Review | ‘Detention’ – um jogo de terror taiwanês

Feche os olhos e torça para que os mortos passem sem perceber você

Com a derrota da China em 1895 na Primeira Guerra Sino-Japonesa,Taiwan se tornou uma colônia do Japão – sendo governada, assim, pelos próximos 50 anos. Com o maior conflito entre nações, Taiwan era parte das potências e era assim sujeita a fortes bombardeios e ataques marítimos que só cessaram em 1945, com a derrota dos japoneses na Segunda Guerra Mundial. A partir de então, Taiwan passou a ser território da China. E é aí que a história de Detention começa.

'Detention' - um jogo de terror taiwanês
Não tenha medo

Desenvolvido pela Red Candle Games e lançado em 2017, Detention se passa em um mundo fictício na Taiwan da década de 1960, sob a lei marcial. Trata-se de um jogo narrativo de terror atmosférico que incorpora elementos da Ásia Oriental. Taoismo, budismo, mitologia chinesa… o jogo se inspira nas referências culturais de Taiwan para contar uma história única e assustadora.

É um jogo de terror diferente, graças ao uso inteligente que faz de seu cenário histórico. Ele gradualmente se transforma em um pesadelo psicológico e somos forçados a reviver os eventos traumáticos do passado dos personagens.

O jogo é forte o bastante para apresentar as informações necessárias, mesmo quando não é bem claro o que é real e o que é imaginário. A obra se preocupa com a história e a política que representa, mas as usa como andaime em torno de um pesadelo pessoal.

Uma ótima gameplay

A personagem principal do jogo sendo assombrada por um dos espíritos
Não respire

Os quebra-cabeças são em sua maioria lógicos, embora a própria lógica do jogo seja um pouco distorcida. Existem espíritos, mas o confronto com eles leva à morte, ou algo muito parecido. A falha é tratada com elegância, como um breve interlúdio que fornece dicas sobre o erro que você cometeu, entregue em uma cena que se encaixa perfeitamente no mundo do jogo.

Não é o tipo de história de terror que se estende para aterrorizar e assustar. Por trás dos fantasmas e do sangue coagulado, há um tipo melancólico de pavor. Somos confrontados com o horror de estar em uma situação impossível, de tomar decisões terríveis, de não ver como melhorar a sua sorte e, inadvertidamente, piorar tudo ainda mais.

Detention apresenta um conto muito íntimo e introspectivo de opressão, mostrando como às vezes nosso ambiente nos molda e dita nossos atos contra nossa própria vontade e desejos. Não é o jogo de terror mais aterrorizante que você vai jogar, mas é uma peça excepcional de narrativa.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Riuler Luciano
Riuler Luciano

Jornalista Cultural e Marketeiro, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!

Artigos: 387
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Review | ‘Detention’ – um jogo de terror taiwanês […]