Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa?
Homem Aranha: Sem Volta para Casa chega em dezembro nos cinemas e traz uma das histórias mais emblemáticas do herói. Ela foi escrita por Joe Michael Straczynski como uma forma que a Marvel arrumou para consertar a bagunça deixada pela Guerra Civil.
J. M. Straczynski escreveu Homem Aranha de 2001 a 2007, passando por muitas coisas importantes na história do personagem, como o momento em que ele entra para os Novos Vingadores e Guerra Civil.
Ele expandiu toda a mitologia do personagem e fez arcos memoráveis como O Outro, mas também tem as duas piores histórias do Aranha de todos os tempos, Pecados Pretéritos e Um Dia a Mais, que vai ser a base para o próximo filme.
Recentemente, a Panini republicou toda a fase do JMS em treze volumes na coleção Marvel Saga. É a primeira vez que temos a coleção completa no Brasil, então podemos ver como ele é um ótimo escritor e tinha um plano para toda a história.
A primeira coisa que ele fez foi introduzir um novo vilão, novos mistérios para a origem do Homem Aranha e, principalmente, reatar o casamento do Peter Parker com a Mary Jane, algo que estava precisando acontecer.
Peter Parker adulto
Esse é um dos poucos personagens que conseguimos ver amadurecer no decorrer do tempo, pois é muito comum, nos quadrinhos, todo mundo viver em um tempo mágico e não envelhecer. Existem poucas exceções, como o Asa Noturna, que podemos ver crescendo.
Isso também acontece com o Peter, então nada mais justo do que transformá-lo em um adulto de verdade. Por isso, aqui o vemos sendo professor e tentando reatar o casamento com a Mary Jane. Não existe mais aquela imaturidade de um adolescente das histórias do Stan Lee.
Nova Mitologia
O grande destaque dessa fase foi a introdução de uma nova mitologia para a origem do Homem Aranha, com toda uma história sobre o Peter Parker ser o avatar da Aranha. Além disso, novos vilões estão atrás dele para roubar essa essência e ter os seus poderes.
Mas ele tem a ajuda de Ezekiel, um novo personagem que tem os mesmos poderes e sabe a identidade secreta do Peter. Porém, apesar de ser introduzido como alguém que quer ajudar, logo descobrimos que, na verdade, ele é o grande vilão e quer roubar essa essência do Homem Aranha.
Todo esse arco é apresentado no começo da fase do JMS, mas só é concluído em O Outro, uma saga em doze edições que muda para sempre toda a mitologia do Homem Aranha. É uma pena que isso tenha sido deixado de lado pelos outros escritores depois do Straczynski.
História Polêmica
Um dos maiores absurdos dessa fase foi descobrirmos que, antes da Gwen Stacy morrer, ela tenha engravidado do Norman Osborn, o Duende Verde. Isso por si só já é completamente insano e essa história foi a responsável por muitas pessoas abandonarem os quadrinhos do Homem Aranha.
Mas o pior de tudo é que ela teve gêmeos, eles estavam escondidos na europa e agora querem matar o Homem Aranha porque o Norman Osborn disse que ele era o responsável pela morte da Gwen.
Claro que no fim tudo se resolve e os gêmeos entendem que o vilão era o Duende Verde, o qual estava morto na época. Só que mesmo assim o estrago estava feito, pois essa história acabou com um dos melhores casais dos quadrinhos. Peter Parker e Gwen Stacy nunca mais foram a mesma coisa depois disso.
Guerra Civil
Nessa fase, o Homem Aranha entra para os Vingadores, mas ele só começa a participar da equipe quando é adulto. Não é algo que Parker tenha feito na juventude, por isso ele não deveria estar na equipe no MCU.
Mas enfim… enquanto ele está nos Vingadores, a Guerra Civil acontece e ele é manipulado pelo Tony Stark para se juntar a seu time e revelar sua identidade secreta, um dos maiores erros dessa saga. No fim, ele descobre que o Homem de Ferro estava errado e muda de lado, mas não antes de quase ser morto por causa do Tony Stark.
A grande questão aqui é que um dos pontos principais do Homem Aranha é a identidade secreta, só que para chocar os fãs, a Marvel obrigou o personagem a se revelar para o mundo e isso acarretou em vários problemas com os quais o JMS precisou lidar na mensal do Homem Aranha. Isso porque enquanto essas coisas estavam acontecendo nas edições de Guerra Civil, o quadrinho do Homem Aranha estava saindo em paralelo.
Mas um ótimo escritor consegue fazer milagres com plots ruins, e foi o que aconteceu: o Rei do Crime manda um capanga para matar o Peter Parker, a Mary Jane e a tia May, só que na hora, o Peter percebe o tiro com o sentido de aranha e consegue salvar a Mary Jane a tempo. Porém, a tia May é baleada.
Aí entra a genialidade do JMS, porque o arco no qual o Homem Aranha vai atrás do Rei do Crime é incrível. Ele consegue acabar com o rei e ainda fazê-lo perder um pouco de respeito com os criminosos de Nova York.
Um Dia a Mais
Todavia, infelizmente, por conta daquele tiro, a tia May está morrendo. E aqui temos a PIOR história do Homem Aranha. O que acontece agora acaba com tudo que estava sendo feito de uma forma extraordinária por JMS. Mas vale a pena lembrar que esse último arco não foi ideia dele: ele foi obrigado a escrever porque o editor da Marvel na época não queria que o Peter fosse casado.
Peter não consegue salvar a tia May de jeito nenhum, mesmo com os melhores médicos e cientistas do país, incluindo o Reed Richards. Então, já que nada na Terra está dando certo, ele pede ajuda para o Doutor Estranho em uma cena bem parecida com a que vimos no trailer.
O Doutor Estranho explica que não se pode mexer com a morte e que essa é a hora da tia May partir, mas o Peter não aceita isso e decide ir atrás do Mephisto. Assim, ele aceita salvá-la, mas com uma condição: o Peter e a Mary Jane precisam dar seu casamento para o demônio.
Ele então diz que não faz mais acordos de possuir a alma depois da morte, até porque todos os heróis que morrem acabam voltando à vida. Além disso, o amor dos dois é algo especial, que não se encontra em nenhum outro lugar no universo, por isso ele o quer tanto. Assim, ele vai deixar uma parte da alma dos dois que ainda se lembra do casamento e essa pequena parte vai sofrer para sempre. Esse sofrimento é o que Mephisto quer possuir por toda a eternidade.
A Mary Jane e o Peter aceitam, com a condição de que o Mephisto salve a tia May e faça o mundo esquecer que o Peter Parker é o Homem Aranha, criando uma das maiores contradições dos quadrinhos. Os eventos de Guerra Civil aconteceram e todo mundo ainda se lembra disso: todos se lembram de que o Homem Aranha revelou sua identidade secreta, mas ninguém se lembra de quem ele era. Isso não faz o menor sentido, pois o Mephisto não tem um poder tão grande assim a ponto de reescrever a realidade e mudar completamente a vida de duas pessoas.
O quadrinho acaba com o Peter acordando na sua velha casa no Queens e dando bom dia para a tia May, que estava fazendo o café da manhã, terminando assim a pior história do Homem Aranha.
Mas vão fazer isso no filme?
Provavelmente, eles irão usar isso como inspiração, mas não vão envolver o Mephisto. Devem só fazer o Doutor Estranho abrir o portal para o multiverso enquanto ele tenta fazer o mundo esquecer que o Peter Parker é o Homem Aranha.
O grande problema disso tudo é que estão adaptando as histórias erradas para o MCU, começando com De Volta ao Lar, no qual a tia May não deveria ter descoberto a identidade secreta do Peter.
Os arcos que eles usaram no cinema foram todos retirados das histórias do JMS e, inclusive, o primeiro encadernado dessa fase nos quadrinhos chama-se De Volta ao Lar. Eles usaram o Homem Aranha em Guerra Civil, revelaram a sua identidade secreta e agora vão adaptar o arco de Um Dia a Mais.
Só que a grande diferença entre essas histórias nos quadrinhos e no cinema é que o Peter Parker já é adulto na fase do JMS, mas no MCU ele ainda é um adolescente. Por isso, precisam colocá-lo longe dos outros heróis, fazer histórias com uma escala de perigo menor e se inspirar nas histórias do Stan Lee, porque é lá que estão as melhores coisas, inclusive o tempo dele na escola.
Agora, eles precisam arrumar toda essa bagunça em Sem Volta para Casa, porque a identidade do Spider não deveria ter sido revelada nunca. E também precisam melhorar muito na próxima trilogia porque, por enquanto, esses filmes estão sendo a pior adaptação do Homem Aranha no cinema.
Leia mais sobre o Homem Aranha:
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] Por que estão adaptando a pior história do Homem Aranha em Sem Volta para Casa? […]
[…] trabalhando como professor de ciências na escola em que estudou, toda essa fase já foi comentada nesse texto, mas cuidado, está cheio de […]