Glossário para termos de RPG/Ficção

Aqui trago uma explicação de alguns termos usados em textos de RPG para as pessoas confusas.

Tenho notado uma coisa nos últimos textos que publiquei: alguns deles envolvem certos termos comuns aos RPGistas com alguma experiência, mas ao mesmo tempo desconhecidos pelo grande público.

Acabei parando para pensar um pouco e achei que seria interessante preparar um pequeno glossário com alguns termos e explicar um pouco do que eles significam. E já que Cyberpunk 2077 está com lançamento próximo, posso começar com esses termos: Sci-fi e Cyberpunk.

Personagens de RPG em torno de uma fogueira.
Nada melhor do que uma fogueira para aproveitar e alguns bons amigos.

Sci-fi: esse é literalmente Ficção Científica, geralmente de uma forma mais superficial, com viagens no tempo, alienígenas, poderes paranormais, universos alternativos e tecnologias plausíveis. Um bom exemplo é a série Star Trek, que envolve tecnologias possíveis, assim como aliens.

Elenco de Star Trek
“Pose pro insta, gente.”

Cyberpunk: citado como um subgênero da ficção cientifica, dessa vez retratada com alta tecnologia, como no desenhos Jetsons, com carros voadores, inteligências artificiais e robôs. Mas, devido à isso, podemos ter uma baixa qualidade de vida, como por exemplo no filme Blade Runner. Em termos mais aprofundados, Cyberpunk é uma distopia futurista.

Mundo de um RPG futurista com carros voadores
A boa e velha distopia futurista, como não gostar?

Steampunk: parecido com o termo anterior, mas ao invés de alta tecnologia temos um “retrofuturismo”. Toda a tecnologia é movida à base de vapor e tudo é feito de madeira, ouro e cobre. Isso acaba ficando mais aparente em Bioshock.

Cenário de Bioshock com RPG retrofuturista
Espero que vc não tenha claustrofobia.

Diselpunk: parecidíssimo com o Steampunk, porém com uma pegada meio diferente. Em vez de vapor, usamos disel. Acho que podemos traduzi-lo como uma distopia na qual tudo é movido à disel e possui estética popular inspirada no período entre-guerras dos anos 50. Temos como um bom exemplo a obra Leviatã, de Scott Westerfeld.

Biopunk: esse acaba fugindo da proposta das “distopias” associadas ao termo punk. O termo Biopunk, por sua vez, envolve uma alta evolução da biotecnologia. Geralmente é mais abordado em paralelo com o Cyberpunk, buscando a evolução humana por meio da engenharia genética, como por exemplo em Resident Evil.

Batalha com um boss forte em Resident Evil
As definições de “F@#$” foram atualizadas.

Fantasy Sci-fi: também chamado de Fantasia Científica, nele ocorre uma pequena mistura entre a fantasia e a ficção científica. Em uma forma mais simples de ser dita, nesse gênero algo impossível se torna plausível. Um bom exemplo é Star Wars: mesmo que ele seja mais fantasia do que Sci-fi, ainda assim pode ser classificado como uma Ficção Fantasiosa.

Yoda dançando
Mostra a sua “Força” Yoda.

High Fantasy: de certa forma é uma tradução mais livre de Alta Fantasia. Em termos mais simples, retrata um mundo onde a fantasia é tão impressa que chega a ser algo quase natural. Em outro texto citei Senhor dos Anéis, que realmente se encaixa como Alta Fantasia.

Elenco de Senhor dos Aneis, RPG de alta fantasia
” Ai galera eu espio com o meu olhinho…”

Low Fantasy: histórias de Baixa Fantasia são aquelas mais “pé no chão”, como a Fantasia Urbana, por exemplo. De certa forma, é algo menos fantasioso e com menos magia. Uma boa referência é a sérieGame of Thrones, na qual existe fantasia, mas ela não é tão presente quanto em outras obras.

Um homem com uma espada batalha contra vários homens de cavalo
“Cura que eu tanko!!”

Dark Fantasy: a Fantasia Sombria contém cenários que geralmente envolvem a desesperança e nos quais seu objetivo é continuar vivendo. Você não é um herói, ou pelo menos não é esperado que você o seja, mas em alguns casos você acaba salvando o mundo só para ver ele caindo mais uma vez e o ciclo se repetindo, como por exemplo em Dark Souls.

Homem de pé ao lado de uma fogueira em um mundo de RPG em ruínas
“Tá um gelo aqui, vou acender uma fogueira.”

Leia também:

RPG | 5 motivos pelos quais você deveria jogar RPG de mesa

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Luna | A Patroa da Redação
Luna | A Patroa da Redação

Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?

Artigos: 1449
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Glossário para termos de RPG/Ficção […]