Grand Chase | Prós e contras detalhados do jogo

Confira de forma detalhada os Prós e Contras do jogo.

Grand Chase, o clássico RPG de ação, voltou agora pela plataforma Steam! O jogo recebeu algumas melhorias significativas, mas também graves problemas, que serão detalhados mais à frente. Confira todos os prós e contras do jogo.

Arte de Grand Chase Classic pela Steam
Grand Chase Classic

O review a seguir foi escrito e disponibilizado ao site pelo projetista de jogos e artista Wanderyen Erin, conhecido por ter criado a personagem e mascote Gwen (Grand Chase, Grand Chase M) e o Pacote Visual do Rei Dragão, que venceu o concurso de visuais de Kurtzpel, ambos títulos da KOG Studios. Sua autoridade vem de uma carreira trabalhando com desenvolvimento de jogos nas áreas de design, arte e UX por cerca de 8 anos.

Confira toda a análise técnica feita por ele aqui.

A volta de Grand Chase

O jogo clássico recebeu algumas melhorias notáveis em diversos pontos, como ajustes na dificuldade dos mapas e na curva de nível dos personagens, modificações que parecem ser simples, mas renovaram por completo a experiência de jogo.

Já na parte de UI/UX design do jogo, houve melhorias significativas, como por exemplo a organização da loja, a qual agora é mostrada em abas. E além disso, as lojas foram agrupadas em um único lugar.

Apesar dos problemas encontrados, como a alta latência, problemas de retorno do servidor, eventuais bugs e necessidades de melhorias na aparência e funcionalidade da interface de usuário, a experiência é estável e agradável em sua maior parte.

A experiência geral é positiva.

 Abaixo, confira com mais detalhes os pontos positivos e negativos de Grand Chase Classic:

Pontos Positivos

  • A nova UI de Combate trouxe boas melhorias, como a barra de EXP preenchendo toda a extensão inferior da tela e com leitura visual mais intuitiva.
  • A nova localização e visualização dos objetivos dentro da missão (anteriormente mostradas no TAB) e a posição do mapa ao apertar TAB foram movidas para a parte superior da tela.
Nova UI de combate de Grand Chase
Nova UI de combate do jogo.
  • A nova UI do Gerenciador de Quests (desafios) está com uma leitura melhor.
  • Lojas estão agrupadas em um único lugar e organizadas por abas funcionais, facilitando muito a localização de itens.
Organização da loja dentro do Grand Chase
Organização da loja dentro do Grand Chase.
  • A nova UI do sistema de encaixe de cartas em equipamentos está com uma leitura muito melhor, trazendo informações mais precisas das cartas na hora de extrair, um dos maiores problemas da UI anterior.
  • O sistema de fortificação (que utiliza as Pedras de Fortificação) também teve sua UX melhorada, integrando-se ao sistema de construção e desconstrução.
  • A curva de nível e a dificuldade das missões foram ajustadas apropriadamente, oferecendo uma progressão de jogo mais sólida e menos entediante.
  • As quests de classe (GP) agora são mais trabalhosas e trazem a sensação de valor de conquista que faltava no jogo quando fechou.
  • O sistema de cálculo de rank das missões está bem sólido e funcionando como deveria.
  • A proposta colecionável que o jogo traz com a Coleção de Heróis, semelhante ao sistema existente em “Tree of Savior”, é uma excelente adição como fator motivacional, aumentando a vida útil do jogo e fazendo o jogador testar todos os outros personagens.
  • O retorno-souvenir do Mapa de Cazeaje é outra adição interessante.
  • A fórmula Pay2Win, presente fortemente no jogo clássico, foi reajustada e agora traz uma experiência mais acessível com o sistema de VP, no qual o jogador pode comprar praticamente tudo da Loja de CASH com esta moeda adquirida ao jogar. Isso além das habilidades anteriormente adquiridas por CASH, que agora estão disponíveis na Árvore de Talento, apenas com a restrição básica de nível.
  • Na nova UI do Inventário, ficou muito mais prático ter os equipamentos e acessórios do personagem à mostra na mesma tela, além da nova organização do próprio inventário e indicadores de equipamentos superiores, que facilitam a administração dos itens.
Inventario dentro do Grand Chase
Inventario dentro do jogo.
  • O desempenho gráfico se mostrou estável, sem problemas de quedas de frame, além do jogo estar mais bonito (salvo alguns problemas de exibição da nova outline).
  • Agora, o jogador finalmente encontra momentos favoráveis para grindar equipamentos ao repetir missões, especialmente quando chega em Ellia, uma vez que não se vendem mais equipamentos por GP na loja. Isso aumenta a vida útil das missões.
  • O progresso das missões no mapa passou a ser individual para cada personagem, impedindo que um personagem novo acesse Xênia (liberada anteriormente por outro personagem da conta), por exemplo.
  • Personagens suportes como Arme, Lime e Ryan agora possuem um papel de destaque nas composições de equipe.
  • Os ganhos e gastos de GP foram renivelados, evitando o acúmulo fácil da moeda, que costumava sobrar na conta do jogador.
  • As diversas opções de esquiva do original finalmente foram retiradas e agora você deve se movimentar com mais precisão enquanto administra a barra de MP. Isso valoriza e reaviva novamente a mecânica de combate.
  • Títulos agora são individuais para cada personagem.
  • Haverá lançamento periódico dos próximos personagens (confirmado após o CBT). Isso dá o devido destaque para cada novo herói e traz novamente a boa sensação de lançamento dos mesmos. Ademais, prolonga a vida útil do projeto e fornece um maior controle sobre o balanceamento do jogo.
  • Na Coleção, qualquer mascote obtido na conta é exibido na lista de “Item já obtido”.
  • Pets não serão compartilhados. Isso evitará que o jogador, ao ter um pet bom e upado, não cuide mais de nenhum ou upe novos personagens com a ajuda desse pet.
  • O Sistema de Recompensa agora é apenas VISUAL, e nele você pode conseguir o mascote a qualquer momento, uma vez que este deixou de ser a recompensa final de conjunto completo. O jogador também tem acesso a todas as armas de classe, ao invés de ter que escolher apenas uma.

Pontos Negativos

  • Há vulnerabilidade a Cheat Engine.
  • Servidores com rede P2P são grandes responsáveis pela instabilidade da latência (LAG). Alta latência e falta de sinalização de ping causam frustração no PvP constantemente.
  • Existe um preço absurdo do VP devido à falta de cobrança por região específica (atualmente é baseada no dólar). Também não há venda direta pela plataforma Steam, onde a cobrança é baseada na região do usuário.
  • Frequentemente, itens novos equipados no personagem não são salvos ao sair do inventário e continuam resetando para os que estavam anteriormente.
  • O loot aleatório quando se joga com outros jogadores faz com que as pessoas prefiram jogar sozinhas e desmotiva a união e a sala cheia nas missões, principalmente em missões de evento.
  • Há momentos onde existe delay na aparição de novas quests disponíveis na lista de quests ao entrar na sala de uma missão. Também há um delay absurdo para tudo que envolve a lista de amigos, especialmente a troca de mensagens.
  • Não é possível reportar jogadores rapidamente via clique direito sobre o nick na UI do chat ou megafone, o que causa impunidades e favorece um ambiente tóxico.
  • As “100 cargas de ataque” do mascote não estão sendo consumidas ao utilizá- las em partida. Também não há como comprar cargas de ataque e é possível vender por engano seus ataques de mascote.
  • O jogo não identifica NENHUM controle joystick, mesmo tendo o botão correspondente nas configurações (que nada faz). Aparentemente, também não tem nenhuma adaptação da UI e comandos para suportar o uso de controles, o que é péssimo, pois jogar GrandChase com um controle agrega muito à experiência.
  • A tela esticada para se adequar às diversas resoluções deixa o jogo feio, além de ser uma solução completamente antiquada e não profissional para os tempos modernos.
  • Armas equipadas no slot de Troca de Arma não são consideradas como “equipadas” no Sistema de Construção, onde é possível desmanchar esta arma por engano.
  • Habilidades na Árvore de Talentos não possuem informações suficientes tanto sobre efeito, quanto sobre dano % causado, ou até mesmo possuem informações e comandos incoerentes com a habilidade.
  • Cartas de Monstro, que já podem ser passadas através do Armazém, dão trabalho tanto para o jogador localizá-las no armazém quanto para descobrir em qual personagem está a carta da coleção, caso estejam equipadas. Tornar a coleção de cartas acessível para toda a conta agilizaria todo o processo.
  • Emotes devem ser compartilhados para toda a conta por serem uma função puramente social.
  • Há um bug de fácil reprodução no qual o jogador fica com a Árvore de Talentos COMPLETAMENTE liberada, incluindo quarta barra e habilidade suprema, independentemente do nível do personagem.
  • exploit para pegar nível rapidamente.

