?

No mais, Neymar: O Caos Perfeito traz à tona os conflitos existentes na vida profissional e pessoal do atleta. O próprio se denomina como Batman para aqueles que estão próximos e Coringa para os que o conhecem apenas pelas redes sociais e a televisão. Mas é nítido que ele ainda é um dos jogadores mais importantes e populares do mundo, com um talento nato dentro dos campos e uma fama que soube ser construída durante todos esses anos. 

Veja o trailer:

Neymar: O Caos Perfeito já se encontra disponível no catálogo da Netflix.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Lucas Almeida
Lucas Almeida
Artigos: 256
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários