Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Crítica | Quadrinho “Yala e a Teia da Existência” na Poc Con 2021
A Poc Con é uma feira de quadrinhos LGBTQIA+, que durante o mês de junho aconteceu de forma online e reuniu diversos artistas queers brasileiros. E como forma de continuar com a divulgação de produções nacionais, a Poc Con disponibilizou uma gibiteca virtual que possui dezenas de títulos e categorias, incluindo a história de Yala.
O quadrinho “Yala e a Teia da Existência” é escrito e ilustrado por Yuri Amaral, pessoa não-binária, vegana e drag queen que trabalha nas áreas de quadrinhismo, ilustração, artesanato gráfico, comunicologia e publicidade.
O livro conta a história de Yala, uma personagem drag e mística que veio do Reino dos Sonhos. De tanto transportar as almas humanas pela Teia da Existência, Yala se vê encantada pela humanidade e decide abandonar a sua antiga vida imortal para viver entre os humanos.
Durante as 89 páginas seguintes, nós vamos acompanhar toda a trajetória de Yala através de histórias que ela mesma conta para os outros dois personagens do livro.
Em formato de conversa, numa mesa de uma cafeteria, o grupo divide histórias e experiências de vida enquanto é guiado pela sabedoria mística de Yala.
O formato do livro, feito em tom informal de conversa, no qual cada personagem conta o seu ponto de vista sobre algum acontecimento, deixa a leitura um pouco cansativa. A constante mudança de locutor e as várias explicações místicas fazem com que o leitor se perca entre as histórias. Essas que muitas vezes são finalizadas rapidamente e deixam a sensação de se tratar, na verdade, de um livro de contos.
Entretanto, as histórias, principalmente da Yala, mostram a grande carga de criatividade e atenção do autor. “Yala e a Teia da Existência” é um livro introdutório, que cumpre muito bem o seu papel de introduzir os personagens. É possível se identificar e se emocionar com eles e, à medida que o livro avança, eles se tornam mais humanos e reais.
O final de Yala e a Teia da Existência é também outro ponto extremamente positivo! O livro nos leva a duas grandes dúvidas que foram sendo construídas no decorrer da história: qual o futuro dos nossos personagens? Uma abertura perfeita para uma possível continuação!
Leia também:
[…] Crítica | Quadrinho “Yala e a Teia da Existência” na Poc Con 2021 […]