Acompanhe o Otageek nas redes sociais
O Tesouro Da Ilha | History Channel apresenta a série completa com evento online para estreia da 10ª temporada
History Channel estreia no dia 7 de setembro a décima temporada da série do History 2 “O Tesouro Da Ilha”, junto com a apresentação de todas as temporadas anteriores por XVOD. O canal exibirá dois episódios inéditos a cada quinta-feira.
Dos criadores de “Alienígenas do Passado”, esta série de não-ficção, segue os irmãos Rick e Marty Lagina em uma missão histórica, para resolver o mistério de 220 anos de Oak Island, localizada ao sul de Nova Escócia, Canadá , que supostamente esconde um tesouro antigo. Com base nas revelações científicas das últimas temporadas, de que grandes fontes de prata e ouro estão nas profundezas da área do Money Pit, os Lagina e sua equipe continuarão tentando identificar a localização do lendário tesouro, aplicando como tomografia de ponta e realização de operações de escavação em larga escala, que podem incluir novos métodos de construção de poços e túneis.
Nesta monumental décima temporada de “O TESOURO DA ILHA”, com dois episódios estreando a cada semana, os irmãos Lagina retornam para o maior esforço estratégico já tentado para desvendar o mistério da ilha. Depois de obter altos vestígios de prata e ouro há um ano na área de Money Pit, a equipe trabalhará com o geocientista Dr. Ian Spooner para identificar a localização exata do possível tesouro. Enquanto isso, uma nova operação de perfuração oferecerá avanços incríveis, incluindo a descoberta de túneis artificiais e câmaras potencialmente ligadas a um depósito de tesouro.
E, pela primeira vez em sua busca, os irmãos descerão e explorarão um antigo poço que pode estar conectado ao Money Pit original. Além disso, Marty Lagina e seu filho Alex viajarão para a Inglaterra, onde farão novas conexões impressionantes entre o mistério de Oak Island e os Cavaleiros Templários que apoiam a teoria da falecida autora Zena Halpern, de que a ordem religiosa medieval pode realmente ter enterrado um tesouro na ilha, há mais de sete séculos. Enquanto isso, a detecção estratégica de metais e a varredura subterrânea produzirão pistas surpreendentes e descobertas valiosas nos lotes 4, 8 e 32, que ajudarão a validar um mapa do século XIV que se acredita ter sido criado pelos Templários.
Novos locais de busca na ilha também aparecerão na 10ª temporada, pois uma possível estrutura do século 12 é investigada no Lote 26. A equipe também adquirirá o cobiçado Lote 5, localizado no centro da ilha. Anteriormente pertencente ao falecido Robert Young, o Lote 5 produziu muitas descobertas ao longo dos anos para o ex-parceiro do falecido explorador e ex-proprietário daquele lote Fred Nolan, incluindo moedas centenárias e rochas esculpidas de origem misteriosa. E enquanto a equipe investiga, eles farão descobertas que podem empurrar a misteriosa linha do tempo para mais longe do que qualquer um poderia imaginar.
Confira o Trailer de O Tesouro Da Ilha:
A HISTÓRIA DE OAK ISLAND
Quando os irmãos Rick e Marty Lagina, de Michigan, compraram uma participação de 50% na empresa proprietária da famosa Oak Island em 2006, eles se tornaram os últimos de uma longa linha de caçadores de tesouros que passaram mais de 220 anos tentando descobrir riquezas incalculáveis suspeitas de estarem escondidas dentro de seus limites.
Localizada na costa sul da da Nova Escócia, no Canadá, Oak Island é uma das mais de 300 ilhas que compõem Mahone Bay. Muitos acreditam que um enorme tesouro está enterrado na área florestal de mais de 56 hectares, devido às lendas e histórias que surgiram sobre a ilha desde o final do século XVIII.
Há inúmeras teorias sobre quem pode ter escondido uma recompensa lá, desde os infames piratas Capitão Kidd e Edward “Barbanegra” Teach, sociedades secretas, como a Maçonaria e os Cavaleiros Templários, até o filósofo e pensador científico Francis Bacon, que enterrou os manuscritos originais de Shakespeare. Mas, até agora, nenhum explorador ficou rico.
Oak Island exala mistério. Desde a sua descoberta precoce, era o único pedaço de terra na área coberto de carvalhos vermelhos. Como uma invasão de formigas pretas destruiu em grande parte os carvalhos no século 19, a ilha agora é coberta principalmente por plantas e arbustos. Durante uma expedição de escavação inicial, uma pedra descoberta a mais de 28 metros de profundidade tinha uma inscrição misteriosa, que um decodificador interpretou como: “três metros abaixo estão dois milhões enterrados”. A tradição da ilha inclui contos de luzes e aparições misteriosas, e uma previsão generalizada de que nenhum tesouro será encontrado até que sete caçadores de tesouros morram tentando encontrá-lo. O número atual de vítimas é seis.
A ilha, que tem aproximadamente 1,6 quilómetros de comprimento por menos de 1 quilómetro de largura, foi pesquisada pela primeira vez entre 1762 e 1765, quando foi dividida em 32 lotes de quatro acres. E embora um mapa de 1776 do cartógrafo britânico J.F.W. Des Barres a chamou de Ilha Gloucester, o nome Oak Island tendo sido usado em escrituras de transferência de terras antes mesmo dessa época, de acordo com D’Arcy O’Connor, autor de “The Secret Treasure of Oak Island: The Amazing True Story of a Centuries-Old Treasure Hunt”.
Os primeiros proprietários de Oak Island
A maioria dos relatórios credita a descoberta do “poço do dinheiro” da ilha, o ponto focal da caça ao tesouro, que ocorreu em 1795, quando o adolescente Daniel McGinnis e dois amigos remaram até ela para explorar e encontraram uma grande depressão no chão. McGinnis pensou que esta área de aparência incomum indicava um esconderijo de tesouro pirata. Mahone Bay, afinal, tinha sido um notório refúgio para piratas durante o século XVII e início do século XVIII.
De acordo com O’Connor, os adolescentes descobriram um poço e, enquanto continuavam a cavar, encontraram toras de carvalho, lajes e plataformas de madeira colocadas em intervalos de pouco mais de três metros. “Eles começaram o que se tornaria a mais longa e cara caça ao tesouro do mundo”, explica o autor. Os três acabaram comprando terras em Oak Island, assim como Samuel Ball, um fazendeiro que viveu lá por décadas, escreve Randall Sullivan em “The Curse of Oak Island: The Story of the World’s Largest Treasure Hunt“. Ball chegou a possuir nove lotes, tornando-se, por um tempo, o maior proprietário de terras da ilha. “Por mais de um século e meio houve alegações de que os jovens que descobriram o Poço do Dinheiro (junto com Samuel Ball) de fato encontraram um tesouro lá”, escreve Sullivan, “o que explica sua aparente ‘prosperidade repentina’ na virada do século.” XIX”.
Nos anos que se seguiram, de acordo com Dan Conlin, autor de “Pirates of the Atlantic: Robbery, Murder and Mayhem Off the Canadian East Coast“, os caçadores de tesouros deixaram de usar pás e picaretas no século 18 para bombas a vapor e brocas no século 19, mineração a céu aberto e escavadeiras no século 20, até as ferramentas de alta tecnologia usadas hoje. Mas, apesar dos avanços tecnológicos, inundações e deslizamentos de terra fizeram os caçadores desistirem da busca. “Inundações persistentes e estranhos pedaços de madeira e argila convenceram os caçadores de tesouros e escritores de que a ilha esconde um elaborado trabalho de engenharia de túneis de inundação secretos, plataformas multicamadas e cavernas escondidas”, escreve Conlin, e acrescenta que grande parte da ilha é feito de um tipo de calcário que pode fazer com que os sumidouros se encham de argila, lodo e troncos durante as tempestades. Mas isso não impediu uma série de tentativas de encontrar tesouros lá. De acordo com Gordon Fader e Joy A. Steele, autores de “The Oak Island Mystery Solved“, várias empresas estavam envolvidas em escavações dentro e ao redor do Money Pit no início de 1800, incluindo a Old Gold Salvage and Wrecking Company, que começou a escavar em 1909.
Esse esforço despertaria o interesse de um jovem Franklin D. Roosevelt, que comprou ações da empresa anos antes de se tornar o 32º presidente dos Estados Unidos. Roosevelt fez várias visitas curtas a Oak Island. Uma matéria de 1926 de Catherine MacKenzie no The New York Times relatou seis tentativas organizadas conhecidas em 131 anos, e surpreendeu com os túneis feitos por escavadores desconhecidos que os caçadores de tesouros desenterraram mais tarde.
“Quem quer que fossem, tinham homens suficientes para cavar um buraco de 30 metros de profundidade e 12 de largura, difícil no barro como a pederneira de Oak Island”, escreveu MacKenzie. “(…) Ainda mais surpreendente, eles tiveram a capacidade de planejar e construir um elaborado sistema de drenagem conectando o poço à água das marés, que derrotou os esforços de engenheiros e inundou empresa após empresa de caçadores de tesouros por 100 anos”.
Dan Blankenship e David Tobias compraram o terreno na década de 1960 e depois fizeram parceria com os irmãos Lagina. Conforme relatado na série do History “O TESOURO DA ILHA”, as descobertas incluem estruturas feitas pelo homem que antecedem o Poço do Dinheiro, evidências de barris de madeira, um broche de pedras preciosas datado do século XVI, uma moeda espanhola da década de 1650 e uma cruz de chumbo do século XIV, entre outras.
O que é Money Pit (Poço do Dinheiro) de Oak Island?
De todos os lugares em Oak Island onde os irmãos cavam, eles prestam atenção especial a um “Poço do Dinheiro”, como ficou conhecido. Ao longo dos séculos, de lá saíram relíquias tentadoras, uma misteriosa pedra com inscrições e inúmeros obstáculos.
Localizado no lado leste de Oak Island, o Money Pit é, ou era, um poço com mais de 30 metros de profundidade. De acordo com a tradição da ilha, chamou a atenção de um adolescente local em 1795, que notou uma reentrância no solo e, com alguns amigos, começou a cavar, tendo encontrado um poço feito pelo homem com plataformas de madeira, a uma profundidade de mais de 27 metros. Os Lagina fazem referência à história no primeiro episódio da 1ª temporada (“What Lies Beneath”), quando falam sobre “adolescentes” encontrando evidências do tesouro “200 anos atrás”.
O problema é que a localização exata do poço se tornou nebulosa depois que uma expedição casual na década de 1960 fez com que a argila, água do mar, lama e outros detritos desmoronassem vários buracos cavados ao redor do Money Pit original. Hoje em dia, os irmãos Lagina cavam em lugares que imaginam estar pelo menos perto do poço original, junto com outros lugares da ilha.
E, como muitos caçadores de tesouros antes deles, Rick e Marty foram frustrados em seus esforços por aparentes armadilhas: túneis cavados no solo em várias profundidades projetados para inundar o poço com água e impedir que os exploradores cavem mais. De acordo com a “The Oak Island Encyclopedia”, por exemplo, um túnel de mais de 150 metros de comprimento nas proximidades de Smith’s Cove garante que, assim que a água é bombeada para fora do porão, ela volte a encher.
Numerosos caçadores de tesouros acreditam que perfuraram um grande cofre no Money Pit com mais de 30 metros de profundidade. Até agora, a maior parte do que foi escavado dentro e ao redor da mina tem mais valor histórico do que financeiro. Alguns itens oferecem pistas tentadoras de tesouros ainda a serem encontrados, enquanto outros apontam para novos mistérios.
Embora a maioria das descobertas dos irmãos venha de outras partes da ilha, uma de suas descobertas mais emocionantes ocorreu em Smith’s Cove: uma cruz de chumbo, com um laço em uma das pontas, que se acredita ter sido usada por Cavaleiros Templários, conforme exibido na temporada cinco, episódio 10.
Antes dos irmãos Lagina, caçadores de tesouros anteriores encontraram uma variedade fascinante de coisas nas profundezas do poço, incluindo porcelana antiga, um misterioso pedaço de papel pergaminho e vestígios de ouro na ponta das brocas. Eles também removeram itens possivelmente associados às tentativas de armadilha do poço, como pedras, troncos e pilhas de fibra de coco. Da mesma forma, há evidências de tentativas de bloquear o fluxo de água, provavelmente feitas por caçadores de tesouros anteriores.
Os itens mais emocionantes desenterrados do poço incluem várias moedas, algumas datadas do século XVI; alguns elos de ouro; e, em um achado que há dois séculos confunde caçadores de tesouros e pesquisadores, uma pedra com inscrições indecifráveis.
De acordo com a Oak Island Society, um grupo de proprietários formado pelos irmãos Lagina e alguns sócios possuem 78% de Oak Island, incluindo o Money Pit. Os 22% restantes da ilha pertencem a seus poucos habitantes, que vivem lá sazonalmente em cabanas, além de casas permanentes.
Confira o evento de lançamento na integra:
O Tesouro Da Ilha é produzida para o History por Prometheus Entertainment. Kevin Burns, Joe Lessard e Kim Sheerin são os produtores executivos de Prometheus. Matt Ginsburg e Jennifer Wagman são os produtores executivos do History. Estreia no dia 7 de setembro com episódios inéditos a cada quinta-feira.
Leia Também:
- Coletiva de Imprensa | Os Arquivos Secretos – History
- Nova produção original do History acompanha montanhistas brasileiros na Cordilheira dos Andes
- Vikings celebra dez anos e chega ao History 2