Acompanhe o Otageek nas redes sociais
Legion | Conheça a história e a mente de David Haller
Noah Hawley (Fargo) está no comando da produção da série Legion, junto com nomes conhecidos na franquia mutante como Bryan Singer e Simon Kinberg.
Nos quadrinhos, David Haller é um poderoso mutante nível ômega, filho de Charles Xavier, que possui a habilidade mutante de múltiplas personalidades, cada uma possuindo capacidades distintas e únicas.
Inclusive, recentemente foi visto que David possui milhares de novas personalidades. Cada eu possui um poder diferente, entre eles o de manipular a realidade em escala universal.
Mas vamos focar hoje no Legião da Série
A série começa nos apresentando um David Haller atormentado por vozes em sua cabeça e uma possível doença mental, tendo um passado conturbado e violento, passando por hospitais psiquiátricos e vivendo às custas de medicamentos.
David acredita há anos que é esquizofrênico devido a eventos chocantes causados por ele, razão que o levou a buscar ajuda em hospitais psiquiátricos por uma cura para essa aparente loucura.
O que David não imaginaria era que esses episódios seriam o produto de habilidades especiais. Habilidades essas que, devido à escala evolutiva, algumas pessoas desenvolvem e acabam sendo discriminadas e segregadas pela sociedade, como tudo o que é diferente. Em outras palavras, David não sabia que era um mutante.
Sobre o piloto da série
O piloto de uma hora se preocupa em nos apresentar a ambientação e cenários da série. Transitando entre presente (David está sendo interrogado por um incidente que ocorreu no último hospital psiquiátrico onde esteve internado) e passado, no período em que ele estava no hospital do possível crime. Ou seria o presente? Como saber?
Mutantes criados para o seriado
Nesse hospital, David conhece o amor de sua vida, Sidney Barrett (Rachel Keller), mutante cuja habilidade possibilita troca de lugar com a pessoa que é tocada temporariamente, o que lembra a habilidade da mutante Vampira. Mas apenas lembra… Sydney é um personagem original da série, assim como a maioria dos outros mutantes.
Esses mutantes que nos são apresentados no decorrer dos episódios possuem habilidades únicas e complexas, como leitura de memórias, duas pessoas habitando um mesmo corpo e exímios telepatas.
Isso é real ou é apenas fantasia?
David não é um narrador muito confiável, pois a série brinca a todo instante com o que é real e o que são representações das habilidades de David. Logo, a série pode parecer cansativa para telespectadores que esperam um show entregando todo o plot já de cara. Mas não se engane, pois o que não faltam são surpresas nessa série!
À medida em que os personagens são apresentados e a trama avança, novos eixos narrativos são abertos e a ótima direção de Hawley transita bem entre os gêneros. Ele consegue ir de uma cena musical a sequências de ação, quebrando o clima com momentos cômicos e ainda por cima trazendo uma atmosfera de horror e suspense quando necessário.
Vale a pena?
LEGION foi a primeira aposta da MARVEL e da FOX nos mutantes através das séries. Isso prova, mais uma vez, que o gênero de super-herói, quando bem explorado, pode abrir possibilidades para excelentes produções que precisem de mais de 2 horas e meia de desenvolvimento.
Caso tenha interesse em se aventurar no universo da série, atualmente ela se encontra encerrada em sua terceira temporada e todos os episódios estão disponíveis na Netflix. Lembre-se: não espere todas as respostas de forma fácil e entenda que sabemos apenas o que David sabe e, às vezes, isso pode não ser o suficiente para pessoas impacientes.
Particularmente, Legion é uma série que tem um lugar especial no meu coração, pois foi a primeira produção que trouxe dos quadrinhos para a TV elementos do universo mutante que nem mais de 20 anos de filmes da FOX ousaram abordar. Então, se você é fã dos X-MEN, fique tranquilo que haverá muitas referências.
Na primeira temporada, ao longo de 8 capítulos, prepare-se para uma viagem épica, conceitual e diferente de qualquer outra adaptação de quadrinhos para a TV. Ah, um outro fato que possa te influenciar a conferir a série é que ela é a série da Marvel mais bem avaliada pela crítica.
E você, caro leitor, conhece a série?
Conta aí pra gente nos comentários o que você acha de LEGION!
Rapaz, eu confesso que queria muito dar uma chance pra Legion…. CONTUDO não sei dizer se curti muito o piloto ou não. Talvez porque eu tenha muito forte na cabeça o Legião das hqs, eu possa não estar dando uma chance séria para série (hehe). Se eu não curti o piloto, tu achas que eu arrisco mais uns dois episódios, ver se rola a química?
Faz a regra dos três episódios. Assiste três episódios e se não curtir, ai não tem jeito mesmo. Mas dá uma chance pra Legion! É legal, apesar que eu prefiro The Runaways.
The Runaways eu tenho que ver a terceira temporada ainda, mas gostei bastante da primeira apenas de ser meio distante dos quadrinhos em algumas adaptações de personagens.
Olha, o piloto não serve muito de parâmetro quando falamos de Legion, mas tem muita coisa dos quadrinhos na série e explora bastante o Rei das Sombras, tem muitas coisas dos quadrinhos do próprio Legião. A primeira e a segunda temporada são ótimas, a terceira cai um pouco a qualidade e o Noah Hawley viaja bastante no acido com o roteiro, mas não deixa de ser a melhor série já feita baseada nos quadrinhos dos mutantes.
[…] Legion | Conheça a história e a mente de David Haller […]