Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Uma Baía | Documentário estreia amanhã nos cinemas
Murilo Salles diz que UMA BAÍA é um filme difícil de ser sintetizado: “Em nossa primeira versão, o filme tinha sete horas e 20 minutos. Eram oito documentários em suas acepções clássicas. Foi uma inquietação que nos levou a querer fazer um exercício para descobrir no material suas essências poéticas. Depois de um trabalho obsessivo de busca por “imagens” e “sons” que carregassem esse poder de concentração simbólica, nasceram as oito fábulas”.
A Baía de Guanabara é talvez o maior símbolo das contradições do Rio de Janeiro, ao mesmo tempo acolhedora e violenta, bela e assustadora, rica e pobre. Mas foi ao redor dessa baía que a cidade nasceu e cresceu.
Quando vemos o catador de mexilhões em ação no fundo da baía; ou o personagem (quase ausente) que monta um hidroavião com entulhos como latas de cerveja, garrafas pet e pedaços de isopor, ironicamente dialogando com a obra de Rauschenberg; quando vemos um ‘faz-tudo’ prisioneiro em sua própria comunidade, que escapa à noite, pescando silenciosamente na baía. Por fim, os estivadores cochilando em redes esperando seu turno, nesta enorme Oca, que é o armazém do cais 18. Esses personagens são todos descendentes dos índios Tupinambás-Tamoios que aqui viviam quando os franceses vinham ‘extrair’ o “pau-brasil”. Os índios cortavam as árvores e carregavam as toras, enchendo os navios.
Qual a diferença entre um Tupinambá que carregava madeira para as caravelas e um estivador que arcaicamente enche navios com limalha de ferro para a China? Entre o catador de caranguejos hoje, e 500 anos atrás? Da vida que agora levam os quilombolas, e a que levavam seus antepassados?
UMA BAÍA é uma viagem aos lugares originais da baía de Guanabara, testemunha silenciosa, há cinco séculos, de um processo de intensa degradação que afeta diariamente a existência de seus trabalhadores.
Salas de Cinema que estreiam o filme amanhã, 18 de abril:
Aracajú _ Cine Vitória
Belo Horizonte _ UNA Cine Belas Artes
Brasília _ Liberty Mall
Fortaleza _ Cineteatro São Luíz
Maceió _ Cine Arte Pajuçara
Niterói _ Cine Reserva Cultural
Palmas _ Cine Cultura Palmas
Porto Alegre _ Cine Bancários
Porto Alegre _ Espaço de Cinema Bourbon Country
Recife _ Cine Fundação – Porto
Rio de Janeiro _ Estação Net Rio
Salvador _ Cine Glauber Rocha
São Luís _ Cine Lume
São Paulo _ Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca
Leia também:
- “Godzilla e Kong: O Novo Império” segue liderando bilheterias nacionais com mais de 1 milhão de espectadores
- CCXP24 anuncia presença de Giancarlo Esposito, ator das superproduções Breaking Bad, The Boys e The Mandalorian
- Estrelado por Scarlett Johansson e Channing Tatum, ‘Como Vender a Lua’ ganha trailer oficial