Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Troféu HQMIX divulga a lista dos vencedores de sua 36ª edição
O Troféu HQMIX apresenta os vencedores da sua 36ª edição. Foram 1.710 itens inscritos e mais de 600 obras de trabalhos e produções realizadas em 2023 na área dos Quadrinhos no Brasil, que passaram pela banca do júri oficial, que trabalhou por cinco meses para analisar os concorrentes nas diversas categorias. Já a segunda fase foi analisada pelo júri nacional, composto por mais de 1.300 profissionais da área de quadrinhos, entre autores, editores, pesquisadores e jornalistas.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 11 de dezembro, às 19h, no Teatro Raul Cortez, do Sesc 14 Bis, em São Paulo, com a apresentação do padrinho do HQMIX, Serginho Groisman, e participação do DJ MZK.A 36ª edição do Troféu HQMIX tem o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, e do Sesc São Paulo.
Os ganhadores receberão o troféu Muriel, personagem da cartunista Laerte, que foi convidada a produzir a arte do troféu, representando a transição de gênero de ambas as mulheres: da criadora e de sua criatura. A tira de Muriel, publicada na Folha de São Paulo a partir de 2004, é considerada pela autora como uma espécie de “batedora que foi na frente de sua mudança visual, meio que sozinha”.
Grandes Mestres dos Quadrinhos no Brasil
Neste ano, foram escolhidas duas pessoas importantes e pioneiras na produção de quadrinhos com personagens LGBTQIAPN+ no país: Henrique Magalhães e sua personagem Maria, eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba: Maria Espirituosa – ou simplesmente Maria, lançada há quase 50 anos, que foi uma das personagens precursoras em abordar as causas libertárias e de minorias, discutindo as questões de gênero na época em que era quase impossível desenvolver estes temas.
A outra homenageada é Anita Costa Prado, roteirista de quadrinhos que participou de diversas produções na área e criou a personagem Katita em 1995, que sempre lutou por direitos e igualdade de gêneros, tendo sido também desenhada por vários artistas.
A lista completa dos vencedores do 36º Troféu HQMIX, escolhidos como os melhores de 2023, está disponível no Portal.
ABAIXO A LISTA DOS VENCEDORES DE 2023
Desenhista Nacional: ANA LUIZA KOEHLER (por VIADUTO)
Roteirista Nacional: RAFAEL CALÇA (por JEREMIAS – ESTRELA)
Novo Talento – Desenhista: DANIEL CESART (por ESTADOS UNIDOS DA ÁFRICA)
Novo Talento – Roteirista: REGIANE BRAZ (por EM TI ME VEJO)
Arte-finalista Nacional: AL STEFANO (por O FANTASMA DA ÓPERA EM SÃO PAULO)
Colorista Nacional: ANA LUIZA KOEHLER (por VIADUTO)
Grande mestre do Quadrinho Nacional: HENRIQUE MAGALHÃES
Grande mestre do Quadrinho Nacional: ANITA COSTA PRADO
Relevância Internacional: RAFAEL GRAMPÁ
Adaptação para os Quadrinhos: O FANTASMA DA ÓPERA EM SÃO PAULO
Publicação de Aventura/Terror/Fantasia: GIBI DE MENININHA 3 – CONTOS DE F*DAS
Publicação de Clássico: LAERTEVISÃO – EDIÇÃO ESPECIAL: COISAS QUE NÃO ESQUECI
Publicação de Humor: O LIVRO DOS PÁSSAROS
Publicação Independente de Grupo: BOY DODÓI: HISTÓRIAS REAIS E ILUSTRADAS SOBRE MASCULINIDADE TÓXICA
Publicação Independente Edição Única: ESTADOS UNIDOS DA ÁFRICA
Publicação Independente Seriada: BATATINHA FANTASMA, AVENTURAS DA VIDA A DOIS
Publicação Independente Seriada: ORIXÁS – O MONSTRO DO VALE
Publicação Infantil: GRAPHIC MSP – MAGALI: RECEITA
Publicação Juvenil: GRAPHIC MSP – JEREMIAS: ESTRELA
Publicação em Minissérie: OS GATOS DO LOUVRE
Publicação Mix: POBREFOBIA – VIVÊNCIAS DAS RUAS COM PADRE JÚLIO LANCELLOTTI
Publicação de Tira: O LIVRO DOS PÁSSAROS
Mangá e Produções Correlatas: 48KM
Produção para Outras Linguagens: 50 ANOS DO SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA (Documentário)
Produção para Outras Linguagens: PODCAST HQ BRASIL (Podcast)
Edição Especial Estrangeira: FORA DO PADRÃO: 40 ANOS DE QUADRINHOS LGBTQIA+
Edição Especial Nacional: O FANTASMA DA ÓPERA EM SÃO PAULO
Web Quadrinhos: OS SANTOS
Web Tira: DONA ANÉSIA
Projeto Editorial: AS CONFISSÕES DA BAHIA (EM QUADRINHOS)
Projeto Editorial: PROJETO NARRATIVAS PERIFÉRICAS
Projeto Gráfico: LUSCO-FUSCO – MARVIN ESCREVE POEMAS
Projeto Gráfico: OS CONTOS DO PLANTA – CAIXA DE RELÍQUIAS
Homenagem Especial: 50 ANOS DO 1º CONGRESSO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE AVARÉ (organizado por NILVA CALIXTO na FREA)
Grande Contribuição: MARCOS MASSOLINI PELA PESQUISA DO ARTISTA JOSELITO
Editora do Ano: BRASA EDITORA
Evento: POC CON FEIRA LGBTQIA+ DE QUADRINHOS E ARTES GRÁFICAS
Exposição: LILIAN MITSUNAGA: 4 DÉCADAS NOS QUADRINHOS – BIENAL DE QUADRINHOS DE CURITIBA
Livro Teórico: A GUERRA DOS GIBIS – EDIÇÃO REVISTA E AMPLIADA (Por Gonçalo Júnior)
Trabalho de Conclusão de Curso: “TEM ALGO DE ERRADO COMIGO?” (por Carolina Herrera Pinto)
Dissertação de Mestrado: “REPRESENTAÇÕES DE MULHERES GORDAS EM QUADRINHOS DE AUTORIA FEMININA DA/NA AMAZÔNIA” (por Fabiana Oliveira Gillet)
Tese de Doutorado: “A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS” (por Simone Aparecida Santos)
Abaixo mais informações dos homenageados desta edição
Laerte Coutinho
Nascida em São Paulo, em 10 de junho de 1951, Laerte Coutinho é reconhecida como uma das maiores cartunistas do Brasil. Sua carreira se iniciou nos anos 70, quando fazia ilustrações de um personagem chamado Leão para a revista Sibila. Depois participou de vários veículos de mídia como Folha de São Paulo, Veja, O Pasquim, Isto É, além de ter criado os Piratas do Tietê pela editora Circo nos anos 80. Também trabalhou na redação de programas da TV Globo como Sai de Baixo, TV Pirata e TV Colosso. Entre os personagens e histórias mais famosas destacam-se Overman, Muriel e Hugo, os Piratas do Tietê, o Condomínio, o Homem-Catraca e Los Três Amigos (esta, em colaboração com Angeli e Glauco).
Anita Costa Prado
Graduada pela Faculdade de Educação Campos Salles, com formação em Contabilidade. Roteirista de quadrinhos e autora de contos e crônicas sobre diversidade sexual, Anita foi vencedora do Prêmio Angelo Agostini pelo álbum Katita – Tiras Sem Preconceito (melhor roteirista e melhor lançamento em 2006) e melhor roteirista em 2007. Indicada ao HQMIX como roteirista revelação em 2007. Em 2021, recebeu o Diploma de Mestre do Quadrinho Nacional concedido pela Associação de Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo. Em 2023 foi a artista homenageada da POC CON, Feira LGBTQIA+ de Quadrinhos e Artes Gráficas. Criadora dos personagens Dodô (jovem negro, assumidamente gay), Mulher Cérebro e Pererecas Power, também é a idealizadora e integrante do fanzine Divertida Diversidade, publicação com autores abordando questões LGBTQIAPN+. Anita produziu artes em parceria com Ronaldo Mendes e Gisele Henriques, expostas em Bibliotecas de São Paulo (capital), interior do estado e Belo Horizonte, além de outras parcerias com Márcio Sno e Regi Munhoz, que resultaram nos zines Conviver com Idoso é… e Lésbica Retrô e Lés Moderna, respectivamente.
Henrique Magalhães
Quadrinista, editor e produtor, Henrique criou a Revista Maria, ganhando notável reconhecimento no cenário nacional e internacional, além de ter produzido diversos fanzines.
Em 1983, formou-se em Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba. Entre 1985 e 1988, publicou o fanzine Marca de Fantasia, que em 1995 o inspirou a criar a editora Marca de Fantasia. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris, o autor acaba de ser reconhecido pela lei nº 13.343, da deputada estadual Cida Ramos, para que a personagem Maria seja eleita patrimônio cultural imaterial da Paraíba neste ano de 2024.
Bruno Braga
Bruno Neves Braga nasceu em 1989. Pernambucano de Recife, é formado em Administração de Empresas (UniFG / Universidad Eureopea de Madrid), e também é fundador e sócio-diretor do Instituto Impressão 3D. Criou o Instituto Impressão 3D com o intuito de ser ao mesmo tempo um MakerSpace, um espaço de uso coletivo, que promove não apenas acesso aos sistemas, mas também palestras, minicursos e pesquisas sobre o setor e em nosso país. “O Instituto Impressão 3D tem como principal objetivo apresentar a tecnologia de impressão 3D para estimular o seu uso e desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras. prezamos pelo fortalecimento da cultura Maker (faça, compartilhe, doe, aprenda, se equipe, brinque, participe, apoie e modifique)”, completa Bruno Braga.