Urubus | Cripta Djan e Design Ativista lançam novo cartaz do filme que estreia dia 1 de junho nos cinemas

Dirigido por Claudio Borrelli, com produção de Fernando Meirelles, filme retrata o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo; distribuição é da O2 Play.

O artista plástico Cripta Djan e o Design Ativista, braço do Mídia Ninja, apresentam com exclusividade o novo pôster do filme Urubus, dirigido por Claudio Borrelli e com produção executiva de Fernando Meirelles. O longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros dia 1 de junho, com distribuição da O2 Play.

Fonte: O2 Play

A nova versão do pôster, inspirada no cartaz teaser de JR Voodoo House lançado em 2019, é assinada pelo designer Gus Kondo — que concorreu na categoria Excellence in Poster Design Competition da SXSW 2022 com a arte de “Raquel 1:1”.

Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de “Marighella”), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo.

O longa-metragem tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.

“Como o pichador sempre tem muita história, não faltaram referências e inspirações para trabalhar o roteiro do filme. Todo pichador tem um livro para contar: são anos de dedicação nas ruas, aventuras e vivência na cidade. Desde o começo do projeto, mesmo tendo a minha própria vida como ponto de partida e sendo fiel aos fatos da minha trajetória, eu sempre tive a liberdade de trabalhar com a ficção. Isso me deu mais autonomia para a criação”, afirma Djan.

“Eu sempre brinquei com o Djan, dizendo: ‘Você é o pintor e o filme é o quadro. Eu sou o pincel’. Meu trabalho foi unir a história dele à tela. Tive o compromisso de mostrar, de maneira cinematográfica, como é o mundo do pixo e a realidade dos pichadores. Tudo com muito cuidado, sem tomar nenhum partido ou colocar um ponto de vista”, complementa o diretor e roteirista Claudio Borrelli.

Urubus foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro. O longa também teve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award – Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio.

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Leonel Brito
Leonel Brito

Um Jornalista que ama séries, filmes, livros, HQs, documentários, animações, podcasts, música e fotografia.

Artigos: 354
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Urubus | Cripta Djan e Design Ativista lançam novo cartaz do filme que estreia dia 1 de junho nos c… […]