Considerações Finais ao Público

Como outros jogos lançados com o subtítulo de “classic”, a proposta do relançamento na steam é exatamente sobre trazer de volta a experiência do clássico revisada, mais consistente e com menos pontas abertas.

O GrandChase Classic NÃO é uma sequência do mesmo, portanto, é importante não criar expectativas acerca de futuro desenvolvimento, novos conteúdos grandes (como personagens e continentes) ou melhorias gráficas – a menos que o jogo faça um sucesso absurdo, que suporte o desenvolvimento de um sucessor.

Falando em sucessor, é muito comum ver jogadores completamente leigos reclamarem sobre o jogo ainda usar a mesma engine. NÃO há, de forma alguma, como a KOG simplesmente mudar a engine do Grand Chase (Gamebryo, da Gamebase) agora, já que é um trabalho GIGANTE e equivaleria à recriação quase que inteira do jogo – e ainda assim, jamais seria exatamente igual. Evoluir para uma engine mais atualizada, como a Unreal ou Unity, só seria válido no desenvolvimento de um novo Grand Chase.

Outra questão comumente mencionada é o FPS, agora travado em 55FPS, que também NÃO pode ser alterado ou aumentado. Isso ocorre devido ao fato de que muito jogos de luta possuem sua mecânica DEPENDENTE do framerate. Isso quer dizer que caso o jogo rode a 144FPS, isso fará os personagens se moverem mais rápido ao invés de apenas mostrar uma animação rodando mais lisa.

O jogo ainda possui muitos bugs a serem solucionados, e isso é NORMAL. Jogos virtuais, e principalmente online, geralmente lidam com uma infinidade de possibilidades e é impossível prever e solucionar TODO e qualquer bug que possa ocorrer. O importante é que a desenvolvedora se empenhe em encontrá-los e resolvê-los, e isso é o que os jogadores devem estar sempre reportando e cobrando da empresa.

A vulnerabilidade a Cheat Engine, inadmissível em tempos atuais, é um dos pontos que me deixam mais triste neste lançamento. Aliado ao péssimo e praticamente inexistente sistema de denúncia diretamente no jogo, é um dos principais fatores na destruição da experiência de jogo e público ao longo dos anos.

A instabilidade de latência (LAG) ocorre devido ao uso de redes P2P (Peer-to-Peer), que nada mais é que o compartilhamento de data sem a necessidade de um servidor central, fazendo com que o seu computador converse diretamente com o computador do outro. Na época da Level Up, por exemplo, nós tínhamos um servidor principal para mediar a troca de dados e evitar o lag no jogo.

Falando em Level Up, finalmente os preços do VP funcionam como a KOG sempre almejou: no talo do dólar para o máximo lucro (antigamente dividido e mediado com as distribuidoras de cada região).

A Steam possui um sistema interno de venda que permite preços flexíveis para cada região, então cabe aos jogadores pressionar (principalmente com a NÃO aquisição de VP) para que recebam mudanças no sistema de cobrança.

Atualmente, o jogo oferece 2.100 VPs para CADA personagem através do Sistema de Jornada do Herói além das conquistas, o que resulta em 8.550 VPs sem considerar possíveis eventos que ofereçam VP.

Por enquanto, creio que isso sane boa parte das dúvidas sobre o estado atual do GrandChase Classic. E não se esqueça de reportar os problemas para a desenvolvedora.

Gostou da análise? Confira também o podcast com a participação especial do Wanderyen Erin.

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Norman
Norman

Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch.
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