Review | ‘Invasão Espacial’ e a Base Aérea de Alcântara

Invasão Espacial mostra como instalação da base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes prejudicou qualidade de vida do povo desta pequena cidade litorânea

No dia 13 de Setembro, o 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, chamado Entretodos, começou trazendo 5 categorias de curtas. Hoje vamos falar sobre o curta “Invasão Espacial“.

Crianças falam sobre o lançamento dos foguetes
Crianças falando sobre a experiência de assistir aos lançamentos da base aérea

Para muitos, a corrida espacial afetou apenas grandes nações como Estados Unidos, Rússia ou China, porém nos anos 80 o Brasil também sofreu. Muitas comunidades centenárias sofreram com a chegada da base da Força Aérea Brasileira, inaugurada em 1° de Março de 1983 na cidade de Alcântara. Ela está localizada em um local estratégico, próximo à linha do equador.

O curta conta a história dessa cidade hoje sofrendo com as ações da base aérea e seus lançamentos de foguetes: o corte da cabeceira do rio, a tomada do litoral, um acidente que causou a morte de 21 técnicos na base e a tristeza do povo que hoje, após mais de 30 anos da inauguração da base, é tratado com total desprezo.

Atualmente, a base de Alcântara é o segundo maior centro de lançamento de foguetes do mundo, mesmo nunca enviando um satélite sequer para o espaço. O impacto nas comunidades foi enorme, sendo em grande parte comunidades quilombolas. Infelizmente, o Brasil assinou um tratado com os Estados Unidos para utilizar o local para lançamentos, mas tomara que esse documentário ajude a salvar as comunidades quilombolas que ainda existem no local.

Leia também:

O curta não está mais disponível no Vimeo pelo perfil do Festival Entretodos ou no site. O 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos aconteceu entre os dia 13 ao dia 26 de Setembro de 2020.

Moradora de Alcântara fala sobre a base aérea
Moradora da cidade de Alcântara fala sobre não ter comunicação com a base.

Invasão Espacial (2019)

Sinopse: Eles vieram de fora, entraram na cidade e seduziram o povo. Tentaram agradar a todos, mas ninguém entendia os seus planos. A comunicação era por acenos e gestos. Aos poucos, comunidades centenárias foram retiradas do seu território para dar lugar a planos espaciais. É difícil saber o que é ficção e realidade nessa localidade escondida no interior do Brasil. Invasão Espacial é um drama de realismo mágico absurdo, mas bastante real.

ANO: 2019

IDIOMA: Português

LEGENDA: Português

DIRETOR: Thiago Foresti

PRODUÇÃO: Attilio Zolin, Augusto Dauster, Thiago Foresti

FOTOGRAFIA: Attilio Zolin, Augusto Dauster, Thiago Foresti

EDIÇÃO: Thiago Foresti, Daniel Sena

GÊNERO: Documentário

ASSUNTO: Cultura; Tradição; Direito à moradia


Ouça nosso último podcast Especial 50 de programas.

Eu estou sempre jogando. Temos LIVE toda quarta, sexta e sábado às 22:00 na TWITCH, estamos jogando God of War (PS4). Podem me chamar na PSN também. Abraço pra todo mundo e FUI!

Minha PSN

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1330
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários