Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Conheça Ocean Vuong, premiado poeta e romancista, e suas obras
“Que doce. Aquela chuva. Como algo que vive apenas para cair pode ser nada mais que doce…” – Ocean Vuong, “Céu Noturno Crivado De Balas”
Vítima da guerra, jovem gay e racializado, Ocean está em ascensão com suas escritas emocionantes e honestas.
Quem é Ocean Vuong?
Ocean Vuong nasceu em 1988 em Saigon, no Vietnã. Seus avós se conheceram durante a Guerra do Vietnã, casaram-se e tiveram três filhos, sendo sua avó uma jovem camponesa vietnamita e seu avô um soldado estadunidense branco da marinha de Michigan.
Após desencontros da família por conta da guerra, como a escolha de sua avó por colocar as filhas em orfanatos separados, eles finalmente se reuniram como adultos. No entanto, tiveram que fugir do Vietnã após um policial suspeitar que a mãe de Ocean trabalhava ilegalmente.
Aos dois anos de idade, Ocean e sua família foram a um campo de refugiados nas Filipinas, onde conseguiram abrigo e eventualmente migraram para os EUA. Pouco depois, seu pai os abandonou.
Nesse meio tempo, Vuong foi o primeiro da família a aprender a ler. Ele estudou na Manchester Community College e posteriormente se transferiu para a Pace University para estudar Marketing com o intuito de conseguir um bom trabalho.
Contudo, Ocean deixou a faculdade ao perceber que aquela não era sua paixão, nem mesmo seu forte, e matriculou-se no Brooklyn College, onde se formou em Literatura Americana do Século XIX.
Night Sky With Exit Wounds
Antes que debutasse oficialmente, Ocean publicou poemas em jornais e revistas. Em 2016, ele lançou sua primeira coleção completa poética “Night Sky With Exit Wounds” pela Copper Canyon Press. No Brasil, o livro foi publicado como “Céu Noturno Crivado de Balas” pela Editora Âyiné, com tradução de Rogério Galindo.
Aberto sobre suas experiências como uma vítima da guerra e refugiado, assim como a respeito de sua sexualidade como um homem gay, Ocean aborda de forma expositiva e emocional diversos temas e acontecimentos em torno de sua identidade e história em seus poemas.
Sua infância e juventude, cenários vividos por sua família durante a guerra e seu pai ausente são alguns dos temas de suas obras. No poema “Um dia eu vou amar Ocean Vuong”, Ocean expressa a dor, o amor e a esperança despertados por suas memórias:
“Ocean, não tenha medo. O fim do caminho está tão adiante que já ficou pra trás. Não se preocupe. Teu pai só é teu pai até um de vocês se esquecer. Como a espinha não se lembra de suas asas não importa quantas vezes nossos joelhos beijem o chão. (…) Ocean. Ocean — levante. A parte mais bela do teu corpo é pra onde ele vai. & lembre, a solidão não deixa de ser tempo que você passa com o mundo. (…)”
On Earth We’re Briefly Gorgeous
Em 2019, Ocean publicou seu primeiro romance, “On Earth We’re Briefly Gorgeous”. No Brasil, o livro foi publicado como “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante”, com tradução de Rogerio W. Galindo.
O livro foi escrito como uma carta que nunca poderá ser lida para uma mãe violenta e paradoxalmente amorosa. Apesar de se tratar de um romance, Ocean não abandona sua essência poética e cria uma obra ousada e única sobre família, traumas, sexualidade, amor e seus conflitos.
“Querida mãe, escrevo para chegar a você – mesmo que cada palavra colocada no papel seja uma palavra mais longe de onde está”.
“É esta impossibilidade que possibilita o meu contar”.
Em uma narrativa não-linear, Vuong apresenta uma relação de fortes laços entre um garoto chamado de Cachorrinho – o próprio Ocean, e as mulheres de sua família – sua avó e sua mãe, enquanto os personagens lidam com as marcas deixadas pela guerra. Além disso, o autor também explora o amor romântico e o descobrimento da sexualidade por jovens gays, apresentando duas reações opostas diante disso.
Tanto em seu romance como em seus poemas, Ocean, que escreve suas obras na língua inglesa, valoriza a sonoridade adicionando palavras em vietnamita em suas escritas.
Ocean hoje
Com apenas 32 anos de idade, Vuong já recebeu diversos prêmios e suas obras já foram traduzidas em vários países. Atualmente, ele atua como professor associado no Programa MFA para Poetas e Escritores na UMass-Amherst, em Northampton, Massachusetts, onde reside.
No episódio “On Earth with Ocean Vuong” do podcast “Talk Easy with Sam Fragoso”, Ocean falou sobre o fato de seus alunos procurarem o programa para aprender a criar coisas, seja poemas ou ficção:
“O que você precisa aprender é que, para fazer as coisas da forma que deseja, você vai ter de resistir a detenção e declínios de sistemas estabelecidos antes de você chegar aqui. (…) Se você realmente quer responder o que te levou a um caminho, você tem que ser capaz de dizer ‘não’ a coisas muito poderosas para que você possa dizer ‘sim’ a si mesmo e às suas ambições (…)”
Até esse momento, Ocean lançou quatro livros: dois livretos de poemas – “Burnings” e “No”, e seus trabalhos já citados anteriormente no texto, a coleção completa de poemas “Céu Noturno Crivado de Balas” e o romance “Sobre a Terra Somos Belos por um Instante”.
As informações sobre a vida pessoal de Ocean foram coletadas através de entrevistas documentadas em vídeos e podcasts com a participação do autor, que podem ser encontrados no YouTube e no Spotify.
Leia também:
[…] Conheça Ocean Vuong, premiado poeta e romancista, e suas obras […]