Conheça Ocean Vuong, premiado poeta e romancista, e suas obras

“Que doce. Aquela chuva. Como algo que vive apenas para cair pode ser nada mais que doce…” Ocean Vuong, “Céu Noturno Crivado De Balas”

Vítima da guerra, jovem gay e racializado, Ocean está em ascensão com suas escritas emocionantes e honestas.

Foto do poeta e romancista Ocean Vuong em Nova York. O autor se encontra sentado em um sofá, com o rosto apoiado nas costas da mão.
Ocean Vuong em New York. Foto: Celeste Sloman/The New York Times/Redux.

Quem é Ocean Vuong?

Ocean Vuong nasceu em 1988 em Saigon, no Vietnã. Seus avós se conheceram durante a Guerra do Vietnã, casaram-se e tiveram três filhos, sendo sua avó uma jovem camponesa vietnamita e seu avô um soldado estadunidense branco da marinha de Michigan.

Após desencontros da família por conta da guerra, como a escolha de sua avó por colocar as filhas em orfanatos separados, eles finalmente se reuniram como adultos. No entanto, tiveram que fugir do Vietnã após um policial suspeitar que a mãe de Ocean trabalhava ilegalmente.

Aos dois anos de idade, Ocean e sua família foram a um campo de refugiados nas Filipinas, onde conseguiram abrigo e eventualmente migraram para os EUA. Pouco depois, seu pai os abandonou.

Nesse meio tempo, Vuong foi o primeiro da família a aprender a ler. Ele estudou na Manchester Community College e posteriormente se transferiu para a Pace University para estudar Marketing com o intuito de conseguir um bom trabalho.

Contudo, Ocean deixou a faculdade ao perceber que aquela não era sua paixão, nem mesmo seu forte, e matriculou-se no Brooklyn College, onde se formou em Literatura Americana do Século XIX.

Night Sky With Exit Wounds

Capa oficial do livro “Night Sky With Exit Wounds” - “Céu noturno crivado de balas” de Ocean Vuong que mostra o autor no centro, com sua mãe e tia ao seu lado em um campo de refugiados nas Filipinas por volta de 1989.
Capa oficial do livro ““Night Sky With Exit Wounds” – “Céu Noturno Crivado de Balas”, de Ocean Vuong.

Antes que debutasse oficialmente, Ocean publicou poemas em jornais e revistas. Em 2016, ele lançou sua primeira coleção completa poética “Night Sky With Exit Wounds” pela Copper Canyon Press. No Brasil, o livro foi publicado como “Céu Noturno Crivado de Balas” pela Editora Âyiné, com tradução de Rogério Galindo.

Aberto sobre suas experiências como uma vítima da guerra e refugiado, assim como a respeito de sua sexualidade como um homem gay, Ocean aborda de forma expositiva e emocional diversos temas e acontecimentos em torno de sua identidade e história em seus poemas.

Sua infância e juventude, cenários vividos por sua família durante a guerra e seu pai ausente são alguns dos temas de suas obras. No poema “Um dia eu vou amar Ocean Vuong”, Ocean expressa a dor, o amor e a esperança despertados por suas memórias:

“Ocean, não tenha medo. O fim do caminho está tão adiante que já ficou pra trás. Não se preocupe. Teu pai só é teu pai até um de vocês se esquecer. Como a espinha não se lembra de suas asas não importa quantas vezes nossos joelhos beijem o chão. (…) Ocean. Ocean — levante. A parte mais bela do teu corpo é pra onde ele vai. & lembre, a solidão não deixa de ser tempo que você passa com o mundo. (…)”

On Earth We’re Briefly Gorgeous

Capa do livro “On Earth We're Briefly Gorgeous" - “Sobre a terra somos belos por um instante” de Ocean Vuong, que mostra uma mãe abraçando o filho.
Capa do livro “On Earth We’re Briefly Gorgeous” – “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante”, de Ocean Vuong.

Em 2019, Ocean publicou seu primeiro romance, “On Earth We’re Briefly Gorgeous”. No Brasil, o livro foi publicado como “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante”, com tradução de Rogerio W. Galindo.

O livro foi escrito como uma carta que nunca poderá ser lida para uma mãe violenta e paradoxalmente amorosa. Apesar de se tratar de um romance, Ocean não abandona sua essência poética e cria uma obra ousada e única sobre família, traumas, sexualidade, amor e seus conflitos. 

“Querida mãe, escrevo para chegar a você – mesmo que cada palavra colocada no papel seja uma palavra mais longe de onde está”.

“É esta impossibilidade que possibilita o meu contar”.

Em uma narrativa não-linear, Vuong apresenta uma relação de fortes laços entre um garoto chamado de Cachorrinho – o próprio Ocean, e as mulheres de sua família – sua avó e sua mãe, enquanto os personagens lidam com as marcas deixadas pela guerra. Além disso, o autor também explora o amor romântico e o descobrimento da sexualidade por jovens gays, apresentando duas reações opostas diante disso.

Tanto em seu romance como em seus poemas, Ocean, que escreve suas obras na língua inglesa, valoriza a sonoridade adicionando palavras em vietnamita em suas escritas.  

Ocean hoje

Com apenas 32 anos de idade, Vuong já recebeu diversos prêmios e suas obras já foram traduzidas em vários países. Atualmente, ele atua como professor associado no Programa MFA para Poetas e Escritores na UMass-Amherst, em Northampton, Massachusetts, onde reside.

No episódio “On Earth with Ocean Vuong” do podcast “Talk Easy with Sam Fragoso”, Ocean falou sobre o fato de seus alunos procurarem o programa para aprender a criar coisas, seja poemas ou ficção:

“O que você precisa aprender é que, para fazer as coisas da forma que deseja, você vai ter de resistir a detenção e declínios de sistemas estabelecidos antes de você chegar aqui. (…) Se você realmente quer responder o que te levou a um caminho, você tem que ser capaz de dizer ‘não’ a coisas muito poderosas para que você possa dizer ‘sim’ a si mesmo e às suas ambições (…)”

Até esse momento, Ocean lançou quatro livros: dois livretos de poemas – “Burnings” e “No”, e seus trabalhos já citados anteriormente no texto, a coleção completa de poemas “Céu Noturno Crivado de Balas” e o romance “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante”.

As informações sobre a vida pessoal de Ocean foram coletadas através de entrevistas documentadas em vídeos e podcasts com a participação do autor, que podem ser encontrados no YouTube e no Spotify.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Isabelle Ferreira
Isabelle Ferreira

Oi, meu nome é Isabelle, pazer! Sou mineira e do signo de virgem.

Artigos: 122
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Conheça Ocean Vuong, premiado poeta e romancista, e suas obras […]