Maior projeto cultural do RJ encerra o ciclo do – Cinema Presente – em 2 últimas sessões a céu aberto (Celebrando o Dia do Folclore Brasileiro)

Cinema Presente fecha ciclo deste ano em Guapimirim e Rio Bonito - Projeto encerrará a ação com 18 cidades percorridas e mais de 3 mil vidas transformadas
Duas mulheres sessão do Cinema Presente
ENEL, maior distribuidora de energia do Brasil, apoia a iniciativa que tem como norte a inclusão e a ocupação do espaço público de forma gratuita (Foto: Dvulgação)

Guapimirim e Rio Bonito receberão no próximo final de semana, 21 e 22 de agosto, as últimas sessões de 2021 do Cinema Presente, celebrando o cinema e o folclore brasileiro. O projeto já gerou cerca de 300 empregos e levou mais de 3.500 pessoas, de 18 cidades do Estado do Rio de Janeiro, às praças públicas para assistir gratuitamente a filmes nacionais e agora encerra, presencialmente, a edição de 2021.

“Nós encerramos em Guapimirim e Rio Bonito uma grande caravana cumprindo nossa missão de garantir a todos o acesso ao cinema brasileiro. As cidades que o Cinema Presente passa não têm salas de cinema e, principalmente na pandemia com a falta de iniciativas culturais e todas as dificuldades desse período, é muito importante que as famílias desses lugares tenham esse contato com o nosso cinema“, conta Felipe Flores, idealizador e produtor do Cinema Presente, e CEO da Flores & Filmes .

O Cinema Presente, que tem o apoio da distribuidora de energia elétrica Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também dirige atenção a outras responsabilidades sociais. Além do foco principal à democratização do acesso ao cinema e à cultura nacional, o projeto tem como um dos seus pilares a preocupação com o meio ambiente. Por conta das iniciativas para reduzir a pegada de carbono dos eventos, com 2/3 do material utilizado enviado para reciclagem e utilização de uma tela de LED que confere redução de 75% de energia nas exibições, o cinema popular itinerante recebeu o Selo Verde de sustentabilidade.

Para celebrar o Dia do Folclore (22), duas sessões serão realizadas por dia, uma às 16h com a exibição de curtas animados e a Sessão Família às 18h30 sobre o tema. Para ambas as sessões estarão disponíveis nas praças 250 assentos. Serão distribuídos refrigerante e pipoca, a entrada é franca e é recomendada chegada com antecedência para garantir lugar.

Organizadores seguram camiseta do Cinema Presente
Cinema Presenta na Praça

No encerramento da edição deste ano do Cinema Presente na Praça, em Rio Bonito, será feita a reabertura do calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro pela secretária de cultura Danielle Barros. O anúncio coincide com o Dia do Folclore, celebração criada para lembrar os brasileiros da importância de valorizar as nossas origens, tradições, conhecimento popular, manifestações culturais e folclóricas do Brasil. No evento será exibida a série de curtas “Juro que Ví” com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira.

Protocolos de segurança para as sessões, seguindo a OMS :

– Distanciamento de 1 m entre as cadeiras;

– Túnel de descontaminação na entrada do evento;

– Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão;

– Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões;

– Uso obrigatório de máscara para todos os presentes.

Para saber mais sobre o projeto Cinema Presente na Praça:

Instagram: @cinemapresente

Site: https://www.cinemapresente.com.br

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Ihr2ACZ5Nd8&t=81s

Leia também:

“Space Jam: Um Novo Legado”, uma das principais estreias deste ano, chega à HBO Max em 20 de agosto

Esquenta Free Guy | Curiosidades sobre Ryan Reynolds, protagonista do novo filme da 20th Century Studios

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1501
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Maior projeto cultural do RJ encerra o ciclo do – Cinema Presente – em 2 últimas sessõ… […]