Documentário ‘O Sal da Lagoa’ estreia no Prime Box Brazil

Inédita no circuito comercial, produção da Bactéria FIlmes mergulha na árdua rotina de pescadores da Lagoa dos Patos - título entra no canal e na streaming a partir de 27 de abril

Inédito no circuito exibidor, o documentário “O Sal da Lagoa”, dirigido por Denise Marchi Daniel Almeida, estreia na grade do Prime Box Brazil e em suas plataformas de streaming, a partir do dia 27 de abril da 2024, sábado, às 22h. O filme é uma imersão na vida de um pequeno grupo de pescadores situado na beira Lagoa dos Patos no RS. A baixa ocorrência de salinização nos últimos anos deixa esses homens à mercê de seus destinos. A realização é da Bactéria FIlmes, em coprodução com TroposferaDaniela Israel assina a produção, enquanto Pablo Escajedo é o responsável pela direção de fotografia.

O Sal da Lagoa

O filme apresenta um cenário pouco explorado no âmbito cultural e artístico do Rio Grande do Sul: as comunidades pesqueiras da Lagoa dos Patos. Ao longo de 52 minutos, o doc acompanha o dia a dia de pescadores artesanais da cidade de São Lourenço do Sul. Sem narração ou entrevistas, “O Sal da Lagoa” segue os trabalhadores dentro e fora de uma embarcação.

Em épocas de seca, o nível de água doce da Lagoa baixa e a água do mar entra pela conexão com o Oceano Atlântico. Cada vez mais raro, o fenômeno de salinização propicia a entrada da fauna marinha no estuário gaúcho. Em 2019, a equipe de produção acompanhou este período de grande incerteza na vida de toda uma comunidade. O filme inicia já em meio à Lagoa dos Patos, nas primeiras horas de uma manhã de verão.

“A ocorrência ou não da salinização determina a diferença entre a fartura e a escassez da pesca”, observa Denise Marchi. “Em qualquer um dos casos, a rotina árdua dos pescadores permanece a mesma. Ano após ano, sempre há a expectativa de que as coisas deem certo”, complementa. Além da direção, Denise também divide roteiro e montagem com Daniel Almeida.

Um barco de 12 metros de comprimento, chamado Seival, cruza as águas e o ruído de seu motor quebra o silêncio. “Ao nos lançarmos para dentro da Lagoa dos Patos passamos a enxergar a prática da pesca como a única coisa ao nosso redor”, relembra Daniel sobre a experiência das gravações. “Sempre compreendendo que o papel do nosso olhar é trazer o universo desses pescadores para o espectador do filme”, conclui.

Em paralelo às ações da pesca, são apresentados os indivíduos que formam a tripulação em seus cotidianos de trabalho e lazer. A produção buscou aquilo que há de único em cada um, mas também o que os torna humanos e universais. Trabalho e esperança são pontos-chave do documentário, mas temas mais abrangentes como educação, família e exclusão social também são levantados.

“O Sal da Lagoa” tem financiamento do edital Pró-cultura RS FAC #juntospelacultura_2 de 2017, SEDAC, Governo do Estado do RS, e apoio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine-RS).

Serviço

Doc “O Sal da Lagoa”, Denise Marchi Daniel Almeida
Estreia no Prime Box Brazil: dia 27 de abril de 2024, sábado, às 22h;
Reprises: 6 de maio (seg), às 4h; 15 de maio (qua), às 12h; e 27 de maio (seg), às 12h;
Duração: 52 min;
Classificação Indicativa: Livre.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1093
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários