Crítica | “Escola Sem Sentido”, um curta necessário3 minutos

Escola Sem Sentido é um curta de Thiago Foresti, de 2019, que faz parte do 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos, o Entretodos, o qual está acontecendo do dia 13 ao dia 26 de Setembro. O filme vem para nos fazer pensar, e também como uma homenagem aos professores.

O curta conta a história de Chicão, um professor de história o qual muitos queriam ter, mas que acabou sendo prejudicado por não ser aquilo que a “sociedade” queria.

Temos um professor, dando um aula de maneira dinâmica, incorporando personagem de um revolucionários,usando um chapéu e uma espada de papel em Escola Sem Sentido.
Chicão dando aula.

A história expõe de forma direta a verdade sobre os acontecimentos do Brasil, principalmente na área do ensino. Ela aborda, assim, o contexto dos últimos anos (não pretendemos nomear pessoas, mas todos sabem de quem foi a ideia de filmarem as aulas).

Aluna com celular, enquanto professor dá aula
Aluna filmando Chicão.

De forma sucinta e interessante, ‘Escola Sem Sentido’ une o passado e o presente, com uma narradora contando os momentos ocorridos em alemão. Isso até pode causar um pequeno estranhamento, já que a produção é brasileira, mas não deixa de ser genial. Ela é, portanto, o verdadeiro link entre o passado e o possível futuro da nossa nação.

Personagem falando com a câmera, em uma sala de aula. Legenda na parte de inferior da imagem. Escola Sem Sentido
Mulher misteriosa falando com a câmera.

A crítica ao movimento Escola Sem Partido é algo bem direto, e a forma através da qual o filme vai mostrando como tal movimento pode ser prejudicial ao nosso futuro é impecável.

Imagem em preto e banco, mostra a queima de livros na Alemanha Nazista
Queima de livros na Alemanha Nazista.

Os atores passam muita credibilidade, desde o professor dobrado por fazer seu trabalho até aquele que pode pregar sua ideologia, além das próprias crianças simbolizando a futura geração.

Professor dando aula aos seus alunos na sala de aula
Professor dando aula.

Considerações Finais

Escola Sem Sentido é um curta que não peca na sua simplicidade e originalidade, que deveria ser visto por todas as pessoas, pois mostra que a história se repete e apenas os personagens são alterados.

Leia também:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Nathy
Artigos: 7
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X