Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect
Hell Architect é uma irônica proposta do gênero de construção de colônias, misturando os clássicos do estilo com um tempero a mais! Trilhando pelo caminho aberto por Oxygen Not Include (Klei Entertainment), numa jogabilidade 2D, é uma viagem cômica ao centro da Terra, com missões recebidas do próprio pata-rachada.
No jogo, você administra um dos círculos do inferno, gerenciando os pecadores e como irão sofrer em seu departamento. Além disso, o sofrimento dos seus pecadores é um dos principais recursos que movimentam a economia demoníaca de sua colônia.
Como você vai atingir sua meta (de punição)?
De Boas Intenções o Inferno Está Cheio em Hell Architect!
Primeiramente, um dos diferenciais do jogo é sua releitura do tema dantiano sobre o inferno. Sua mão-de-obra são pessoas que cometeram um dos sete pecados originais, presas nessa eterna corporação.
O jogador tem a possibilidade de construir um rol de instrumentos de tortura que têm inspirações históricas, como a dama de ferro, mas também sofrimentos modernos, como… cortar cebola.
Em contraste com outros construtores de colônias, em que você dá bem-estar para seus colonistas, em Hell Architect o principal produto é o sofrimento de seus pecadores. Aliás, o jogo tem conteúdos gráficos, com presença de sangue e nudez.
Da mesma forma, é uma proposta trabalhada também por Ruinarch (Maccima Games), em que seu objetivo é causar a destruição e discórdia de um vilarejo até sua destruição completa. Então, segue essas novas ideias de te colocar na posição do vilão!
Manual do Empreendedor Satânico
A jogabilidade de Hell Architect não oferece muitas novidades em relação ao gênero, sendo uma proposta bem acessível e fiel de construtor de colônias. Por isso, uma jogadora de Simtower, Project Highrise (SomaSim) não tem problemas para aprender os principais controles e dinâmicas do jogo.
O jogo também conta com a possibilidade de um final aberto e de missões nas quais você vai conhecer os outros funcionários do inferno e as vontades do Belzebu. Entretanto, os colonistas ainda possuem alguns problemas de pathfinding que criam gargalos na jogabilidade. Isso dificulta o jogo por conta de um microgerenciamento que não faz sentido com a proposta, que não parece ser de uma jogabilidade mais hardcore, apesar disso.
Um Lindo Inferno em Hell Architect
A perspectiva do jogo é um corte horizontal, visualização já consolidada por clássicos como SimTower (OPeNBooK Co.) e por sua própria inspiração direta, Oxygen Not Included.
Além disso, possui um estilo cartoon, que adiciona em muito na ironia desse inferno corporativista. Os instrumentos de tortura chegam a ficar “fofos” com esse estilo – uma experiência no mínimo peculiar.
Assim, todo esse tema escatológico e de torturas sanguinolentas por uma animação fofa faz lembrar do gore Happy Tree Friends, de onde talvez chegue grande parte da ironia e do sarcasmo do jogo.
Concluindo: Um Simulador de Colônias Cômico
Por fim, o conceito do jogo é num geral muito bem executado. Com isso, é escatológico na medida, contendo ironias bem utilizadas e atuais. Hell Architect consegue usar as punições do cristianismo de uma forma inteligente e divertida.
Inclusive, transita de forma interessante por questões morais. Sua escolha de quem vai para o inferno a partir dos pecados capitais originais, e não de leituras lgbtfóbicas, por exemplo, oferece um contraponto interessante às religiosidades de hoje em dia.
Seu flerte com jargões corporativistas dão um ar atual e ao mesmo tempo próximo até demais para nossa realidade. Enfim, pergunto até onde vai essa mistura entre empreendedorismo e… o inferno!
Confira o trailer:
Leia Mais:
[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]
[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]
[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]
[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]
[…] Crítica | Administre seu Próprio Inferno em Hell Architect […]