Attack on Titan | Precisamos falar sobre a Gabi

Gabi é uma das personagens mais importantes da última temporada de Attack on Titan, entretanto, ela não é uma das mais amadas. Longe disso, muitas vezes você a encontrará na primeira colocação das listas de personagens mais odiados.

Gabi no anime Attack on Titan - otageek
¯\_(ツ)_/¯

Mas será que todo esse ódio se justifica? Já posso ouvir um uníssono “SIM!”, afinal, como se não fosse nada, ela tirou a vida de uma das personagens mais icônicas da série, que não só nos presenteou com cenas de ação de alto nível, como muitas vezes foi o pouco de alívio cômico que Attack on Titan nos ofereceu em meio à tensão, para o bem de nossas unhas.

Com todo respeito a nossa finada Sasha, a eterna garota batata, venho mostrar um outro ponto de vista: o da própria Gabi; quiçá, de qualquer um que estivesse em seu lugar.

“Guerra… a guerra nunca muda”

A ultima temporada de Attack on Titan nos apresentou a Gabi, uma criança-soldado cujo treinamento foi tão intenso quanto sua doutrinação para o mesmo objetivo: a guerra.

Gabi no anime Attack on Titan - otageek

Já no campo de batalha, em meio à impiedosa invasão walldiana liderada por Eren, depois de encontrar o que sobrou do corpo de sua companheira Zofia, Gabi testemunha Sasha atirando com toda sua precisão, em dois dos guardas da Zona de Internação, que a protegiam.

Independentemente das boas desculpas que podemos levantar, para justificar esse cenário apocalíptico, na cabeça dessa criança treinada para guerra só há uma hipótese: os demônios da Ilha de Paradis chegaram.

Duas faces da mesma moeda

Fora as óbvias proximidades estéticas e personalistas entre Gabi e Eren, seus laços interpessoais e motivações ideológicas também estão em paralelo:

– Gabi odeia os walldianos, os tem como demônios e vê a mera existência desse povo como nefasta para a vida dos eldianos. Seu maior objetivo é exterminá-los.

– Eren, por sua vez, nutre ódio pelos titãs desde a idade da Gabi e também jurou exterminá-los. Quando descobriu a verdade sobre os titãs, redirecionou seu ódio para os eldianos.

Gabi e Eren - otageek
“Tatakae”

Ambos tiveram suas cidades natais destruídas e viajaram para o país de seu inimigo, de modo a compreender como eles pensam e vivem, e assim perceber que os inimigos que eles odiavam, eram humanos normais, assim como eles.

Attack on Titan poster - otageek
Parece que o jogo virou

Em relação a Mikasa e Falco, além do fato de ambos terem nascido no dia 10 de fevereiro, os dois desempenham o papel do apaixonado superprotetor em seus relacionamentos, ao ponto de quererem impedir que os arriscados sonhos de seus queridos companheiros, se tornem realidade:

– Mikasa não quis que Eren se juntasse ao Survey Corps, por medo de sua morte.

– Falco não quis que Gabi herdasse o Titã Blindado, por saber que o herdeiro teria seu tempo de vida drasticamente reduzido.

Mikasa e Eren - otageek
Mikasa e Eren

Nesse esforço quase-materno, eles têm o apoio de outras pessoas:

– Para Mikasa, essa pessoa era a Carla, mãe de Eren

– Para Falco, Reiner é quem desempenha tal papel.

Gabi e Falco - otageek
Gabi e Falco

Também existem semelhanças cruzadas entre Mikasa-Gabi e Falco-Eren:

– No caso de Mikasa e Gabi, ambas são as primeiras da classe e excelentes combatentes.

– O paralelo Eren-Falco, entretanto, é mais interessante: Gabi seria um Eren desde sempre talentoso, enquanto Falco seria uma Mikasa sem talento.

Se você odeia a Gabi… na verdade você concorda com a Gabi!

Finalmente, com tudo que já foi exposto, fica nítida a intenção provocativa do autor, pelo menos nessa altura do mangá: se você odeia a Gabi, tudo bem, não há nada de errado nisso… a não ser que você não odeie o outro lado também.

Eren e Gabi Attack on Titan - otageek
Tem como ser mais óbvio?

Mas não se preocupe, é natural que de inicio nutramos mágoa e ódio pela Gabi, o roteiro de Attack on Titan nos leva por esse caminho, justamente para pôr-nos na mesma situação em que ela se encontra emocionalmente, e essa é a origem desse ódio até então: o simples fato de termos acompanhado essa jornada titânica, a partir de um lado predeterminado da história.

Eren e Reiner - otageek
“Eu sou o mesmo que você.”

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Attack on Titan | Precisamos falar sobre a Gabi […]

[…] Attack on Titan | Precisamos falar sobre a Gabi […]