Com Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe, “Pobres Criaturas” chega aos cinemas com grande elenco interpretando personagens únicos

Dirigido por Yorgos Lanthimos, novo filme da Searchlight Pictures foi indicado a 11 categorias do Oscar®

Dirigido por Yorgos Lanthimos, Pobres Criaturas, aguardado novo longa da Searchlight Pictures, está em cartaz nos cinemas nacionais. Com uma grande recepção da crítica, o filme conta com um elenco estrelado, com nomes como Emma Stone, Willem Dafoe, Mark Ruffalo, Ramy Youssef, entre outros.

Pobres Criaturas narra a fantástica evolução de Bella Baxter (Emma Stone), uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe). Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, Bella foge com Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.

A produção estreou nos cinemas brasileiros com prestígio após receber, até então, dois Globos de Ouro®, nas categorias Melhor Filme de Musical ou Comédia e Melhor Atriz em Musical ou Comédia (Emma Stone), além de incríveis onze indicações ao Oscar® de Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Maquiagem e Cabelo.

O sucesso em premiações e públicos se deve muito, também, ao grande elenco e seus personagens peculiares. Conheça mais abaixo:

Emma Stone como Bella Baxter

Pobres Criaturas
Emma Stone como Bella Baxter

Emma Stone protagoniza Pobres Criaturas – filme que também é produtora – ao viver a peculiar Bella Baxter, papel que lhe rendeu o Globo de Ouro® 2024 de Melhor Atriz em Comédia ou Musical e a indicação ao Oscar® de Melhor Atriz – prêmio que, inclusive, venceu sete anos atrás por sua atuação em La La Land: Cantando Estações (2016), disponível no Star+.

Em sua carreira, não é a primeira vez que Emma Stone colabora com Yorgos Lanthimos. A atriz norte-americana viveu Abigail no longa A Favorita (2018) do diretor grego. Outros sucessos de seu currículo incluem O Espetacular Homem-Aranha (2012), O Espetacular Homem-Aranha II (2014), Cruella (2021) – todos disponíveis no Disney+, Birdman (2014), também no Star+, entre outros.

Em Pobres Criaturas, sua personagem Bella Baxter é uma mulher que volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter (Willem Dafoe) por meio de uma experiência pós suicídio. O público acompanha, então, Bella descobrindo a vida e explorando o mundo, suas vontades e seu próprio corpo, enquanto tenta desvendar os segredos por trás de seu passado.

Uma parte incrivelmente importante da história de Bella é sua sexualidade. Sua personagem nunca foi informada de que há algo de errado em desfrutar do sexo ou da liberdade de fazer o que quiser quando quiser. Ela está tão plenamente viva e curiosa que toda experiência humana é intrigante para ela. Entretanto, com a libertação dos constrangimentos sociais, vem também o regresso a uma visão maravilhada e infantil do mundo.

Sobre interpretar Bella Baxter, Emma Stone diz: “Eu estava tão animada e assustada pelos motivos certos. Bella não tem nenhuma vergonha ou trauma, ou mesmo uma história de fundo. Ela não foi criada por uma sociedade que está colocando esses limites nas mulheres. Isso pode ser incrivelmente libertador. Bella tira coisas dos homens que encontra, das mulheres que encontra, do ambiente em que está, do que está comendo. Ela é como uma esponja”.

Willem Dafoe como Dr. Godwin Baxter

Willem Dafoe como Dr. Godwin Baxter

Com uma carreira consagrada, Willem Dafoe está no elenco de Pobres Criaturas como Dr. Godwin Baxter, o responsável por trazer Bella Baxter de volta a vida. O ator norte-americano iniciou no mercado cinematográfico nos anos 80, atuando em grandes sucessos como Psicopata Americano (2000), Homem-Aranha (2002), Homem-Aranha 2 (2004), O Grande Hotel Budapeste (2014), O Farol (2019), Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), entre muitos outros. Em 2018, também protagonizou o longa No Portal da Eternidade, papel que lhe rendeu uma indicação ao Oscar® do ano seguinte.

Em Pobres Criaturas, Godwin Baxter é um cientista brilhante, traumatizado e solitário que quer levar sua ciência e sua arte até onde for possível, sem um cuidado com as regras da sociedade. Quando traz Bella de volta à vida, ela se torna mais do que apenas um experimento para ele.

“Baxter não amou antes, mas acredito que ele acidentalmente ama Bella, cuida dela profundamente e vê algo de si mesmo nela. Há uma inteligência, curiosidade e vivacidade em Bella que ele talvez gostaria de poder explorar em si mesmo”, explica Emma Stone sobre o personagem de Willem Dafoe“Eles são pai e filha, cientista e experimentador, e até almas gêmeas de certa forma, embora não de forma romântica ou exploradora”, completa.

No filme, o relacionamento dos dois chega a um ponto de crise quando Bella decide sair de casa e explorar o mundo com Duncan Wedderburn, interpretado por Mark Ruffalo“Em um certo momento, Bella percebe que tem que sair para o mundo”, explica Dafoe“Ele tem que deixá-la ir e isso parte o coração dele”, completa o ator.

Mark Ruffalo como Duncan Wedderburn

Mark Ruffalo como Duncan Wedderburn

Indicado ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante por seu personagem em Pobres CriaturasMark Ruffalo interpreta o mulherengo Duncan Weddeburn no longa. O personagem é o responsável por tirar Bella do lar do Dr. Godwin e mostrar o mundo a ela.

Conhecido por interpretar O Incrível Hulk, nas produções da Marvel Studios, o ator já foi indicado três outras vezes ao Oscar® de Melhor Ator Coadjuvante pelos seus papéis em Minhas Mães e Meu Pai (2010), Foxcatcher (2013) e Spotlight – Segredos Revelados (2015). Além disso, participou de outros sucessos como De Repente 30 (2004), Zodíaco (2007) e Ilha do Medo (2010).

Com uma personalidade egocêntrico e narcisista, Duncan viaja pelo mundo com Bella e é o primeiro homem a aflorar a sexualidade da personagem. “Para mim, Duncan encarna a masculinidade tóxica. Ele é controlador, inseguro e tem uma mentalidade profundamente masculina alfa”, conta Emma Stone“O fato de ele ser interpretado por Mark é mais brilhante na parte de Yorgos. Você não esperaria ver alguém tão espirituoso e sensível como Mark interpretar esse tipo de pessoa e ele faz isso tão brilhantemente. Foi chocante vê-lo entrar nesses reinos,”, completa a atriz.

Após estar com muitas moças diferentes ao longo de sua vida, quando Duncan inesperadamente se apaixona por Bella, isso acaba destruindo-o. “Ela seria a mulher perfeita para ele, se ele simplesmente a deixasse ser ela mesma”, explica Mark Ruffalo sobre seu personagem. “Ela é rebelde, brinca e faz com que ele sinta alguma coisa, mas a necessidade dele de controlar mata a relação. Por trás de todo narcisista furioso há uma pessoa vulnerável realmente quebrada e Bella apenas o termina de quebrá-lo.”

Ramy Youssef como Max McCandles

Ramy Youssef como Max McCandles

De descendência egípcia, Ramy Youssef é um ator e comediante, responsável por interpretar Max McCandles, aluno e assistente do Dr. Godwin Baxter.

Com uma ainda curta carreira no cinema, Youssef atuou no longa Don’t Worry, He Won’t Get Far on Foot (2018) e dublou o personagem Safi em Wish: O Poder dos Desejos (2023), a mais nova animação da Walt Disney Animation Studios.

Na televisão, protagoniza desde 2019 a série de humor Ramy, pela qual venceu o Globo de Ouro® de Melhor Ator em Comédia ou Musical, em 2020. Além disso, participou de outras produções como Mr. Robot The Bear, do Star+.

Max McCandles, seu personagem em Pobres Criaturas, é um aluno dedicado e um admirador do Dr. Godwin, que vê na oferta de ajudar o cientista uma oportunidade de deslanchar em sua carreira. Ao ser encarregado de cuidar de Bella, McCandles vê uma paixão se aflorar pela inocência da protagonista. “Ele é um personagem cuja bússola moral muda quando ele encontra Baxter e Bella. Ele se torna mais humano ao longo do filme e enxerga Bella por quem ela é e a apoia”, conta Ramy Youssef sobre seu personagem.

Também fazem parte do elenco de Pobres Criaturas outros nomes como Margaret QualleyChristopher Abbott Jerrod Carmichael. Baseado no livro de Alasdair Gray, o roteiro foi escrito por Tony McNamara, fazendo desta a segunda colaboração entre Lanthimos e McNamara. Já a produção do filme fica por conta de de Ed GuineyAndrew LoweYorgos Lanthimos Emma Stone.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1030
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários