RPG | 5 motivos pelos quais você deveria jogar RPG de mesa

Acho que todos que leram os meus textos, ou pelo menos os principais sobre RPG de mesa, sabem como eu adoro jogá-los – mesmo que não jogue de fato em uma mesa, mas isso não é a questão.

Bom, a seguir listo alguns motivos pelos quais acredito que vocês deveriam jogar RPG de mesa.

“Então, o que você faz…?”

1. Interação e trabalho em equipe

Quase todo o grupo de RPG exige uma confiança em seus companheiros e um bom trabalho em equipe e, em alguns casos, muita interação entre eles. Há poucos casos onde realmente não dá para confiar nos seus companheiros de equipe, mas na maioria das situações, você vai precisar de um bom planejamento e entrosamento.

Eu mesmo já tive jogadores que falaram “o que o grupo precisa?” na hora da criação de um personagem e isso apenas demonstra como em na maior parte do tempo, os personagens precisam ter uma certa sinergia em jogo.

2. Pensamento rápido e criatividade

Nas diversas situações onde são necessários alguns pensamentos rápidos para sair de um problema, um bom jogador de RPG de mesa pode tirar leite de pedra e ser criativo na forma de escapar. Não há um limite do que você pode realmente fazer quando está jogando, principalmente quando seu mestre é bem liberal.

RPG de mesa com 3 amigos e vários dados
“Então, eu vou pegar o meu chicote e tentar me projetar como se fosse um cipó.”

3. Pensamento lógico e matemático

OK, essa é clichê, mas sim, esse tipo de pensamento ajuda. Afinal, todo o jogo de RPG envolve números e algumas contas. Em sua maioria são simples, tipo um dado mais o seu bônus de ataque, mas em alguns casos mais específicos podem vir umas contas mais complicadas e acho que poderia ser mais fácil se você criar um certo habito para tal.

E digo mais, acredito que realmente certas matérias poderiam ser aprendidas de maneiras mais interessantes. Mesmo a aula de História poderia ser apresentada com uma narrativa e tentando fazer com que os alunos se envolvam mais, o que combinaria com o primeiro item da lista.

Meme da Nazaré com uma pessoa confusa em meio a contas matemáticas completas
“Eu ataco, como tenho um bônus de +2 por ele ser um morto-vivo, e minha arma tem uma chance de 20% de queimar…”

4. Ajuda com a timidez

Acho que todo mundo tem aquele amigo que é incrivelmente tímido. Entre vocês ele é um cara demais e pode acabar sendo até genial, mas sua timidez o limita um pouco. Então, com o RPG talvez esse seu amigo possa se soltar um pouco mais. Inclusive, talvez essa seja a melhor forma de fazer com que ele se solte. Todos nós temos um pequeno receio quando entramos em contato com isso pela primeira vez, mas quando as coisas acontecem do jeito certo e no mundo apropriado, nos soltamos, principalmente depois de algum tempo socializando com essas pessoas.

Todos nós temos um pequeno receio quando entramos em contato com isso pela primeira vez, mas quando as coisas acontecem do jeito certo e no mundo apropriado, nos soltamos, principalmente depois de algum tempo socializando com essas pessoas.

RPG de mesa com 4 amigos em uma mesa redonda
“Eu…só…ataco”.

5. Grandes amigos

E assim, esses são os 5 tópicos que achei que valeriam a pena ser citados para que você possa ver de fora as mesas de RPG, já que chamar alguém de nerd hoje em dia é “cool”. Mas bem, espero que você, leitor, comece a jogar!

Elenco de Senhor dos Anéis
“Eu fecho na sexta, todos de acordo?”

Leia também:


E para comprar produtos de RPG na Amazon, compre através de nossos links abaixo. Assim, vocês nos apoia a continuar produzindo Jornalismo Cultural Independente.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários