Mês do orgulho com 5 livros LGBTQIA+

Durante o mês de junho (escolhido porque marca a rebelião de Stonewall em 1969, que deu início ao dia do orgulho LGBTQ+), a comunidade celebra o orgulho de várias maneiras diferentes. Para comemorar oficialmente a entrada do mês LGBTQ+, irei indicar 5 livros sobre a temática, que vem ganhando espaço na literatura cada vez mais.

1. Não conte nosso segredo

Corte o final. Revise o roteiro. O cara dos sonhos dela é uma garota.

Duas garotas deitadas se olhando nesse livro LGBTQ
Livro LGBTQ+ “Não conte nosso segredo”: Reprodução.

Conta a história de Ceci e Holland, duas garotas ainda no Ensino Médio. Você poderia até pensar que a história é sobre sobre si mesmo, pois retrata acontecimentos comuns para garotas e garotos que estão na fase de aflorar sua sexualidade. Toda a história é narrada por Holland, a garota “hétero” que está no seu último ano do colégio, sofrendo toda a pressão da mãe para entrar em uma grande universidade e com dúvidas sobre o seu próprio futuro.

Então Holland conhece Ceci, uma garota assumidamente lésbica que ganha a atenção de Holland logo à primeira vista. Desde então, ela não consegue mais tirar Ceci da cabeça, mesmo tendo um namorado. Seu questionamento sobre a sua sexualidade então começa e dá toda a trama para o livro. Aos poucos, vamos entrando em outras questões abordadas, como a homofobia, dúvidas e sentimentos.

Inclusive Ceci, sabendo que sua homossexualidade afeta as demais pessoas à sua volta, evita tocar Holland o tempo todo por medo de julgamentos errados. O livro tem a história mais linda e mais verdadeira possível, pois conta a realidade de tantas pessoas que saem do “armário”, mas que as consequências disso nem sempre são um conto de fadas. Temos aquele belo choque de realidade ao ver o quanto o amor pode incomodar.

Sinopse: Vale a pena se apaixonar quando você não poderá contar a ninguém? Com o namorado dos sonhos, o cargo de Presidente do Conselho Estudantil e a chance de ir para uma Universidade da Ivy League, a vida não poderia estar mais perfeita para Holland Jaeger. Ao menos, é o que parece. Até que Ceci Goddard chega na escola e muda tudo. Ceci e Holland têm sentimentos que não conseguem esconder, mas como todos ao redor vão lidar com este novo romance? Entre intrigas, preconceitos e a não aceitação dos pais, Ceci e Holland lutam para manter-se juntas, mas o amor delas pode não ser tão forte quanto as críticas da sociedade… “Não conte nosso segredo” é o primeiro livro da autora Best-seller no New York Times, que promete emocionar leitores de todas as idades e gêneros.

2. SAL (Livro +18)

A cura para todas as coisas é água salgada. Suor, lágrimas ou mar.

Imagens de mulheres na praia na capa desse livro LGBTQ
Livro LGBTQ+ Sal – Tessa Reis: Reprodução.

Isso mesmo, o nome do livro é Sal. Mas depois da leitura o título fica claro em nossas cabeças e, para melhorar, é de uma autora brasileira: Tessa Reis. A autora tem vários outros livros dessa temática, mas esse, com certeza, se pudesse ser definido em uma palavra, seria liberdade.

O livro conta a história de Ali e Rafaela, que se conhecem de uma forma um pouco diferente: os primeiros momentos do relacionamento ocorrem de forma virtual e o primeiro encontro é quente. Diferentemente de Holland, de “Não conte nosso segredo”, Rafaela tem certeza de sua sexualidade. Mesmo assim, está em um relacionamento hétero que todos consideram o melhor para ela e não se assume por conta da família, mais especificamente sua mãe. Ali é uma mulher do mundo, que ama surfar em ondas perigosas, mas quando conhece Rafaela Iglesias, seu mundo parece parar nela.

Duas mulheres com histórias de vidas bastante diferentes, mas ambas fortes demais. Foi um livro lidos aos poucos, uma história tão perfeita que te faz chorar, sorrir, gritar… Tessa tem uma escrita diferente, parece ter mágica, e aborda outros personagens e seus pontos de vista no livro. Aranxta, irmã de Rafaela, não pode ser esquecida, pois ela foi a personagem que roubou a cena nesse livro, ao ponto de me pegar às três da manhã acordando a casa com uma cena que me fez mandar mensagem surtando para a autora. É uma leitura com uma montanha de sentimentos, mas que te faz terminar sorrindo.

Sinopse: Rafaela Iglesias vive uma vida que não é a sua… Mora em uma bela casa onde é apenas uma hóspede, tem um ótimo emprego do qual detesta, um relacionamento estável que é bom para todos, menos para ela. Com a certeza de ser gay, nunca teve coragem para caminhar por um novo conceito de vida. Sobrevivente de uma tentativa frustrada de mudança há dois anos, em busca de uma afirmação que até pouco tempo parecia ser algo impossível, Rafa acaba se esbarrando em Ali Zamora, a bela surfista de ondas misteriosas que a convida a entrar em seu jipe clássico e partir em uma viagem do interior de Santa Catarina até a linda e paradisíaca Jericoacoara. Livre, atraente e ilícita de tão alucinante, Ali traz mistérios, dificuldades e uma paixão impossível de ser contida. Entre segredos, momentos e loucuras, Rafaela descobrirá uma versão sua que surpreenderá até ela mesma.

Leia também:

5 filmes LGBTQ+ disponíveis no catálogo do Mubi – Otageek

Representatividade em animações: a jornada de personagens LGBTQ+ em desenhos infantis – Otageek

5 Filmes bons com representatividade LGBTQ+ – Otageek

3. A domadora de corações (Livro +18)

Não só os opostos que se atraem, são as diferenças que se completam.

Imagem da sombra de uma mulher com um cavalo nesse livro LGBTQ
Livro LGBTQ+ A domadora de corações: Reprodução.

Esse livro conseguiu me tirar de uma ressaca literária que até então parecia incurável. Laura é uma das protagonistas que eu mais gostei de todos os tempos, ela sabe envolver as mulheres no seu dedo mindinho. Além disse, ela quer salvar a fazenda onde ela cresceu e aprendeu a domar cavalos com maestria, mas a filha do dono está de volta após a sua morte e bem disposta a vende-la e se livrar daquele problema. Um clichê de inimigas que se atraem nunca é pouco. Amo histórias que tenham fazendas como cenário e todo o estilo de vida envolvido. Um livro que é divertido, quente, as vezes bem tenso, mas que merece estar aqui entre meus livro nacionais favoritos. Se eu fosse dona de uma editora, com certeza esse livro estaria ganhando uma versão física.

Sinopse: Laura Antonella é uma jovem bonita, forte e que sabe bem o que quer e principalmente o que não quer: compromisso sério. Seu lema é curtir a vida ao máximo hoje. Ela trabalha para Alejandro Santiago, que a criou como uma filha, visto que a sua filha mesmo foi morar com a mãe após o divórcio. Agora após a morte de seu Patrão/Padrinho, a fazenda onde ela vive com a sua família vai ser vendida. É para isso que a filha do Patrão está de volta ao Texas depois de treze anos. Laura sabe muito bem domar cavalos selvagens, mas quando seus olhos encontram os da sua nova Patroa, ela se vê perdida entre seus ideais e a forte atração inevitável que sente pela irritante Patroa rica da cidade.

4. Se você pudesse ser minha

Será que vale a pena sacrificar o seu verdadeiro eu para salvar o amor da sua vida?

Duas mulheres de mãos dadas na capa desse livro LGBTQ
Livro LGBTQ+ Se você pudesse ser minha: Reprodução.

Que livro! E polêmico. Nasrin e Sahar são amigas desde a infância, até que a amizade evolui e se transforma em namoro. Mas elas moram no Irã, e lá é crime ser homossexual. Elas conseguem esconder, mas tudo começa quando Nasrin fica noiva e, mesmo sendo um casamento arranjado, não há como escapar dele.

Sahar é completamente apaixonada por sua namorada e pretende fazer o que for possível para ter o grande amor da sua vida. No irã, homossexualidade é crime, mas a transsexualidade é aceita dentro do islamismo, sendo esse o segundo país com maior número de cirurgias de redesignação genital. As cirurgias têm até mesmo amparo financeiro do governo e, como homem, Sahar poderia enfim ter Nasrin ao seu lado.

Esse livro com certeza é uma leitura obrigatória para aqueles que querem comemorar o dia, pois além de tudo trata da transsexualidade. Mesmo Sahar não se identificando como homem, ela se sacrifica para viver com o amor de sua vida e não morrer por isso. A autora também aborda temas culturais e tem uma escrita maravilhosa.

Sinopse: Um amor proibido pode colocar a vida de duas garotas em risco. Sahar e Nasrin são apaixonadas desde pequenas, mas o Irã é um lugar perigoso, e elas podem ser espancadas, presas e até executadas se o relacionamento entre elas for descoberto. Tudo é mantido em segredo até que os pais de Nasrin anunciam que escolheram um noivo para a filha. Sahar fica desesperada e vai atrás de uma solução. No Irã a homossexualidade pode ser um crime, mas um homem aprisionado no corpo de uma mulher é algo visto como um erro da natureza e a mudança de sexo é um procedimento legal e acessível. Como homem, ela poderia se casar com Nasrin. Será que vale a pena sacrificar o seu verdadeiro eu para salvar o amor da sua vida?

5. Havana (Livro +18)

Mulheres, o que elas não fazem melhor que os homens?

Imagens de mulheres trocando carícias e de paisagens da África na capa desse livro
Livro LGBTQ+ Havana – Tessa Reis: Reprodução.

Mais uma vez Tessa Reis aparecendo por aqui, e não é por menos. Esse livro é sobre vinho e amor incondicional. Conta a história de amor de Havana e Ryan e tem como cenário a Cidade do Cabo na África do Sul. Tessa conseguiu fazer com que eu ficasse muito sensível e emocionada com a história. Havana é gaúcha, enóloga e comanda uma grande fazenda de produção de vinho na África do Sul. Numa noite, conhece Ryan. A partir daí, a história começa com três crianças lindas, filhas de Ryan, que encantam Havana no primeiro olhar. É uma história de duas mulheres fortes, cada uma com suas dificuldades, mas que provam que o amor pode mudar tudo.

Sinopse: Gaúcha de Porto Alegre e habituada a não ter raízes, Havana Exposto trabalha em meio as uvas, as montanhas e as praias da Cidade do Cabo. Enóloga de profissão e sommelier de vocação, empregou os últimos quatro anos de sua vida em reerguer uma secular fazenda de vinhos nas tradicionais winelands da África do Sul. Porém, quando em seu aniversário de trinta anos a única companhia é a sua tão esperada estabilidade, ela se sente desanimada demais para um dia tão particular. Sozinha em um restaurante, ela olha em volta e curiosamente acaba seduzida por Ryan Scholtz, uma atraente sul-africana que por coincidência também está de aniversário. A atração é imediata e seu primeiro beijo com uma mulher acaba sendo roubado entre vinhos, danças e suspiros mentais. Mas quem é a garota culpada em atordoar os sentimentos de Havana e deixá-la totalmente fora do lugar? Enquanto ainda tenta se reorganizar, um segundo encontro inesperado é responsável por abalar todas a suas certezas.

Ela estará pronta para abrir mão de sua tão respeitada estabilidade e mergulhar num oceano onde antes nunca esteve?

​Encontre Havana na Cidade do Cabo e apaixone-se, inesperadamente.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Raissa Sara
Raissa Sara

Eterna amante da literatura

Artigos: 44
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários