O Desafio de Marguerite | Longa estreia em 7 de dezembro

O filme francês O Desafio de Marguerite, premiado na edição deste ano do Festival de Cannes, estreia nas telonas brasileiras no dia 7 de dezembro. O longa, que faz parte da seleção do Festival Varilux, acompanha uma matemática que decide recomeçar sua vida depois de um erro em seus estudos.
o desafio de marguerite otageek

Premiado no Festival de Cannes deste ano, O Desafio de Marguerite acompanha a história de uma matemática que decide recomeçar sua vida após um erro inesperado em seus estudos.

Dirigido por Anna Novion (“Encontro em Kiruna”), o filme francês “O Desafio de Marguerite” (Le Théorème de Marguerite) estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 7 de dezembro de 2023, com distribuição da Synapse Distribution. Confira o trailer no final desta matéria.

A produção venceu o prêmio do júri técnico CST Young Film Technician Award, no Festival de Cannes 2023, pela direção de arte assinada por Anne-Sophie Delseries. Atualmente, O Desafio de Marguerite faz parte da seleção oficial do Festival Varilux 2023.  

No longa, o futuro de Marguerite, uma brilhante aluna de matemática na prestigiada École Normale Supérieure (ENS), parece todo planejado. Única mulher de sua turma, ela está terminando uma tese de doutorado que precisará expor para um público de pesquisadores. No dia D, um erro abala suas certezas e todos os seus alicerces desmoronam. Marguerite decide então largar tudo para começar de novo.

A protagonista do filme foi inspirada em uma experiência pessoal da diretora e na trajetória de Ariane Mézard, uma das grandes matemáticas francesas da atualidade. “Ela foi a primeira pessoa que conversou comigo sobre matemática de uma forma artística e imaginativa, o que me interessa muito como cineasta”, diz Anna Novion.

O Desafio de Marguerite tem no elenco Ella Rumpf, Jean-Pierre Darroussin, Clotilde Courau, Julien Frison e Sonia Bonny. A diretora Anna Novion divide o roteiro com Mathieu Robin, Marie-Stéphanie Imbert e Agnês Feuvre. O filme foi produzido por Miléna Poylo e Gilles Sacuto (TS Productions), com co-produção de Aline Schmid e Adrian Blaser (Beauvoir Films).

Sobre a Synapse Distribution

Parte do grupo Sofa Digital desde 2018, a Synapse Distribution adquire filmes para comercialização em toda a América Latina. Em 2021, foi responsável, em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, por trazer ao país o filme ‘Druk – Mais Uma Rodada’, ganhador do Oscar na categoria ‘Filme Internacional’. Em 2022, a Synapse iniciou a distribuição direta de filmes em salas de cinema por todo o Brasil.

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Erick Gomes
Erick Gomes

Jornalista e produtor audiovisual, apaixonado por cinema, cultura e por histórias de pessoas.

Artigos: 48
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários