Acompanhe o Otageek nas redes sociais
76 anos de Stephen King: conheça 5 obras que já foram adaptadas para as telinhas
Stephen King é um nome conhecido mundialmente no mercado literário. É o 9º autor mais traduzido no mundo, com mais de 60 livros publicados – incluindo 7 sob o pseudônimo de Richard Bachman e mais de 200 contos, muitos não publicados. Foi através das histórias macabras, por vezes conflituantes com os grandes medos e anseios da humanidade, em que ele imprimiu seu nome e conquistou o título de “Rei do Horror”. A maioria de nós já consumiu algum produto do autor, seja no que diz respeito às obras literárias ou adaptações cinematográficas, – essa segunda, muitas vezes sem nem perceber.
Com características e olhares que apenas o autor é capaz de exprimir, por meio de narrativas significativas e essencialmente suas, alguns títulos adaptados se tornaram prestigiados e importantes dentro da máquina da indústria cinematográfica. Entre elas, ‘Carrie – A Estranha’ (1976) de Brian De Palma, ‘O Iluminado’ de Stanley Kubrick – que mais tarde tornaria-se um clássico do cinema de horror – ‘À Espera de um Milagre’ (1999) de Frank Darabont, entre outros.
Com base na vastidão de adaptações que têm sido produzidas com o passar dos anos, em geral, a grande maioria passa despercebida dos olhares do público. Outras carecem de qualidade técnica e narrativa. Neste 21 de setembro, para comemorar os 76 anos do autor, confira 5 adaptações baseadas na obra do Mestre:
Na Hora da Zona Morta (1983)
Adaptado do livro ‘A Zona Morta’, publicado em 1979, sob a direção de David Cronenberg, com Christopher Walken e Martin Sheen no elenco. Na história, o professor Johnny Smith sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao acordar, ele descobre ter ganhado poderes psíquicos capazes de ver o passado e o futuro de todos os que tocam. A obra também serviu de base para uma série que ficou no ar de 2002 a 2007 sob o título de ‘O Vidente’. O filme está disponível na plataforma de streaming Oldflix, uma das melhores opções de serviços para quem gosta de acompanhar clássicos do cinema.
Misery – Louca Obsessão (1990)
A obra, lançada em 1987, foi adaptada para as telinhas em 1990, sob a direção de Rob Reiner, responsável pelo conhecido ‘Harry e Sally – Feitos um para o Outro’ (1989). A trama segue a história de Paul Sheldon (James Caan), um famoso escritor que sofre um acidente de carro e é resgatado por Annie Wilkes (Kathy Bates), uma fã que culmina uma relação obsessiva com seu admirado. O angustiante horror explora a relação complicada, obsessiva e doentia de uma fã com seu ídolo. O filme rendeu um Oscar de Melhor Atriz para Kathy Bates, e a 17ª posição na lista de ‘Os 100 maiores Heróis e Vilões’ da American Film Institute. Até hoje, permanece sendo uma das melhores histórias do Mestre. O filme está disponível no catálogo do Prime Video.
A Janela Secreta (2004)
O longa de 2004 estrelado por Johnny Depp, adapta a novela ‘Secret Window, Secret Garden’, da coletânea reunida em ‘Two Past Midnight‘, publicada em 1990, pertencente a um montado de obras raras de King, dificilmente encontradas no Brasil. Dirigido por David Koepp, que tem no rol de trabalhos os roteiros de ‘Homem-Aranha’ (2002) e ‘O Quarto do Pânico’ (2002), a história segue Mort Rainey, um escritor de suspense que está passando por um bloqueio criativo. Partindo dessa dificuldade, ele decide se isolar em uma cabana em busca de tranquilidade e inspiração. É lá que ele conhece John Shooter (John Turturro), que passa a ameaçar sua paz e acusá-lo de plágio. O filme está disponível para aluguel no Prime Video e no Google Play, e divide opiniões na crítica especializada.
11.22.63 (2016)
O fantástico ‘Novembro de 63’, ficção científica publicada em 2011, foge dos padrões de gênero explorados pelo autor, e ganhou adaptação em formato de minissérie com 8 episódios em 2016. A produção é assinada por J. J. Abrams, Bridget Carpenter, Bryan Burk e o próprio Stephen King. A história segue Jake Rpping (James Franco), um professor do ensino médio que assume a responsabilidade de viajar ao passado para impedir o assassinato de John F. Kennedy, mas tem sua missão ameaçada por Lee Harvey Oswald (Daniel Webber), pelo amor e pelo passado. O livro é considerado por muitos o melhor do autor. A série está disponível no Prime Video.
O Telefone do Sr. Harrigan (2022)
O horror de elementos sobrenaturais faz parte da coletânea de contos lançados recentemente em conjunto na obra ‘Com Sangue’ (2020). A obra homônima foi adaptada pela Netflix em 2022, sob a direção de John Lee Hancock, e com Jaeden Martell no elenco, que também protagonizou a adaptação de ‘It – A Coisa’, obra do palhaço Pennywise escrita por King. A história segue o jovem Greg (Jaeden Martell) e o bilionário recluso Sr. Harrigan (Donald Sutherland), que constroem uma amizade improvável após o menino começar a trabalhar para ele. Os dois constroem um vínculo por meio de um celular, mas quando o homem morre, Greg descobre ser capaz de se comunicar com o senhor mesmo no túmulo, através do celular que foi enterrado com ele.
Leia também:
- Guia: por onde começar a ler Stephen King?
- Boogeyman: Seu Medo é Real | Confira o novo trailer do longa-metragem inspirado no conto de Stephen King
- “Bicho-Papão: O Conto”: 20TH Century Studios lança trailer e pôster do longa-metragem baseado na história de Stephen King