Após anunciar hiato, Francisco, el Hombre mira no presente em single com participação de Lenine, “O QUE EXISTE É O AGORA”

Lançamento é o primeiro capítulo do disco HASTA EL FINAL, previsto para o primeiro semestre

Francisco, el Hombre anunciou uma pausa em suas atividades – chamada por seus integrantes de “siesta criativa”. Em situações como estas, é comum que muitas perguntas sobre o futuro apareçam e, por mais que o grupo tenha confirmado o lançamento de um álbum (intitulado HASTA EL FINAL) e a realização de uma turnê que precedem o hiato, o foco do quinteto é o presente. Materialização disso é o primeiro single deste disco, “O QUE EXISTE É O AGORA”, que chega no dia 27 de março aos aplicativos de streaming de áudio (ouça aqui) e ganha também um videoclipe no canal de YouTube da banda. A participação de Lenine na faixa é outro indício responsável por mostrar a dedicação ao hoje, além de evidenciar os laços que Mateo Piracés-Ugarte, Sebastianismos, LAZÚLI, Helena Papini e Andrei Kozyreff construíram ao longo dos seus 10 anos de carreira.

“A única coisa de que temos certeza é o agora. Se o que existe é o agora, vamos viver isso com tudo”, comenta a baixista Helena Papini sobre o atual momento da Francisco, el Hombre e sobre o teor da música, que chegou a receber uma versão no primeiro disco-solo de LAZÚLI, De Lua (2022). Escolhida para ser o primeiro single revelado do disco HASTA EL FINAL, a canção ganhou uma identidade tão própria com o novo arranjo que soa como uma faixa ainda inédita. As nuances são tantas que fazem dela uma música de conjunto, ou seja, há a alquimia das referências de todos os integrantes: tem o dedilhado do violão, a guitarra marcada e minimalista e o baixo marcado junto da bateria. 

Ao convidar Lenine para participar de “O QUE EXISTE É O AGORA”, a Francisco, el Hombre aponta a importância e a atemporalidade do cantor e compositor pernambucano. Alguém que foi, é e sempre será um artista do hoje. “O Lenine é uma inspiração gigante não só para gente, mas para toda a música brasileira e latino-americana”, comenta o guitarrista Andrei Kozyreff. “É muito legal ver artistas que são conhecidos por um perfil fazer algo diferente do que estão habituados. O Lenine, por exemplo, foi para outro universo ao nosso lado, porém manteve a essência da sua voz, que é maravilhosa”, complementa Andrei. “Adoro a Francisco El Hombre já não é de hoje e amei sentir o calor da rua com eles”, afirmou Lenine. 

Com uma pegada que leva mais para um rock e a presença de backing vocals, “O QUE EXISTE É O AGORA” dá início à uma jornada audiovisual – com direção de Gabi Jacob. Isso porque cada uma das faixas de HASTA EL FINAL terá um videoclipe, que, quando assistidos em sequência, formarão uma narrativa única.  “É algo meio megalomaníaco”, brinca Andrei, que finaliza: “são registros interligados, gravamos no mesmo dia, usando o mesmo figurino, mas com situações diferentes retratadas”.

técnica
Composição: Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte e Rafael Gomes da Silva
Produção: Mateo Piracés Ugarte e Francisco, el Hombre
Edição: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte
Gravado no Estúdio LAB Sound 
Técnico de Gravação no LAB Sound: Max Matta
Voz de Lenine gravada por Bruno Giorgi no Estúdio O Quarto
Mix: Zeca Leme no BTG Studio
Master: Felipe Tichauer
Manager: Felipe França Gonzalez 
Produção Geral: Difusa Fronteira

Arranjos: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastian Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Mateo Piracés Ugarte.
Voz: Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte e Mateo Piracés Ugarte
Voz participação: Lenine
Baixo: Helena Papini
Percussão: Juliana Strassacapa e Maicon Faquim Araki
Guitarra: Andrei Martinez Kozyreff
Bateria: Sebastian Piracés Ugarte
Violão: Mateo Piracés Ugarte
ProTools: Max Matta e Mateo Piracés Ugarte
Coros: Helena Papini, Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff, Mateo Piracés Ugarte, Júlia Ribeiro dos Santos Pessini, Stephanie Frick, Camilla Cabral, Lays Milanello, Helen Fernandes de Sousa, Luê Nayá Jansen Soares, Felipe França Gonzalez, Sabrina Elisa de Souza, Beatriz Paiva de Lino

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Pedro Hilário
Pedro Hilário

Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.

Artigos: 1093
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários