5 HQs nacionais sobre a Ditadura Militar

Há 57 anos, em 31 de março de 1964, deu-se início a uma tenebrosa e longa noite que durou 21 anos: a Ditadura Militar brasileira.

Diante de uma falsa ameaça de tornar o governo brasileiro comunista, os militares invadiram a capital e derrubaram o então presidente João Goullart.

Prometendo que logo seriam feitas eleições diretas para definir o novo presente, o que deveria ser passageiro durou por duas décadas, décadas de opressão, terror, tortura e assassinatos. E a liberdade tornou-se coisa rara.

Então, sabendo o quanto é importante que esses anos não caiam no esquecimento e que todos saibam a verdadeira história de nosso país, selecionamos 5 HQs que abordam o tema, todas baseadas em muitas pesquisas e documentários sobre a época.

? Este conteúdo também pode ser ouvido ?

1. A Dama do Martinelli

Capa da HQ A Dama do Martinelli - Ditadura Militar - Otageek

Com roteiro de Marcela Godoy (Fractal) e arte de Jefferson Costa.

Perseguida pela ditadura militar no Brasil da década de 1970, uma família acaba indo morar no edifício Martinelli, no centro da cidade de São Paulo. Lá, seus integrantes descobrirão que as paredes do famoso edifício paulistano escondem muito mais do que perseguidos políticos.

2. Ditadura no Ar – Coração Selvagem

Capa da HQ Ditadura no Ar - Coração Selvagem - Ditadura Militar - Otageek

O roteiro policial é de Raphael Fernandes (Apagão) e a belíssima arte é de Rafael Vasconcellos, o Abel (Macbeth).

Após o desaparecimento de sua namorada Lenina, o fotógrafo Félix Panta entra em uma arriscada investigação para descobrir o que os militares fizeram com a estudante comunista. Músicas de protesto, exilados políticos, reportagens proibidas e o terror das torturas estarão em seu caminho nesse Brasil em que a população alienada encobre a ação de ódio dos que estão no poder.

Ambientada em 1969, depois do famigerado AI-5 e auge da ditadura, a trama noir destas páginas vai te levar para uma época em que era perigoso pensar diferente do governo. Baseada em relatos reais e em uma extensa pesquisa histórica, este quadrinho é uma ficção com os dois pés na dura realidade.

3. Subversivos – Os anos de chumbo da Ditadura Militar

Capa da HQ Subversivos - Ditadura Militar - Otageek

Com roteiro de André Diniz e artes de Laudo e Omar Viñole.

Esta revista conta a história de um grupo formado por pessoas que entraram na luta contra a ditadura e algumas que já foram, inclusive, duramente torturadas. A história gira em torno de Helena, uma militante do MRC (Movimento Revolucionário Comunista) e um novato com nome fictício de Germano.

4. O Golpe de 64

Capa da HQ O Golpe de 64 - Ditadura Militar - Otageek

Escrita pelo jornalista Oscar Pilagallo e ilustrada pelo quadrinista Rafael Campos Rocha.

Esta HQ traz o relato real dos acontecimentos que transformaram o Brasil durante os anos de Ditadura Militar. A revista dá atenção às reivindicações sociais que afloraram à época e aos dramas dos protagonistas desse momento histórico.

5. Notas de um Tempo Silenciado

Capa da HQ Notas de um Tempo Silenciado  - Ditadura Militar - Otageek

Roteiro e arte de Robson Vilalba.

Nem toda a história foi contada. Algumas permaneceram esquecidas, outras silenciadas…  A HQ traz memórias proibidas durante o período do regime militar, mas que nunca foram esquecidas pelos membros da resistência. E revela como foi viver e sobreviver em uma época tão dura.


Desde 2016 estamos vivendo um momento de negacionismo, no qual podemos ver desde manifestações a postagens em redes sociais de pessoas pedindo a volta da ditadura. E isso surge diante do desinteresse ou desconhecimento sobre a história de nosso país.

Livros e HQs sobre o assunto, assim como qualquer mídia de entreterimento, são extremamente bem-vindas em um momento como esse e permitem que o conhecimento se espalhe. A única forma de evitar que o terror e a opressão que um dia fizeram parte da vida dos brasileiros voltem é ter consciência do passado e aprender com os anos já vividos.

[…] quando, em 2016, fomos novamente atropelados pela história. O país entra em convulsão, a luta pelo poder trouxe fatos bizarros de volta[…] O futuro não nos pertence mais, não há mais como ser neutro, isso será apenas conivência com tudo o que está acontecendo.

– Clemente Nascimento e Marcelo Rubens Paiva, 2016.

Leia mais:


E para comprar as HQs citadas no texto, utilize nossos links abaixo e nos ajude a produzir Jornalismo Cultural de Credibilidade!

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Nathalia Mendes
Nathalia Mendes
Artigos: 75
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários