76 anos de Stephen King: conheça 5 obras que já foram adaptadas para as telinhas

O aniversário é dele, mas o presente é nosso

Stephen King é um nome conhecido mundialmente no mercado literário. É o 9º autor mais traduzido no mundo, com mais de 60 livros publicados – incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman e mais de 200 contos, muitos não publicados. Foi através das histórias macabras, por vezes conflituantes com os grandes medos e anseios da humanidade, em que ele imprimiu seu nome e conquistou o título de “Rei do Horror”.  A maioria de nós já consumiu algum produto do autor, seja no que diz respeito às obras literárias ou adaptações cinematográficas, – essa segunda, muitas vezes sem nem perceber.

Com características e olhares que apenas o autor é capaz de exprimir, por meio de narrativas significativas e essencialmente suas, alguns títulos adaptados se tornaram prestigiados e importantes dentro da máquina da indústria cinematográfica. Entre elas, ‘Carrie – A Estranha’ (1976) de Brian De Palma, ‘O Iluminado’ de Stanley Kubrick – que mais tarde tornaria-se um clássico do cinema de horror – ‘À Espera de um Milagre’ (1999) de Frank Darabont, entre outros. 

Com base na vastidão de adaptações que têm sido produzidas com o passar dos anos, em geral, a grande maioria passa despercebida dos olhares do público. Outras carecem de qualidade técnica e narrativa. Neste 21 de setembro, para comemorar os 76 anos do autor, confira 5 adaptações baseadas na obra do Mestre:

Na Hora da Zona Morta (1983)

Adaptado do livro ‘A Zona Morta’, publicado em 1979, sob a direção de David Cronenberg, com Christopher Walken e Martin Sheen no elenco. Na história, o professor Johnny Smith sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao acordar, ele descobre ter ganhado poderes psíquicos capazes de ver o passado e o futuro de todos os que tocam. A obra também serviu de base para uma série que ficou no ar de 2002 a 2007 sob o título de ‘O Vidente’. O filme está disponível na plataforma de streaming Oldflix, uma das melhores opções de serviços para quem gosta de acompanhar clássicos do cinema.

Misery – Louca Obsessão (1990)

A obra, lançada em 1987, foi adaptada para as telinhas em 1990, sob a direção de Rob Reiner, responsável pelo conhecido ‘Harry e Sally – Feitos um para o Outro’ (1989). A trama segue a história de Paul Sheldon (James Caan), um famoso escritor que sofre um acidente de carro e é resgatado por Annie Wilkes (Kathy Bates), uma fã que culmina uma relação obsessiva com seu admirado. O angustiante horror explora a relação complicada, obsessiva e doentia de uma fã com seu ídolo. O filme rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Kathy Bates, e a 17ª posição na lista de ‘Os 100 maiores Heróis e Vilões da American Film Institute. Até hoje, permanece sendo uma das melhores histórias do Mestre. O filme está disponível no catálogo do Prime Video

A Janela Secreta (2004)

O longa de 2004 estrelado por Johnny Depp, adapta a novela ‘Secret Window, Secret Garden’, da coletânea reunida em ‘Two Past Midnight‘, publicada em 1990, pertencente a um montado de obras raras de King, dificilmente encontradas no Brasil. Dirigido por David Koepp, que tem no rol de trabalhos os roteiros de ‘Homem-Aranha’ (2002) e ‘O Quarto do Pânico’ (2002), a história segue Mort Rainey, um escritor de suspense que está passando por um bloqueio criativo. Partindo dessa dificuldade, ele decide se isolar em uma cabana em busca de tranquilidade e inspiração. É lá que ele conhece John Shooter (John Turturro), que passa a ameaçar sua paz e acusá-lo de plágio. O filme está disponível para aluguel no Prime Video e no Google Play, e divide opiniões na crítica especializada.

11.22.63 (2016)

O fantástico ‘Novembro de 63’, ficção científica publicada em 2011, foge dos padrões de gênero explorados pelo autor, e ganhou adaptação em formato de minissérie com 8 episódios em 2016. A produção é assinada por J. J. Abrams, Bridget Carpenter, Bryan Burk e o próprio Stephen King. A história segue Jake Rpping (James Franco), um professor do ensino médio que assume a responsabilidade de viajar ao passado para impedir o assassinato de John F. Kennedy, mas tem sua missão ameaçada por Lee Harvey Oswald (Daniel Webber), pelo amor e pelo passado. O livro é considerado por muitos o melhor do autor. A série está disponível no Prime Video.

O Telefone do Sr. Harrigan (2022)

O horror de elementos sobrenaturais faz parte da coletânea de contos lançados recentemente em conjunto na obra ‘Com Sangue’ (2020). A obra homônima foi adaptada pela Netflix em 2022, sob a direção de John Lee Hancock, e com Jaeden Martell no elenco, que também protagonizou a adaptação de ‘It – A Coisa’, obra do palhaço Pennywise escrita por King. A história segue o jovem Greg (Jaeden Martell) e o bilionário recluso Sr. Harrigan (Donald Sutherland), que constroem uma amizade improvável após o menino começar a trabalhar para ele. Os dois constroem um vínculo por meio de um celular, mas quando o homem morre, Greg descobre ser capaz de se comunicar com o senhor mesmo no túmulo, através do celular que foi enterrado com ele. 

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Isabella Breve
Isabella Breve

Futura jornalista, leitora voraz, amante da Sétima Arte e eternamente fã.

Artigos: 343
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários